Ecossistema Digital: Redes sociais para tatuadores

Ecossistema Digital: Redes sociais para tatuadores

Ainda que a tatuagem seja uma arte ela é também o negócio e o sustento de muitos artistas. Por isso, é fundamental adotar estratégias para crescer como especialista e tornar o próprio nome cada vez mais conhecido. O ecossistema digital é um grande aliado nesse sentido.

A internet favorece muito o trabalho dos tatuadores. Afinal, ela permite estar em contato com o público, atrair cada vez mais pessoas e divulgar a arte, além dos seus diferenciais. Sendo assim, é preciso marcar presença nas redes sociais e fazer parte de uma comunidade de tatuadores.

Vale ressaltar que podemos explorar o ecossistema digital para alcançar os mais diferentes objetivos. Neste conteúdo você vai entender melhor o papel das redes sociais para promover os tatuadores e ampliar o seu alcance. Continue lendo!

Como o ecossistema digital favorece o trabalho dos tatuadores?

Não é novidade que empresas de todos os setores estão migrando em massa para a internet. Por que isso deveria ser diferente com os tatuadores? Esses artistas também são profissionais que precisam divulgar o próprio trabalho a fim de ganhar cada vez mais reconhecimento e credibilidade.

O ecossistema digital contribui de forma significativa para que eles ampliem a sua presença de mercado. Falando especificamente das redes sociais, elas são as maiores aliadas nessa história. A começar pelo fato de que não é necessário pagar para ter um perfil em uma rede social.

O tatuador consegue encontrar o seu público e manter um contato maior com ele, passando a fazer parte do dia a dia dessas pessoas. Por meio das postagens e conteúdos criados, ele promove o seu próprio trabalho.

Tem a oportunidade de apresentar o seu talento, afirmar o seu estilo e reforçar o profissionalismo que entrega para os clientes. Com isso, ganha cada vez mais a confiança das pessoas, além do reconhecimento pela qualidade e a excelência do trabalho realizado.

Sem falar do grande alcance que as redes sociais promovem. Para você ter uma ideia, em 2023, o Instagram contava com 113,5 milhões de usuários. Todas essas pessoas podem ser alcançadas pelos tatuadores que sabem explorar essa e outras redes sociais para promover o seu próprio trabalho.

Inclusive, muitos profissionais já descobriram o poder do ecossistema digital e estão explorando esse espaço para ter cada vez mais sucesso.

Casos de sucesso de tatuadores nas redes sociais

É verdade que existem muitos tatuadores nas redes sociais. O problema é que nem todos eles exploram o potencial que essas plataformas têm. Mas a história é diferente com a tatuadora Sabrina Tattoo.

Algumas das suas publicações já contam com mais de 4 milhões de visualizações. Hoje, ela tem milhares de seguidores em seus perfis. Tudo isso porque passou a postar um conteúdo diferente.

Em vez de apenas imagens da sua arte, começou a gravar vídeos com uma narração bem humorada, com várias gírias e explorando as expressões típicas do Ceará, de onde ela vem. Foi assim que conseguiu fazer as suas publicações se tornarem cada vez mais populares. Afinal, quem está na internet espera ver algo diferente.

Mas o diferencial também pode estar na própria arte, que acaba se destacando em meio aos outros profissionais. É o que acontece com Victor Octaviano. Ele é especialista em aquarela e um dos poucos que oferece esse estilo aqui no Brasil. Usa as redes sociais para divulgar o seu trabalho e, além de tatuar, ainda dá workshops.

Mas alguns fazem um sucesso repentino por causa de postagens que acabam viralizando. Foi o que aconteceu com o americano Matt Pehrson, que viralizou ao publicar o resultado de uma tatuagem repleta de ilusão de ótica com ideia de profundidade, feita na cabeça do cliente.

Às vezes, basta uma postagem viral como essa para mudar por completo a carreira de um tatuador. Por isso, é essencial que você esteja neste ecossistema para colocar o seu nome em evidência também.

Quais são as melhores estratégias para utilizar nas plataformas online?

É muito importante ressaltar que existe uma grande diferença no uso das redes sociais de forma pessoal e de forma profissional. Para os tatuadores que desejam explorar o ecossistema digital, o ideal é colocar profissionalismo em suas postagens.

Sendo assim, tudo aquilo que é divulgado nos perfis precisa ser planejado conforme objetivos. Eles podem ser os mais variados, como divulgar o nome, atrair mais clientes, aumentar as conversões e fortalecer a marca.

Sendo assim, existem diferentes estratégias que você pode adotar para explorar as plataformas online em prol do seu trabalho. A seguir, apresentamos algumas dessas estratégias de acordo com os objetivos que podemos alcançar.

Marketing

Aqui o objetivo é divulgar a marca para mostrar que ela está no mercado. Ou seja, apresentar o trabalho para os clientes, trazer informações sobre aquilo que é feito, os dados de contato, entre outros que façam o nome do seu estúdio, ou o seu, aparecer.

Podem ser feitas postagens falando sobre a sua própria história, o sistema de trabalho, cursos que já foram feitos. Enfim, apresentar um pouco mais do lado empresarial para que as pessoas vejam o seu profissionalismo. O intuito é ser uma opção de qualidade para elas.

Comunicação

Você pode se comunicar com o público pelas redes sociais e gerar identificação com o trabalho que realiza. Nesse caso, o ideal é compreender as pessoas que seguem o seu perfil e que têm interesse nos serviços que você presta para estabelecer que tipo de postagem é mais interessante para elas.

Você pode se comunicar por meio de postagens relacionadas com o dia a dia dessas pessoas, com a sua paixão pela tatuagem, e até mesmo conteúdos para entretenimento e engajamento. O objetivo é criar essa relação com o público para facilitar a conexão e a comunicação entre vocês.

Visibilidade

Para esse objetivo, você também pode fazer postagens. Mas de preferência escolhendo temas que tenham potencial para viralizar. Ou pelo menos para ter um alto índice de compartilhamento. Afinal, a intenção é fazer com que mais pessoas vejam esse conteúdo.

De toda forma, as redes sociais ainda oferecem a opção de anúncios patrocinados. Você pode gerar campanhas apenas de engajamento, sem o intuito de vender. Assim o seu trabalho vai aparecer para pessoas que ainda não estão seguindo o perfil e isso vai ampliar a sua presença de mercado.

Atração de clientes

Também pode trabalhar com os anúncios patrocinados para atrair mais clientes para o seu estúdio. Vale fazer isso de forma segmentada, para alcançar as pessoas que estão próximas ao local onde você atende.

Mas também vale fazer algo diferente, como sorteios com regras para participar, como seguir o perfil, marcar amigos e compartilhar a publicação. Isso tende a chamar a atenção dos usuários e cativar as pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho.

Construção da marca pessoal

Para construir uma marca pessoal mais sólida no mercado, você precisa de uma presença de profissionalismo nas redes sociais. Isso envolve, por exemplo, apresentar a maneira como o seu trabalho é feito e os resultados.

É interessante pedir o feedback e os comentários de clientes que ficaram satisfeitos para melhorar cada vez mais a sua imagem. Também, criar conteúdos com informações que mostrem que você entende do que está falando. Assim, ganhará muito mais credibilidade e se tornará uma referência no assunto.

Quais plataformas utilizar para divulgar o trabalho do tatuador?

Para explorar o ecossistema digital você não precisa estar em todas as redes sociais. O ideal é marcar presença naquelas em que você encontra seu público. O Instagram é uma excelente alternativa porque combina com o trabalho realizado pelos tatuadores.

Se você quiser trabalhar com materiais em vídeo, vale a pena postar no Tik Tok por causa da grande quantidade de usuários. O YouTube também é um bom canal para mostrar sua experiência e conhecimento.

Já o Find Tattoo contribui de forma significativa para a divulgação do seu trabalho. Isso porque é um espaço específico para tatuadores, em que você pode divulgar e ainda se conectar a pessoas que estão procurando o seu estilo de tatuar.

Por isso, é muito mais fácil atrair e conquistar clientes dentro dessa plataforma. Inclusive, tatuadores renomados, como Marcos Skull, fazem parte da Find Tattoo. Sem falar de parcerias como NoPig e InkSpace, que trazem benefícios para quem faz parte da comunidade.

Mais uma vantagem dessa rede é a participação em eventos para praticar networking com outros tatuadores, artistas e os nomes que trabalham nesse meio. Assim, além de você estar em contato com o público e atrair clientes, ainda fortalece o seu próprio nome.

Não resta dúvida que marcar presença no ecossistema digital é indispensável para ter sucesso no mundo da tatuagem. Porém, mais importante do que aparecer na internet é estar nos lugares certos, para conseguir manter contato com profissionais do segmento e ter acesso ao público interessado no serviço que você oferece.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o Find Tattoo e veja como você pode ter mais espaço na internet fazendo parte dessa rede!

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.