Como divulgar um estúdio de tatuagem? Confira 4 dicas

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Como divulgar um estúdio de tatuagem? Confira 4 dicas

Saber como divulgar um estúdio de tatuagem faz toda a diferença para o negócio. Você pode ter o melhor traço ou o mais fino, mas de nada adianta se as pessoas não souberem disso. Para tanto, acertar a mão também na divulgação é essencial.

Independentemente de você contar com uma ajuda especializada, um time de marketing ou cuidar da divulgação sozinho, é importante traçar objetivos para o seu estúdio e determinar certas estratégias que podem se mostrar eficientes para atingi-los.

Tenha em mente também que cada negócio requer seus próprios meios de divulgação, então, sempre adapte dicas genéricas para seu estúdio e público. Acompanhe.

1. Utilize as redes sociais

Hoje em dia, uma das formas mais efetivas de divulgação para qualquer negócio é o uso das redes sociais. Mas preste atenção: não é necessário estar presente em todas. Antes de começar a traçar estratégias para cada uma delas, analise bem se faz sentido ou não, levando em conta seu público.

A divulgação de estúdios de tatuagem costuma funcionar bem em redes que priorizam conteúdos visuais, como o Instagram ou mesmo no Pinterest. Preste atenção a alguns detalhes para aproveitar ao máximo as redes sociais.

Invista em fotos de qualidade

Ter uma câmera por perto, mesmo que seja a de um bom celular, é essencial para registrar o resultado de seu trabalho. Pense também em montar um cantinho no estúdio para garantir uma infraestrutura mínima, com um fundo e luzes necessários para uma foto de qualidade.

Faça anúncios regularmente

O alcance orgânico costuma ser baixo em todas as redes sociais. Por isso, mantenha o hábito de criar anúncios regularmente para atingir seu público-alvo e garantir que o conteúdo chegue em quem precisa receber. Apostar em tráfego pago pode ser uma excelente saída! Lembre-se que é necessário experiência, hoje em dia existem ótimos gestores de tráfego!

Pense em conteúdos inovadores

Entender seu público é essencial para fazer uma boa curadoria de conteúdo e pensar no que pode ser relevante. Por exemplo, se você sabe que a música que toca no estúdio é um diferencial para seus clientes, pode ser interessante criar um dia da semana para dar indicações de novas faixas pelo Stories.

2. Feche parcerias estratégicas

Uma tática de divulgação que pode funcionar tanto no online quanto no off-line é a busca de parceiros estratégicos para seu negócio. Pense no que você pode oferecer e no que espera receber em troca, detalhando tudo muito bem para alinhar as expectativas antes de fechar um acordo que possa gerar arrependimentos futuros.

Influenciadores

Apesar de muitas marcas terem o pé atrás ou não saberem muito bem como gerenciar uma rede de influenciadores, essa é uma tática interessante, principalmente quando o estúdio é novo e, portanto, ainda desconhecido pelo público.
Seja estratégico na hora de fechar os influenciadores, afinal, eles serão praticamente os porta-vozes de seu negócio. Nada de dar preferência para aqueles que são mais próximos, analise o número de seguidores em todas as redes sociais, como é o engajamento e também o discurso do influenciador (seu posicionamento e conteúdo).

Dependendo das negociações, é possível trabalhar por meio de permuta de sessões de tatuagem em troca de posts nas redes sociais dos influenciadores para divulgar seu trabalho. Para aqueles que têm blog, também é possível fechar publi/editoriais — ou seja, conteúdos relacionados ao seu estúdio no blog do influenciador — escritos na linguagem dele. Foque em nano influenciadores, eles possuem redes que atingem muitas pessoas e possuem a sua “comunidade” formada! Busquem muito esse conceito de comunidade nos próximos anos!

Esse tipo de ação é aconselhável porque quem acompanha esses influenciadores provavelmente também gosta de tatuagem e vai confiar muito mais na indicação de alguém que eles costumam ouvir.

Eventos

Alie-se também a outras marcas de segmentos variados, mas que conversem com seu público. Você pode participar de eventos grandes para mostrar seu trabalho. Na primeira edição do Maximus Festival, por exemplo, o coletivo Shimada Family montou um estande para tatuar os fãs entre um show e outro.

Mas preste atenção que, para tatuar em lugares abertos, normalmente é preciso ter uma licença da prefeitura. Estude as leis de cada lugar.

Se você está começando, pode se aliar a marcas menores e montar o próprio evento. Leve marcas de roupas para um dia de bazar no estúdio, convide food trucks ou mesmo uma banda para uma sessão acústica.

3. Monte um site completo

Nada passa mais confiança em um ambiente online que um site bem completo. Tenha certeza de colocar todas as informações relevantes para seus clientes, como os cuidados pós-tatuagem, sua própria formação como tatuador e a de sua equipe, todos os estilos que o estúdio domina e um mapa mostrando como chegar, além do contato e horário de funcionamento.

Se possível, conte com ajuda especializada na hora de montar o site. Como tatuagem está ligada intrinsecamente a artes visuais, espera-se um design responsivo e de bom gosto.

E se você está se perguntando como divulgar um estúdio de tatuagem com a ajuda do marketing de conteúdo, é fácil: abra um blog em seu site e faça um estudo de seu público-alvo para definir uma ou mais personas.
A partir desse estudo, comece a criar conteúdo relevante para essa persona, passando por todos os estágios de venda — desde a atração, mostrando estilos de tatuagem, por exemplo, até consideração, com textos mostrando como escolher um bom tatuador.

Caso necessário, procure uma consultoria para ajudar na definição dessa persona e no planejamento das pautas. Conversar com os clientes também pode render ótimos insights. Considere as principais dúvidas que ouve em seu dia a dia.

Não se esqueça de fazer seu cadastro em sites que reúnem tatuadores e body piercers, deixando o link de seu próprio site. Isso também pode ajudar no tráfego.
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4. Planeje formas de engajar os clientes

Seguindo a mesma lógica utilizada com os influenciadores, seus clientes podem incentivar outras pessoas a visitarem o estúdio não só ao mostrar o resultado da tatuagem, mas também ao indicar diretamente.

Sabendo disso, é possível planejar muitas formas de engajar quem já tatuou com você para que se torne um promotor do estúdio.

Você pode, por exemplo, oferecer descontos nas próximas tatuagens a cada amigo ou parente que fechar uma tatuagem por indicação.

Para o online, é possível também pensar em uma hashtag e educar o público para a utilizar, mostrando o resultado das tatuagens feitas em seu estúdio. Esse incentivo pode funcionar com um prêmio mensal para a melhor foto ou a mais curtida.

Saber como divulgar um estúdio de tatuagem não é tão difícil e, agora que você aprendeu algumas dicas, pode começar a colocá-las em prática para ver o número de clientes subir exponencialmente. Para pegar mais informações como essas, siga nosso Facebook e Instagram!

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

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