5 Dicas para crescer o engajamento nas redes sociais

5 Dicas para crescer o engajamento nas redes sociais

5 Dicas para crescer o engajamento nas redes sociais

Como obter sucesso nas redes sociais? Seus seguidores não interagem com você? Seus números estagnaram? Esse artigo tem cinco dicas para você atrair mais seguimores e ter uma maior interação nas suas redes sociais!
Para obter sucesso em sua estratégia, dedicação e criatividade são fatores decisivos para conseguir novos seguidores e, consequentemente, clientes para seu estúdio de tatuagem. Assim, as dicas a seguir serão de grande ajuda e suas redes sociais vão bombar.

Dica 1: Crie um engajamento

Primeiramente, o engajamento nas redes sociais, pode ser definido como o quanto seu público participa, interage e mobiliza-se em torno da presença de sua marca.  E isso é importante para converter seguidores em clientes, afinal, de nada adianta ter 2 mil seguidores e nenhum deles interagir com você e nem recomendar o seu trabalho!
Antes de tudo, ofereça uma boa experiência a seus seguidores e, como resposta, você receberá a interação deles com perguntas, comentários, curtidas etc. Para que isso ocorra, você precisa seguir alguns passos. Veja!

1.1 Defina sua persona

De ante mão, é essencial que você faça um planejamento e saiba o que quer falar para o seu público e quem é o seu público! A partir daí, você deve começar a produzir os seus conteúdos. Defina uma persona — ou várias — montando um perfil fictício de quem vai consumir seus conteúdos, com base nos dados mais reais possíveis:

  • nome,
  • idade;
  • profissão;
  • formação;
  • objetivos;
  • quais problemas enfrenta;
  • como você pode ajudá-la;

1.2 Use uma linguagem específica

Defina o modo que sua empresa vai falar para suas personas: formal, informal, descolado etc. Procure apenas não exagerar demais e tenha certeza de que está mantendo esse padrão em todas as postagens.

1.3 Cuidado com erros de português

Antes de mais nada, use o corretor ortográfico e leia seus textos mais de uma vez. Se seu português não é dos melhores, peça para um funcionário ou amigo revisar o conteúdo, postando-o apenas depois de ter certeza de que não há nada de errado.

1.4 Produza conteúdo adequado para sua persona

Além das fotos das tatuagens que você faz em seu estúdio, crie conteúdos que sejam adequados para sua persona.  Responda dúvidas que ela possa ter, faça enquetes, interaja durante as lives do  Instagram. Nesse sentido,   mostre que o perfil de seu estúdio não é apenas um agregador de fotos, mas também um lugar bacana e descontraído, no qual é possível interagir e conhecer mais sobre o mundo da tatuagem.

Dica 2: Capriche na edição das imagens para as redes sociais

Se você tatua,  já temos uma certeza: tem bom gosto e criatividade de sobra. Seguindo essa ideia, temos que lembrá-lo que, ao divulgar suas imagens em suas redes sociais, é importante que elas tenham boa qualidade e chamem atenção.
Além disso, não adianta fazer tatuagens incríveis e publicar fotos ruins, com dimensões diferentes e que não destaquem sua arte da maneira que ela merece. Tenha foco no desenho e, se possível, tenha uma parede de cor escura em seu estúdio para usar como fundo e melhorar a visibilidade das fotos das tattoos.
Mas não se desespere! Se houver necessidade de fazer alguma correção — cor, brilho, saturação, contraste — ou de realizar algum corte para adaptar a imagem, não tenha medo de recorrer aos programas de edição. O mercado conta com softwares e versões online que podem lhe dar todo o suporte necessário.
Apenas tome o cuidado para não abusar das ferramentas e transformar o seu portfólio em uma reunião de fotos artificiais e que não passam credibilidade. Editar fotografias tem o único objetivo de realçar e valorizar o seu trabalho.
Coloque o endereço de seu Facebook ou Instagram em algum canto da foto, pois se ela for publicada em algum site, blog ou até no Pinterest, outras pessoas poderão saber qual a sua origem.

Invista em uma boa câmera e aprenda a utilizá-la, pois seu produto merece e precisa ser bem apresentado.
Intercale as imagens de suas criações com outros tipos de fotos, como as de seu cotidiano no estúdio, seus rascunhos e até o antes e depois de uma cobertura.

Dica 3: Tenha um site com seus principais trabalhos

Redes sociais são ótimas ferramentas e podem lhe trazer muitos clientes, entretanto, existe um pequeno problema: você não tem um controle total sobre elas. Por esse motivo, é necessário disponibilizar um site com seu portfólio e dados para contato.
Caso não seja um bom momento para investir num profissional de Webdesign, arrisque-se com o WordPress, o melhor e maior sistema gerenciador de conteúdos do mundo. Com essa ferramenta, é possível construir blogs, sites e vários outros tipos de plataformas on-line.
Disponibilize os melhores trabalhos em seu site, sempre organizando-os em galerias por estilo de tatua
gem e, se tiver um tempo livre, produza textos com dicas para sua persona. Isso aumenta as chances de você ser encontrada em uma busca no Google, pois sites que produzem conteúdo têm a preferência na ordem dos resultados.

Aqui na Find Tattoo disponibilizamos uma página exclusiva para você, logo, você não precisa criar tudo do zero! Você cria seu portfólio, explica o seu trabalho, recebe orçamentos e ainda tem feedbacks dos seus clientes!

Dica 4: Faça promoções para conquistar novos seguidores

As vezes,  faça pequenas promoções oferecendo tatuagens ou descontos. Escolha um flash tattoo e ofereça, por um valor acessível a todos. Defina temas de acordo com a época do ano ou assunto: Halloween, Nossa Senhora Aparecida, frases, Orgulho LGBTQI+ etc.
Contudo, apostar só em promoções não é uma boa estratégia, pois você pode atrair pessoas que não interajam com você. Aposte em parcerias com influencers, e perfis que tenham sinergia com você!

Dica 5: Utilize as hashtags

As hashtags começaram no Twitter e estenderam-se para as demais redes sociais. Com elas, é possível realizar marcações e definir o assunto que é tratado em suas postagens. É uma maneira de fazer com que usuários encontrem seu conteúdo sem conhecê-la.
Um bom exemplo é o seguinte: se você postou a foto de uma tatuagem de filtro dos sonhos no estilo aquarela, inclua — além da descrição da imagem, que é muito importante — as hashtags #tattoo #aquarela #tatuagem #filtrodossonhos.
Todavia, não abuse desse recurso, pois isso pode “emporcalhar” sua postagem e deixá-la muito confusa. Não existe um limite para o uso de hashtags, porém, não exagere, as hashtags funcionam como um filtro.

Então…

Aproveite as nossas dias e dê um up em suas redes sociais! Quer mais dicas? Não se esqueça de nos seguir nas redes – Facebook e Instagram, sempre postamos dicas e conteúdos variados.

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.