Tatuagens Coloridas: Expressando sua Individualidade através da Arte

Tatuagens Coloridas Expressando sua Individualidade através da Arte

Tatuagens Coloridas: Expressando sua Individualidade através da Arte

Já pensou em usar um acessório único, capaz de expressar toda a sua personalidade e individualidade? Esse é o poder da tatuagem colorida, um ‘’acessório’’ que você pode exibir na sua pele, marcando a sua história de forma vibrante e original. Com uma variedade de cores e estilos, as linhas coloridas podem transformar uma tattoo em uma obra de arte cheia de vida.

Na hora de escolher tatuagens coloridas, é comum surgirem dúvidas sobre a sua durabilidade, se são mais doloridas que as artes em preto e formas de aplicação.  Se você também tem esses questionamentos, já adiantamos que a escolha de um tatuador qualificado, que utiliza técnicas avançadas, é fundamental para garantir os resultados esperados.

Quer entender melhor o assunto? Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber para entrar no universo da tatuagem colorida! Vamos conferir?

A arte da tatuagem colorida

Durante séculos, as tatuagens foram predominantemente feitas com pigmento preto. Não se sabe ao certo quando os pigmentos coloridos passaram a ser utilizados, mas estima-se que a arte colorida na pele começou a ser feita entre o final do século XIX e início do XX.

A primeira cor criada pelos tatuadores foi o vermelho, em seguida surgiram o verde, o marrom e o amarelo. Para tanto, era comum que os profissionais desenvolvessem e testassem os novos pigmentos na sua própria pele.

Com o passar do tempo, eles criaram técnicas a partir de catálogos de tintas de empresas químicas. Embora outros estilos de tatuagem já fizessem uso do pigmento colorido, a tatuagem colorida, como conhecemos na atualidade, teve início na década de 1970, com o estilo New School

Cores e arte

A tatuagem colorida está diretamente relacionada à arte devido à sua capacidade de expressar criatividade, individualidade e beleza. Os traços repletos de cor são uma forma de arte visual que permite ao tatuador contar histórias, transmitir mensagens e criar designs esteticamente cativantes.

Durante a evolução da sociedade, diversas culturas adotaram as técnicas de tattoo colorida para expressar identidade, crenças religiosas, pertencimento a grupos específicos e status social. A seleção das cores, a composição da imagem e habilidade do artista colaboram para a criação de uma arte única e vibrante, que evidencia os gostos de quem a ostenta.

Luvas-pretas-homem-tatua-as-costas-de-homem-tatuagem-colorida-máquina-de-tatuar-preta-papel-toalha-sujo

Tatuagens coloridas: uma declaração de estilo

Fazer uma tatuagem colorida significa transmitir a sua identidade. Ela pode refletir tendências e estilos culturais contemporâneos, incorporando elementos de moda, cinema, música e arte visual. É uma forma de externalizar como você se relaciona com o mundo ao seu redor.

A arte em cores oferece ao tatuador e ao seu cliente uma ampla gama de possibilidades, permitindo que ambos explorem sua criatividade por meio de tons que deixam os desenhos mais expressivos e vívidos. Veja, a seguir, alguns dos tipos de tatuagens coloridas.

Full Colors

Caracterizada pela aplicação de cores vibrantes, o tipo Full Colors utiliza uma variedade de tons saturados em toda a extensão do design. Nele, o artista faz traços leves e poucos contornos, podendo mesclar estilos de tatuagem.

Glitter

Para quem quer carregar o brilho na sua pele, uma opção é o tipo Glitter que envolve cores vivas ou tons pastéis. Essa técnica pode conter pontos de brilho, chamados de ‘’sparkles’’, ou apresentar pontos em branco somente em algumas regiões da imagem, a fim de simular o brilho do glitter.

Aquarela

Inspirada na pintura aquarela tradicional, esta técnica é mais livre e fluída, tendo traços delicados e uma mistura de cores. Ela pode ser aplicada desde figuras mais simples, como flores, até em padrões abstratos, como se fossem obras de arte em tela.

Escolhendo o design perfeito para você

Quer exibir uma tatuagem colorida por aí? Para escolher o design perfeito para representar a sua ideia, é fundamental levar alguns fatores em consideração, evitando arrependimentos no futuro. Acompanhe, abaixo, o que considerar para tomar a sua decisão.

Reflita sobre o significado da tatuagem

A tatuagem tem que fazer sentido para quem mais importa: você. Portanto, reflita sobre o que deseja transmitir por meio de sua tattoo colorida, como seus valores, interesses, experiências de vida e preferências. Mas se não quiser representar nada e fazer apenas algo que acha bonito, não tem problema.

Pesquise sobre os tipos de tatuagem

Há diversos tipos de tatuagens com cor, o ideal é pesquisar sobre eles e examinar como ficariam na arte desejada por você e, sobretudo, na sua pele, tendo em vista que cada cútis tem características únicas. Ao analisar estilos e técnicas variadas, é possível chegar a uma combinação perfeita entre cores e design.

Encontre um tatuador qualificado

Uma das partes mais importantes quando se fala em tatuagem colorida é encontrar um tatuador qualificado para esse trabalho. As técnicas de aplicação de tinta, mistura de cores, realce e sombreado são diferentes das empregadas em tattoos em preto e branco. Por isso, é altamente recomendado contar com um profissional devidamente qualificado nessa área.

Para encontrar um tatuador fera perto de você, nada melhor que pesquisar em um ecossistema de tatuagem, como a Find Tattoo, plataforma online que conecta tatuadores a pessoas que desejam ser tatuadas. Em poucos cliques, faça seu orçamento, informando desde o estilo de tatuagem, lugar do corpo a ser tatuado e tamanho da arte, até o valor que você quer pagar.

A Find Tattoo tem uma rede de artistas talentosos e responsáveis, que atendem a requisitos essenciais para entregar um serviço de qualidade aos seus clientes, como biossegurança, espaço organizado e bom atendimento.

Teste o design

Antes de fazer a tatuagem em definitivo, é recomendável pedir ao tatuador para criar uma versão preliminar do design digitalmente ou em papel. Dessa forma, você poderá conferir os detalhes da arte e solicitar ajustes, caso haja necessidade.

Inspiração para tatuagens vibrantes

Se você ainda não decidiu exatamente o que tatuar, buscar inspirações é uma ótima iniciativa para escolher não só o design, mas também referências e combinações de cores. Confira algumas sugestões para se inspirar.

Flores exóticas

As flores exóticas, com cores vivas e em suas formas distintas, são excelentes fontes de inspiração. Entre as espécies que costumam ser tatuadas estão os lírios, hibiscos, orquídeas e flores tropicais.

Personagens de desenhos animados

Na maioria das vezes representados por cores vibrantes, os personagens de desenhos animados podem ser uma ótima pedida para quem deseja fazer tatuagens divertidas.

Cultura pop

Games, filmes e ícones da cultura pop são frequentemente retratados em tons intensos e brilhantes, que podem dar origem a tattoos criativas, modernos e que refletem um estilo de vida.

Mitos e verdades sobre as tatuagens coloridas

Você já ouviu falar que a tatuagem colorida dói mais que uma em preto e branco? Existem alguns mitos e verdades que devem ser esclarecidos antes de se tatuar, o que permite uma decisão mais consciente. Descubra o que é verdade e mentira sobre o assunto.

Dói mais que outros tipos de tatuagem

Sim, é verdade que a tattoo colorida pode gerar mais incômodo que os demais tipos de arte. Isso acontece porque no design em preto, o tatuador faz traços lineares com a agulha, enquanto no desenho em cores é necessário retornar com a agulha para os pontos que já foram pigmentados, o que pode aumentar a sensação de desconforto no local.

Demora mais para cicatrizar

Não, é mito que a presença de pigmento colorido torna a cicatrização da tatuagem mais demorada. O tempo de regeneração da pele depende do domínio do tatuador sobre a técnica utilizada no design. Se ele fizer o seu trabalho sem ferir a cútis, a área tatuada tende a se recuperar entre 15 e 30 dias, como ocorre com as tatuagens com pigmento preto.

A durabilidade é menor

Essa afirmação não pode ser considerada mito, nem verdade, pois a durabilidade da arte colorida depende de como ela foi projetada para as características da pele e dos cuidados. Caso o artista use tons que deem um contraste baixo para a cor da pele, a probabilidade de o desenho ficar com uma aparência de envelhecido em menor tempo é maior.

Por outro lado, quando o tatuador estuda as especificidades da pele do cliente, e projeta o design adequadamente, as suas cores podem continuar vibrantes por algo entre 15 a 20 anos.

Cuidados e manutenção pós-tatuagem

Após fazer uma tatuagem colorida, é imprescindível seguir alguns cuidados para preservar as suas cores por mais tempo. Em primeiro lugar, é necessário manter a sua pele sempre limpa e hidratada, higienizando-a com água morna e sabão neutro, além de aplicar pomada hidratante ou antibiótica indicada pelo tatuador.

Não se exponha ao sol de forma prolongada durante o período de cicatrização, pois os raios UV podem favorecer o desbotamento das cores da tattoo. Também é recomendado evitar piscinas e lugares que possam propiciar contato com água suja, o que pode causar infecção.

Mesmo após a pele cicatrizar, continue hidratando-a regularmente, de preferência com cremes sem perfume, além de utilizar protetor solar no local. Também não é recomendado esfregar ou coçar a área tatuada, para que o desenho não desbote precocemente.

Notável, a tatuagem colorida é sinônimo de muito estilo e personalidade. Para torná-la uma expressão autêntica de suas emoções e interesses, escolha um design que capture a sua essência e ideia, além de um tatuador habilidoso para transformá-las em realidade, de modo seguro e criativo. Assim, você cria um lindo adorno para o seu corpo em forma de obra de arte.

E aí, já sabe qual tattoo colorida vai fazer? Tem alguma dúvida ou comentário? Compartilhe conosco abaixo!

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.