04 jan Tatuagem colorida é proibida na Europa
As tatuagens chegaram para ficar e ninguém duvida disso! Cada vez mais é comum ver pessoas tatuadas nas ruas, desde pequenos símbolos nos pulsos, ou tornozelos, até mesmo braços fechados, com estilos e cores variadas.
Com o tempo aprendemos que tatuagem e higiene, biossegurança andam de mãos dadas.
Segundo documentos da REACH- Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos que regulamenta os produtos comercializados na União Europeia foram encontrados mais de 4 mil produtos químicos proibidos nos pigmentos utilizados para colorir as tatuagens.
O que é essa lei?
Segundo o documento da REACH -, as substâncias estariam avaliadas como cancerígenas ou responsáveis por mutações genética. Um dos elementos identificados é o álcool isopropanol, sendo proibido na composição de produtos destinados à aplicação na pele.
Ainda para a agência, a intenção não é proibir a tatuagem, mas tornar os produtos mais seguros para as pessoas, sendo essa ação preventiva, podendo ser revertida. E já deram entrada com o recurso e o mesmo está sendo julgado, logo a lei está suspensa. E aguardamos o veredito.
E aqui no Brasil, como fica?
Aqui no Brasil a determinação vem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
As normas da Anvisa têm como ponto principal garantir que os clientes estejam sob boas condições de higiene no local onde o procedimento é realizado. Isso certifica que não haja problemas futuros de saúde em decorrência de más condições. Para o tatuador, proporcionar um ambiente adequado é uma demonstração de qualidade do seu trabalho.
CONSULTE SE O MATERIAL É CERTIFICADO NA ANVISA
A ANVISA é o órgão responsável por aprovar normas técnicas para diversos procedimentos, inclusive a realização de tatuagem e body piercing.
Portanto, qualquer material de tatuagem deve contar com a liberação desse órgão. Isso significa que a tinta, por exemplo, não conta com componentes tóxicos ou cancerígenos, já que é feita uma análise para essa liberação.
E não importa se a sua compra será feita pessoalmente ou por meio da internet: nunca deixe de verificar essa informação antes de fechar. Comprar produtos não aprovados o deixa sujeito a perder seus produtos por ordem da vigilância sanitária e, ainda que conseguisse utilizá-los, poderia trazer danos à saúde dos seus clientes.
Ganhar credibilidade para o seu estúdio
Um estúdio que conta com autorização governamental para funcionar mostra ao público que aquele é um estabelecimento confiável. Por isso, ao seguir corretamente as normas, você agrega clientes que se preocupam com os possíveis riscos de um local sem higiene e segurança. E, por conseguinte, adquire credibilidade no mercado, como uma boa referência.
Tintas
As tintas permitidas para a utilização devem ser apenas as regulamentadas pela Anvisa. Seguir essa recomendação é muito importante, pois esse elemento pode causar alergias e infecções na pele do cliente.
Quanto ao manuseamento, é requerido que o material seja fracionado ao ser utilizado, e o restante deve ser descartado após o final da tatuagem. Assim, fica vedado colocar agulha dentro do frasco.
A tatuagem colorida
As cores possibilitam que as ilustrações das tatuagens coloridas sejam mais vibrantes e vívidas, com desenhos criativos e técnicas diferenciadas de desenho e preenchimento. Um exemplo das inovações possíveis apenas com as tatuagens coloridas é o caso das tatuagens em aquarela, que eternizam verdadeiras obras de arte na pele.
Se você desejar fazer a cobertura de uma tatuagem antiga, opte por um novo desenho colorido, pois são mais eficazes nesse tipo de situação. Algumas cores não se destacam em determinados tons de pele, o que pode influenciar no resultado final do desenho, deixando-o com aspecto de inacabado. As tatuagens coloridas pedem um cuidado maior na concepção da ilustração por esse motivo.
As cores resistem menos à ação do sol, desbotando com maior facilidade. A exposição prolongada e continua aos raios solares pode até mesmo fazer com que as tintas se misturem e deformem a tatuagem. Esse tipo de tatuagem demanda um maior cuidado para que o desenho continue bonito e preservado com o passar do tempo.
Os desenhos coloridos mais complexos também são mais caros, demoram mais sessões para serem finalizados e demandam um cuidado especial na hora de escolher o tatuador. Entretanto, o resultado pode ser deslumbrante, criando um desenho realmente único e que reflita, com grandiosidade, a sua personalidade.
Independentemente da escolha, é importante pensar no valor que uma tatuagem pode ter para as pessoas. Desenhar no próprio corpo é uma demonstração de atitude e coragem, uma forma de transmitir ideias, de reforçar a sua identidade e compor o seu estilo pessoal. Pense bem no que se ajustará melhor ao seu jeito de ser: as tatuagens mais discretas em preto e branco ou monocromáticas, ou as produções mais elaboradas e artísticas das tatuagens coloridas.
Vamos aguardar para ver os desdobramentos na União Europeia, enquanto isso, conta pra gente qual será a sua próxima tattoo.
Sorry, the comment form is closed at this time.