02 fev Muralismo: a arte das ruas na sua sala de estar
Arte é algo que acompanha a humanidade desde sempre!
Adoramos falar sobre a arte do rabisco na pele, a tattoo, e de como ela, – a pele – se torna um tipo de “canva”.
No entanto, nessa série especial de textos, vamos falar um pouco sobre outras formas de representação artística.
Já falamos aqui sobre grafite – que está nas ruas, que vai além das galerias. Outra arte muito ligada ao grafite é o muralismo, que também está nas ruas.
Porém, quais são as diferenças?
O que é arte urbana?
O conceito de arte urbana está diretamente ligado à contravenção. É um tipo de expressão artística que propõe ocupar o espaço urbano e trazer a arte para o dia a dia da cidade. Esse pensamento vem como quebra de barreiras sobre onde a arte pode estar e afirma que a arte não está restrita ao cinema, teatro, biblioteca ou museu.
O grafite não é a única arte urbana. Alguns exemplos de arte urbana são: teatro de rua, pintura de mural, estêncil, intervenções urbanas, muralismo pode ser também e muitas outras.
Muralismo
O muralismo, por séculos, esteve presente em murais de igrejas, por exemplo. É uma arte historicamente tradicional, e atualmente, o muralismo é encontrado em espaços urbanos!
Surgiu no México, durante o século XX. Logo após a Revolução Mexicana, que buscava mudanças estruturais no âmbito social, política e econômica no país.
De antemão, uma das maiores marcas do muralismo, é que eles são trabalhos monumentais e uma expressão da realidade. É uma arte estreitamente relacionada com a arquitetura.
Não é difícil encontrar murais pela cidade. Eles modificam o espaço urbano, sendo até mesmo um fator de diminuição da violência em algumas regiões.
Grafite X Muralismo
De acordo com a artista mineira, Kawany Tamoyos, ela nos explicou que grafite é uma arte que possui sua linguagem mais urbana, e faz parte de um movimento – o hip – hop – possuindo cunho crítico-social.
Já o muralismo é uma arte mais utilizada com função decorativa (mesmo assim, não é incomum encontrar murais com críticas sociais), seguindo esse molde desde a sua concepção.
O muralismo geralmente é feito por artistas plásticos e não possui o mesmo caráter político que o grafite, sendo essa a característica que melhor diferencia as duas artes.
Curiosidades
No período de isolamento social as pessoas estão passando mais tempo em casa, por consequente, o olhar para decoração e bem-estar passam a ser prioritários! Assim, muitos artistas estão fazendo muralismo no interior das residências, deixando as casas mais aconchegantes e o espaço do home office mais bonito.
Estão gostando na nossa série de textos sobre artes? Tem alguma sugestão?
Conta pra gente nas redes sociais.
Sorry, the comment form is closed at this time.