Blog / Curiosidades

Tatuagem não tem idade – Whang Od: uma senhora tatuadora

24 de março de 2022 Luciana Leal Compartilhar facebook Twitter
Whang Od-fazendo-um-tattoo-no-estilo-pokehand-

A arte na pele, popularmente conhecida como tatuagem, hoje em dia deixou de ser sinônimo de tabu e passou a ser reconhecida como estética. 

Uma representação artística que abriu as portas para inúmeras possibilidades para artistas e clientes, que buscam eternizar frases, momentos e desenhos na pele.

O número de mulheres tatuadoras vem crescendo cada vez mais no país. Atualmente, cerca de 45% dos profissionais brasileiros são do sexo feminino, mostrando que a arte das tatuagens pode contar, também, com muita habilidade e dedicação feminina.

Quando entramos na internet sempre vemos vídeos de vovós assustadas com as tatuagens dos netos. Vemos vídeos até de vovós que tentamapagar a tattoo com bucha e sabão. Whang Od, a tatuadora mais velha do mundo.

A tatuadora mais velha do mundo é uma mulher, SIM! Dentre todes, uma mulher com mais de 100 anos é a tatuadora mais antiga do mundo! A incrível Whang Od .

A tatuadora mais velha do mundo

Lá nas Filipinas na Tribo de Whang Od isso é tudo diferente. Essa senhora de 100 anos faz parte da tribo filipina Butbut da etinia Kalinga, é a única mambabatok, só ela pode tatuar na tribo – existe a crença de que a tatuagem representa beleza e força, ; além de serem marcas temporais, determinadas tatuagens você precisa ter idade para fazê-la.

Ela é conhecida no país como a “lendária mestre de tatuagem”, Whang Od é super descolada e possui o corpo todo tatuado com as cores preta e azul, com uma certa geometria que lembra a pele de cobras e lagartos que são vistos como sinais de força proteção em sua tribo. Um fato interessante sobre ela é que nunca foi casada, mas mesmo assim possui o nome de alguns antigos namorados tatuados no pulso.

Um fato curioso é que Whang Od começou a tatuar o seu corpo por ver todas as suas amigas tatuadas e querer fazer parte de algum grupo.

Após a descoberta de onde Whang Od vive, o turismo para sua região Kalinga aumentou 5 vezes mais do que era antigamente, a tatuadora mais velha do mundo fica impressionada com seu sucesso e é muito humilde sobre isso, e se diz surpresa com tamanho reconhecimento.

Um fato interessante é que em sua tribo ela é quem escolhe as tatuagens a serem feitas em alguém e não ao contrário. Você toparia?

Tatuagem hoje em dia

Definitivamente, devido ao constante avanço das técnicas, hoje em dia  é possível encontrar os mais diversos estilos dessa arte.  Além de poderem variar desde colorido, a realismo, sombreado, aquarela e muito mais. A tatuagem deixou de ser vista como uma simples decoração e encontrou um significado muito maior. 

Se transformou numa arte na pele, onde, graças ao talento de diversos artistas, é possível reproduzir com perfeição retratos e desenhos incríveis. É importante lembrar que o trabalho de um tatuador vai além de criar desenhos na pele. Carrega um significado de muita importância para quem recebe o desenho. 

Por vezes os tatuadores poderão encontrar diversos tipos de clientes, existem aqueles que querem marcar algum acontecimento importante.  Aqueles que procuram tatuagens com significados mais profundos. E aqueles que só querem mesmo se rabiscar com desenhos bacanas.

Saber lidar com cada um deles é o que vai garantir que o tatuador entregue um bom resultado, aplicando a sua assinatura como artista e profissional à pessoas que confiam no seu trabalho.

mulher-com-canela-tatuada-na-natureza

Então, curta nossa página no Facebook para acompanhar nossas novidades!