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Passo a passo: como atrair clientes para estúdio de tatuagem?

18 de setembro de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Ter um estúdio de tatuagem é o sonho de muitos artistas e, quando isso se torna realidade, ao mesmo tempo pode surgir uma grande dúvida: como atrair clientes? De fato, não é tão simples assim, mas com empenho, criatividade e tempo, o sucesso será garantido!

Foi justamente com a intenção de lhe ajudar nesse desafio que nós criamos este conteúdo, com dicas simples, porém eficazes para otimizar seu trabalho, atrair e fidelizar clientes em seu estúdio. Ele é útil tanto para iniciantes quanto para veteranos que estejam passando por um momento de crise ou que apenas tenham interesse em renovar a maneira de gerir seu negócio.

Começaremos falando das principais atitudes que você deve tomar logo no início de sua jornada e, depois, das estratégias específicas para alcançar um maior público offline e online. Chegou a hora de aprender como atrair clientes e alavancar sua carreira. Partiu?

1. Que práticas de negócio são importantes para atrair clientes?

Uma tarefa como atrair clientes novos e fidelizar aqueles que já se tatuam em seu estúdio requer de você algumas sacadas de negócio. Este tópico vai abordar as principais maneiras para se organizar uma estratégia e colocá-la em prática, de forma segura e sem pesar tanto no bolso.

1.1 Tenha um portfólio

Todo artista precisa ter um portfólio. É nele que todos os seus trabalhos ficam disponíveis para consulta ou inspiração. Ele é basicamente o currículo de um tatuador, e é indispensável para atrair novos clientes. Também vale destacar que o ideal é sempre disponibilizar seu portfólio de duas maneiras: online e offline.

No portfólio online, tudo deve ser categorizado por estilo de tatuagem, com fotos de qualidade e sempre identificando corretamente cada imagem. É possível também criar subcategorias, como flores, tribais, caveiras e por aí vai. Assim, será mais fácil para uma pessoa interessada em fazer uma tatuagem de caveira, por exemplo, encontrar todos os trabalhos que foram feitos nesse tema.

Lembre-se de sempre pedir autorização a seus clientes para divulgar as imagens na internet e, de preferência, preencha e solicite que eles assinem um termo que lhe autorize a realizar essa ação. Esse é um jeito de assegurar que alguém de má-fé não mova um processo contra seu estúdio por uso indevido de imagem.

Já em um portfólio offline é usada a boa e velha pasta. Revele as fotos com boa qualidade e capriche na organização. Assim como fez com os álbuns online, separe as fotos de tatuagens por estilos ou temas, em pastas distintas. Ao fazer isso, mais pessoas poderão apreciar seus trabalhos ao mesmo tempo, enquanto aguardam na sala de espera de seu estúdio.

1.2 Crie um programa de fidelização

Programas de fidelização são ótimas maneiras de conquistar clientes e, hoje em dia, muitos estúdios estão utilizando essa ferramenta. É possível escolher diversos modelos, como o acúmulo de pontos, concessão de descontos, promoções ou brindes. Tudo é válido para fidelizar um bom cliente. Defina quais opções estão dentro de suas possibilidades e não hesite em utilizá-las.

1.3 Melhore a qualidade do atendimento

Um bom estúdio deve sempre oferecer mais do que apenas uma tatuagem, mas uma experiência diferenciada. Os clientes estão mais exigentes e os concorrentes investindo cada vez mais em recursos.

Desde que esteja dentro de suas possibilidades financeiras e espaço físico, você pode investir em:

  • mesas de bilhar;
  • Wi-Fi;
  • cervejas artesanais;
  • aparelhos de televisão (para passar clipes musicais ou filmes sobre tatuagem);
  • aparelhos de som com playlists temáticas;
  • Ofereça cafés variados.

É importante lembrar que o tatuador é um profissional muito ocupado. Logo, é indispensável ter uma pessoa responsável pela agenda, atendimento e demais ações cotidianas. São muitas obrigações diárias e tomar conta de tudo isso sozinho vai afetar a produtividade, organização e, principalmente, a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

1.4 Entre em contato com quem já é seu cliente

Se o movimento no estúdio não está como o esperado, o lance é correr atrás de oportunidades. Entre em contato com os clientes mais fiéis e pergunte como vai a cicatrização, se têm alguma dúvida e aproveite para oferecer descontos no preço da tatuagem ou promoções para que eles se interessem em marcar uma nova sessão.

Se você não tem um cadastro de clientes, já passou da hora de criar um com informações pertinentes, como dados de contato, nome, endereço, trabalhos que já fizeram e até uma lista de desejos.

Conhecer seus clientes é primordial para se ter um bom relacionamento e atender a todas as expectativas deles. Mantenha todas as informações em seu cadastro atualizadas e faça contato constante com todos eles.

1.5 Atualize-se constantemente

Por melhor que você seja (profissionalmente falando), sempre existirão novas técnicas, materiais e equipamentos para se descobrir. Portanto, quando possível, frequente feiras, cursos e workshops.

Esses ambientes ajudarão a melhorar a qualidade de seu trabalho e também poderão oferecer oportunidades de conhecer outros profissionais, fazer contatos e parcerias, bem como atrair clientes.

Seus certificados e prêmios conquistados em eventos valorizarão sua reputação. Não deixe de colocá-los em locais visíveis de seu estúdio.

1.7 Utilize produtos de qualidade

Sabemos que o processo de produção de uma tatuagem é invasivo e necessita de condições sanitárias impecáveis. Por esse motivo, trabalhe apenas com tintas e demais insumos de boa procedência.

Certifique-se de que tudo está dentro das normas e com aprovação da Anvisa, principalmente quando se trata de agulhas e tintas. Mantenha seu estúdio sempre limpo e todos os equipamentos esterilizados.

2. Como atrair clientes offline?

Afinal, como atrair clientes que não sabem ou não gostam de usar a internet? Todo prestador de serviços deve se fazer essa pergunta e buscar uma solução para ela. Separamos para você algumas estratégias offline muito boas e funcionais. Confira:

2.1 Faça cartões de visita

O cartão de visita é, ainda hoje, uma das maneiras mais cordiais e profissionais de se apresentar ou apresentar sua empresa. Seu investimento é baixo e o resultado pode ser positivo, se usado corretamente.

Nunca deixe seus cartões de visita em cima de um balcão para que os visitantes o peguem sem nenhuma interação prévia, pois dessa forma haverá desperdício de material.

O cartão deve conter informações pertinentes ao seu negócio e precisa ser entregue durante um contato pessoal com seu cliente, mostrando que você deseja que ele se tatue em seu estúdio. Pense nisso, pois um atendimento humanizado tende a ter resultados positivos, na maioria das vezes.

2.2 Invista em anúncios offline

Quando falamos de investimento em anúncios offline, não queremos dizer que você precisa panfletar a cidade inteira. A possibilidade de alcançar pessoas realmente interessadas em seus serviços é pequena, e a de gastar dinheiro é altíssima.

Considere patrocinar eventos e anunciar em locais onde pessoas interessadas em tatuagens costumam frequentar, como campeonatos de skate, hamburguerias, pubs, shows musicais, entre outros. Tudo depende de você conhecer seu público. Para isso, estude a respeito, faça contatos e parcerias.

Se sua região tem algum jornal de circulação local, pense em adquirir um espaço para divulgar seu estúdio. Geralmente, os valores de investimento são baixos e o alcance é bem grande.

2.3 Capriche na decoração do estúdio

Uma coisa que todo cliente espera quando visita um estúdio de tatuagem é que o ambiente seja devidamente decorado, confortável e o mais agradável possível, afinal, eles possivelmente passarão um bom tempo por lá.

É importante que o espaço tenha sua personalidade, mas nem todo mundo é bom em organizar ambientes ou decoração. Se for o seu caso, sugerimos que você contrate um profissional para lhe auxiliar.

Agora, se seu orçamento está apertado, coloque para fora a sua criatividade e procure inspiração na internet. O Pinterest é um bom local para encontrar fotos de ambientes decorados.

2.4 Organize pequenos eventos no estúdio

Um estúdio de tatuagem é um local incrível. Em sua maioria, a decoração é envolvente e a arte está por todos os lados. Uma boa ideia é organizar pequenos eventos em seu espaço, como um show com degustação de cervejas artesanais, hambúrgueres gourmet, artistas locais — que certamente levarão amigos a seu estúdio — e outras atrações.

Experimente fazer um flash day durante o evento, com tatuagens simples e rápidas por um preço promocional. Para facilitar seu trabalho, defina os desenhos com antecedência e já deixe os stencilsprontos.

Transforme seu estúdio em um grande espaço cultural e faça com que as pessoas se dirijam até ele não apenas para se tatuar, mas para consumir experiências diferenciadas e inéditas.

2.5 Venda produtos personalizados

O foco de seu estúdio sempre será a tatuagem, mas nada impede que você venda alguns produtos e arrecade recursos com esse diferencial. Não faltam opções para chamar a atenção de quem está aguardando o atendimento ou apenas visitando o local:

  • camisetas personalizadas com seus desenhos;
  • bonés;
  • chaveiros;
  • canecas;
  • copos;
  • e até cervejas artesanais com rótulos com a sua marca.

Com exceção da cerveja, todos os outros itens sugeridos não estragam e, em algum momento, serão vendidos.

2.6 Estimule seus clientes a lhe indicarem

Durante uma sessão de tatuagem, muitos diálogos acontecem entre o tatuador e seu cliente. Nesse momento, abuse da cordialidade para, no final, solicitar que seu estúdio seja indicado para amigos e conhecidos. O mercado de tatuagem é competitivo e as indicações pessoais são uma grande ferramenta de marketing.

Hoje — e possivelmente sempre — a propaganda boca a boca ainda é uma das formas mais eficientes de se conseguir novos clientes. Por isso, cative todos ao máximo e o sucesso será certo.

2.7 Faça parcerias com outros profissionais

Hoje em dia é muito comum que estúdios de tatuagem ofereçam outros serviços — uma barbearia, por exemplo. Se seu espaço físico permite, considere firmar parceria com um profissional de sua confiança, para que o número de potenciais clientes circulando dentro de seu estabelecimento seja maior e ambos saiam ganhando com isso.

Enquanto os clientes da barbearia esperam a vez deles de serem atendidos, podem aproveitar o momento para dar uma olhada no seu portfólio, realizar um orçamento e até agendar um trabalho.

Espaços colaborativos aumentam as possibilidades de negócios e barateiam os custos com aluguel, água, luz e internet. Isso tem dado tão certo que estúdios no mundo todo têm adotado esse modelo de negócio.

3. Como atrair clientes na internet?

A divulgação de uma marca, produto ou serviço na internet não é uma tarefa tão simples, contudo, não é impossível. É preciso ter cuidado em vários aspectos, como a linguagem utilizada, meios escolhidos de se comunicar com o público, tempo disponível para ficar online, entre outros. Veja nossas dicas de como atrair clientes no meio virtual:

3.1 Seja presente nas redes sociais

Em qualquer negócio, ser presente nas redes sociais é fundamental para se obter visibilidade e alcançar novos clientes. Isso não significa que você terá de criar perfis em todas as redes mais utilizadas. Pelo contrário: foque apenas nas que você pode dar conta de gerenciar e nas que tenham ligação com seu segmento.

No caso de um estúdio de tatuagem, é ideal participar das redes sociais que têm um foco maior no estímulo visual, como o Instagram, Pinterest e, claro, o Facebook, que é a mais completa, com todas as funcionalidades necessárias.

Nela, você poderá divulgar fotos, vídeos, criar eventos, realizar transmissões ao vivo e, principalmente, se comunicar com seu público. Aliás, uma dica importante: fique sempre de olho na sua caixa de mensagens, pois a demora nas respostas pode refletir negativamente para a sua reputação online.

Já o Instagram e o Pinterest serão grandes ferramentas de divulgação, pois têm como principal objetivo o compartilhamento de fotos. Utilize hashtags para aumentar o alcance das publicações, e envie seus melhores trabalhos para perfis especializados em divulgação de imagens sobre tatuagem.

3.2 Realize transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo — ou simplesmente lives — são a nova febre no Facebook e Instagram. Nelas, você poderá mostrar o cotidiano do estúdio e interagir com seu público em tempo real. Esse engajamento é importante para fortalecer seu contato com os clientes.

Use as lives para anunciar eventos, promoções, filmar o processo de produção de alguma tatuagem e até para avisar que há um horário vago na agenda do dia. No Facebook, o alcance de uma live sempre é maior que o de uma publicação que traz apenas texto, pois desperta a curiosidade do público e, caso haja interação, mais pessoas encontrarão seu perfil.

3.3 Faça sorteios

Sorteios funcionam bastante para ganhar seguidores nas redes sociais, sem falar que rapidinho eles viralizam. Todo mundo gosta desse tipo de ação.

Peça que seus seguidores compartilhem o post promocional em seus perfis pessoais e marquem amigos. No fim, escolha um ganhador de acordo com as regras que você definir — preste atenção nesse aspecto para que nenhum “espertinho” tente levar vantagem.

O prêmio pode ser uma tatuagem de menor valor, ou algum produto ou kit personalizado de sua marca. Um sorteio a cada seis meses, por exemplo, não vai prejudicar seu orçamento e pode trazer resultados positivos. De qualquer forma, não deixe de mensurar os resultados no final e avaliar se houve o retorno esperado na realização do sorteio.

3.4 Considere fazer anúncios online

Redes sociais como Instagram e Facebook são, hoje, os principais meios de comunicação com clientes. Nesse cenário, é importante considerar o investimento em anúncios patrocinados, caso seus perfis não tenham um número considerável de seguidores e, principalmente, engajamento — que é a interação real entre seu público e seu perfil.

É preciso ter cautela ao investir em anúncios. Certifique-se de que o público que seu post patrocinado alcançará vai, realmente, se interessar pelos seus serviços. Se seu estúdio fica no centro de São Paulo, não existem motivos para que seu anúncio seja exibido para perfis da Bahia, por exemplo.

Limite o alcance para sua cidade e, no máximo, cidades vizinhas. Com essa medida, provavelmente os anúncios terão um retorno real, pois serão vistos por pessoas próximas ao seu estúdio.

3.5 Cadastre-se em sites especializados em tatuagem

Existem sites que são especializados em encontrar e recomendar tatuadores, de acordo com a região e até com o estilo de tatuagem. Basta se cadastrar e adicionar fotos a seu portfólio e, quando algum usuário procurar, vai encontrar seu estúdio com maior facilidade.

Explicando de modo mais fácil, é como se o site fosse como o aplicativo Tinder. Ali, tatuadores e clientes podem se encontrar, se conhecer e fechar negócios, caso as condições sejam interessantes para ambos.

3.6 Invista em um site para o seu estúdio

Seu maior cartão de visita online com certeza é um site. É fundamental que ele tenha suas informações profissionais, como:

  • endereço;
  • telefones e formulário de contato;
  • fotos do estúdio;
  • portfólio com seus melhores trabalhos;
  • e o histórico de sua empresa.

Com um site, você tem controle sobre todo conteúdo e design, afinal, o domínio e a hospedagem são de sua propriedade. As redes sociais são úteis, contudo, um dia alguma delas pode acabar e todas as fotos e textos postados se vão junto. Lembra do Orkut, ou do Fotolog? Eles eram febre há alguns anos e de uma hora para outra sumiram do mapa.

Invista em um profissional que consiga colocar toda a personalidade de seu estúdio em um site. Sua página na internet deve ser simples, informativa e totalmente responsiva — capaz de se ajustar a qualquer tamanho de tela, seja de computador, celular ou tablet.

Uma das tendências atuais são os sites no padrão one page, que concentram todas as informações na página principal. Se você não tem tanto conteúdo para publicar, é uma boa ideia investir nesse modelo — que, inclusive, pode reduzir o investimento na contratação de um profissional.

Com o crescimento do acesso via mobile, sites one page se destacam por permitirem que os usuários encontrem informações mais rapidamente. E reforçamos: escolha essa opção apenas se pretende apresentar informações estáticas, que dificilmente serão alteradas.

Caso você conte com um assistente, considere ter um módulo de atendimento via chat em seu site. Com essa ferramenta é possível atender o seu público com mais agilidade do que por meio da troca de mensagens via e-mail.

Lembre-se: seu site só sairá do ar se você não pagar a anuidade do domínio ou as mensalidades da hospedagem que, sabendo procurar corretamente, podem ser mantidas por cerca de apenas 100 reais por ano — ou até menos. É um investimento baixo para manter a identidade de sua empresa a apenas um clique de distância de seus clientes.

3.7 Produza conteúdo em seu site

Agora que o site do estúdio está no ar, chegou a hora de ir além nessa estratégia e começar a produzir conteúdo. Trata-se de uma ferramenta poderosa, que pode atrair acessos e melhorar seu posicionamento em mecanismos de busca, como o Google ou Bing.

Produza textos originais, que possam auxiliar seus clientes ou apenas atrair curiosos, como:

Esse conteúdo pode ser útil em várias situações. Por exemplo, quando um cliente lhe perguntar como cuidar da pele durante o período de cicatrização da tatuagem. Em vez de redigir um texto enorme todas às vezes, basta enviar o link do artigo de seu site. A pergunta será respondida, você ganha um acesso ao site, e esse conteúdo ainda pode ser compartilhado nas redes sociais após a leitura.

Certifique-se de produzir textos com uma linguagem clara, sem enrolação e com, no mínimo, 300 palavras. Defina pequenas pautas e escreva em seu tempo livre. Uma postagem por semana ou a cada 15 dias já tem valor significativo e, depois de pouco tempo, seu site pode se tornar uma referência no assunto e fonte de pesquisa para muitas pessoas.

Nunca copie integralmente textos de outros sites, principalmente de concorrentes. Além disso, sempre que utilizar alguma referência externa, não deixe de citar a fonte. Os mecanismos de busca penalizam sites que praticam plágio.

Este texto mostrou como atrair clientes, além da variedade de opções para realizar essa tarefa. Como falamos no início, é preciso dedicação e tempo disponível para colocar essas ações em prática. Organize-se e comece agora a transformar o seu estúdio de tatuagens no melhor de sua região e, com o passar do tempo, no melhor do Brasil!

Agora que você aprendeu como atrair clientes para o seu estúdio de tatuagem!