Blog / Tatuadores

Como melhorar o relacionamento com o cliente no estúdio de tatuagem?

25 de setembro de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Oferecer um serviço de qualidade não é o único requisito necessário a um tatuador de sucesso. É preciso contar com um estúdio bem estruturado, bons materiais, decoração diferenciada e, principalmente, um ótimo relacionamento com o cliente.

Este guia apresenta quais as melhores técnicas para ser bem-sucedido como tatuador — e a melhor parte é que não será necessário muito investimento financeiro, mas sim força de vontade de todos os profissionais que trabalham no estúdio. Veja, a seguir, dicas que abordam desde o atendimento até a criação de oportunidades de negócios!

Mantenha contato com seu cliente
Na fase de planejamento e até depois da sessão de tatuagem, é comum que os clientes — principalmente os novatos — tenham muitas dúvidas sobre os cuidados necessários. Portanto, é preciso ser atencioso, pois eles necessitam se sentir acolhidos pelo estúdio.

Além disso, toda a experiência durante todo o processo de desenvolvimento e cicatrização de uma tattoo deve ser acompanhado de perto. Um bom profissional tem o dever de orientar seu cliente sempre que for preciso.

Mesmo quando não entrarem em contato, faça a sua parte e pergunte se está tudo bem ou se pode ajudar com alguma orientação. Convide-o para uma visita ao estúdio, para dar uma olhada na tatuagem.

Agende sessões de retoque
Sabemos que, para uma tatuagem ser concluída com qualidade, é preciso (em muitos casos) realizar os retoques depois do período de cicatrização. Portanto, explique a seu cliente sobre esse procedimento e ofereça-o um espaço em sua agenda.

Dessa maneira, ele saberá que algumas pequenas falhas, passíveis de ocorrer, serão arrumadas em breve. E isso trará mais credibilidade aos serviços oferecidos.

Com a visita, será possível também avaliar a tatuagem pessoalmente e identificar se a cicatrização ocorreu da maneira correta. Verifique se algum queloide apareceu ou se está ocorrendo algum processo inflamatório que o cliente não tenha percebido.

Ofereça descontos para clientes que retornam
Se há algo que todos adoram é um desconto. Essa é uma ótima maneira de fidelizar seus clientes e criar um bom relacionamento de pós-venda.

Como o volume de tatuagens feitas em um estúdio costuma ser muito grande, você pode pensar em criar um cartão fidelidade e anotar nele (e em seu cadastro de clientes) a data em que as sessões foram realizadas. Dessa maneira, é possível definir descontos personalizados para cada um.

Faça promoções
Promoções chamam atenção em qualquer tipo de negócio — e não é diferente com um estúdio. Procure ser criativo e crie grandes oportunidades de aumentar o número de clientes.

Sorteios de sessões em redes sociais costumam ser bons para criar o chamado “efeito manada”. Como consequência, você terá novos seguidores e aumentará a possibilidade de ser visto por um maior número de potenciais clientes em um curto espaço de tempo.

Realize flash days temáticos, com tatuagens pequenas e simples, por um preço fixo e promocional. Lembre-se de definir previamente quais serão os desenhos ou temas para o evento, como tatuagens de times de futebol, nomes de pessoas, bandas etc.

Marque presença nas redes sociais
Participar das redes sociais é indispensável para sua estratégia. Isso porque, a partir delas, você poderá expor seus trabalhos e aproximar-se dos clientes de uma maneira diferenciada.

Publique fotos de seus trabalhos, marque pessoas nas postagens e defina uma linguagem apropriada para seu público. Responda a todos os comentários da melhor maneira possível, sejam eles positivos ou negativos.

Peça a seus clientes que façam avaliações em sua fanpage do Facebook depois de terminar uma tattoo. Ofereça Wi-Fi gratuito a eles, sugerindo também que façam check-in quando chegarem ao estúdio.

Criar um bom relacionamento com o cliente não é uma tarefa impossível, mas sim trabalhosa, pois envolve muito empenho e paciência. Não se preocupe: o sucesso é uma certeza e, no decorrer do processo, você conseguirá fidelizar seu público, aumentando seus lucros e a popularidade no mercado de tatuagens. Está pronto para começar?

Se tem dúvidas sobre como melhorar seus serviços e quer saber mais sobre o assunto, podemos ajudar você! Entre em contato conosco e apresentaremos dicas ainda mais incríveis!