Blog / Biossegurança

4 materiais essenciais na tattoo e cuidados de biossegurança

28 de abril de 2021 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter
Braco-tatuado-segurando-maquina-de-tatuagem-com-quadros-ao-fundo

Com grandes agulhas, vêm grandes responsabilidades — ou é quase isso que diz o ditado, não é mesmo?

O dono de um estúdio assume não só o comprometimento com o resultado dos trabalhos artísticos, como também a obrigação de oferecer um ambiente ideal, prevenindo a contaminação cruzada e disseminação de doenças.

Tanto é que a Anvisa preparou um manual de “Referência Técnica para o Funcionamento dos Serviços de Tatuagem e Piercing”, trazendo medidas que devem ser adotadas em um estúdio. E saiba que isso também é ótimo para fidelizar clientes, pois ao verem a seriedade do estabelecimento, as chances de voltarem aumentam.  

Nesse texto abordaremos alguns instrumentos essenciais no estúdio de tattoo, e vamos explicar como funcionam! 

3 instrumentos essenciais na hora da tattoo!

1) Máquina de tatuar

A máquina de tatuar é o mais importante, claro que existem tatuadores que prefiram o hand poke – estilo que faz a tattoo de forma manual, com algumas agulhas e não utiliza a máquina.

Tatuadores podem ter várias máquinas, cada uma com uma função diferente. Eles podem variar entre bobinas e rotativas, mas precisam sempre estar atentos à regulagem das máquinas e claro o funcionamento do pedal, aquele aparelho que libera ou corta a energia passada para a máquina! Definitivamente, não se esqueça de tomar cuidado com a fonte, cuidado com a voltagem, e não deixe líquidos por perto. 

2) Tinta

As tintas de tatuagem são muito importantes, e devem ser reguladas pela ANVISA para serem utilizadas, assim como as agulhas e vários outros produtos utilizados em um estúdio de tatuagem cuidados com a biossegurança são essenciais para proteção do tatuador e cliente, pois o risco de contaminação cruzada é grande!

Quanto ao manuseamento, é requerido que a tinta seja fracionada em batoques ao ser utilizada, e o batoque deve ser descartado ao final da tattoo, nada de reaproveitar a tinta que sobrou, é um risco para contaminação cruzada. Assim, fica vedado colocar agulha dentro do frasco.

3) Agulhas 

Esse é um dos principais equipamentos do tatuador, e o mais temido pelos clientes também!  As agulhas, são feitas a laser e soldadas na haste para que o tatuador possa usar em seu trabalho, existem vários tamanhos de agulhas! As mais utilizadas costumam  variar de 0,2 até 0,5 por exemplo! 

Os modelos de agulhas são diversos! Aquelas utilizadas para colorir o desenho, costumam ser feitas com agulhas soldadas lado a lado, para ficar no formato de um pincel, também são conhecidas como agulha flat ( agulha plana). A agulha magnum, também é conhecida por atender bem quem deseja fazer desenhos mais sólidos.  A round linear costuma ser utilizada mais para fazer mais traços do que pinturas, até porque ela é mais fina e tem o formato arredondado.

Esses são só alguns tipos de agulhas, existem vários outros! Com várias funções e também temos as opções de cartuchos, como falamos em outro artigo.

4) Biqueiras

As biqueiras são muito importantes,  e variam de acordo com a agulha que você utiliza, desde o traço mais fino até o mais grosso. Graças a elas que a agulha não fica escorregando enquanto você está sendo tatuado. A biqueira pode ser descartável, ou de aço, essas podem ser higienizadas e esterilizadas em autoclave.

 

 

Como ter um estúdio seguro?

Além disso, é essencial que o ambiente físico siga alguns protocolos da ANVISA, como ter os recipientes (bancada) esterilizados ( passar álcool ou desinfetante) para colocar as tintas, biqueiras, máquinas, dentre outros. Ter autoclave para esterilização de pinças, biqueiras e materiais que possam passar por esse processo de higienização ( não, não são todos). 

E mesmo depois de higienizados devem ser lacrados e só serem abertos na hora de utiliza-los.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. 

Materiais descartáveis, não podem ser reaproveitados. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhidos para sua incineração.

Também é essencial que exista uma pia com água e sabão para higienização do tatuador. E claro, álcool gel.

Gostaram das dicas? Vamos trazer mais matérias falando sobre os instrumentos de um estúdio de tattoo, o que vocês acham?  

Quer ficar sempre por dentro das nossas dicas para melhorar seu estúdio? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!