Blog / Mercado

Terminou o curso de tatuagem? Saiba quais os próximos passos

18 de junho de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Como a tatuagem está cada vez mais difundida entre as pessoas, a demanda por tatuadores também aumentou. Porém, para ingressar nesse mercado é preciso passar por várias etapas, desde começar como estagiário em algum estúdio para conquistar os primeiros clientes até chegar ao ponto em que você poderá abrir o seu próprio negócio.

No post de hoje abordaremos essas etapas e daremos dicas para você ingressar no mercado após terminar o seu curso de tatuagem, fazendo da sua arte um sucesso. Confira!

Seja aprendiz em algum estúdio

Para quem está no início da carreira, trabalhar em um estúdio é fundamental para ganhar experiência. Primeiro você fará um estágio de observação, para que você consiga ver o que aprendeu durante o curso, aplicado no dia a dia.

Limpar com segurança seu equipamento, operar uma máquina de tatuagem e ajustar sua fonte de alimentação, se proteger e orientar os clientes a proteger-se de uma doença e ainda como aplicar da maneira correta uma tatuagem, são coisas que só serão aprendidas com a experiência. Por isso, essa etapa é tão importante.

Nesse momento você poderá ou não receber pelo seu trabalho, tudo depende do que for combinado com o estúdio escolhido. É importante que você encare essa etapa como uma oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento e não apenas um momento para ganhar dinheiro.

Depois, você poderá buscar por uma vaga efetiva quando, finalmente, começará a praticar tudo o que aprendeu durante o curso e no convívio com outros tatuadores.

Treine diferentes técnicas de desenhos e traços

Vá além das revistas de tatuagem. Aproveite o momento em que estará em contato com tatuadores mais experientes para aprender e aperfeiçoar diferentes técnicas de desenhos e traços.

Busque inspiração no trabalho de outros profissionais, mas fique atento para não copiar a técnica de outros tatuadores. O importante é buscar referências que agreguem, com originalidade, ao seu estilo de tatuar.

Outra dica para aprimorar seus desenhos e traços é participar de palestras, workshops e seminários de tatuagem. Assim você poderá descobrir novas técnicas, adquirir novos conhecimentos e ficar por dentro das tendências em voga no mercado.

Tudo isso contribuirá para que você se torne um profissional atualizado e que desenvolve um bom trabalho.

Conquiste os seus primeiros clientes

Após o período do estágio em estúdio, no qual é possível observar e praticar as diferentes técnicas de tatuagem, é hora de se preparar para conquistar os seus primeiros clientes!

A divulgação é essencial para começar a ser reconhecido no mercado. Use e abuse das redes sociais: ter um perfil no Instagram e uma fanpage no Facebook abastecidos de fotos das suas tatuagens (lembre-se aqui de optar por fotos de boa qualidade) faz toda a diferença para quem está começando.

Por isso, é importante que você se lembre de fotografar seus desenhos e tatuagens já feitos — sempre com a autorização do cliente, é claro. Assim, você começará a criar um portfólio do seu trabalho, o que é imprescindível para quem deseja trabalhar como tatuador.

Outras formas de divulgação também ajudam nessa etapa. Cartões de visita e folders também são importantes aliados, mas o que será mais efetivo é o bom e velho “boca a boca”.

Peça aos seus amigos e as pessoas que você já tatuou, que indiquem seu trabalho. Na hora de decidir um tatuador, o cliente leva em consideração, na maioria das vezes, as experiências de outras pessoas.

Por isso é importante se dedicar à qualidade dos seus desenhos e a boa relação com seus clientes.

Participe de festivais de tatuagens

Os festivais de tatuagens atraem um público amplo e eclético, composto por pessoas que desejam se tatuar ou apenas se divertir. Esses eventos, geralmente, contam com outras atrações como shows, concursos de melhor tatuagem, intervenções artísticas etc.

Essas opções de entretenimento ajudam a atrair o público. Por isso os festivais se tornam uma ótima vitrine para quem está começando e deseja divulgar o seu trabalho.

Frequentados por pessoas que nunca tatuaram até aquelas que têm o corpo coberto pela arte, esses eventos são um incentivo ao público para se tatuarem. O uso de descontos é um recurso interessante para fazer com que o público tome a sua decisão e faça uma tatuagem ali mesmo, sem pensar duas vezes.

Além da divulgação do seu trabalho, os festivais podem ser um ótimo local para fazer contatos, pois contam com a presença de tatuadores de todo o Brasil e, muitas vezes, até do exterior.

Então, fique por dentro dos festivais na sua cidade ou próximos a ela, para que você possa participar e começar com tudo na sua nova carreira!

Abra um pequeno estúdio

Já passou pelas etapas anteriores e quer dar o próximo passo? Então, talvez seja a hora de abrir o seu próprio estúdio de tatuagem — depois de se estabelecerem no mercado, muitos tatuadores optam por começar um negócio próprio.

Após se informar muito sobre o assunto, o primeiro passo a ser dado será solicitar a licença de funcionamento do estúdio. Isso garantirá que o local não representará risco à saúde do cliente.

A higiene é uma parte indispensável do trabalho do tatuador, portanto use sempre luvas, máscara e agulhas descartáveis — esse é um aspecto importantíssimo e não pode ser deixado de lado. Outra dica para garantir a conservação e limpeza do local é cobrir as superfícies e utensílios utilizados com plástico filme, trocando-os sempre que finalizar uma sessão.

Busque produzir uma fachada atrativa para o seu estúdio. Isso causa boa impressão nos clientes gerando mais credibilidade no seu trabalho. É importante deixar o local bem iluminado também, porque isso facilitará o seu trabalho.

Persista

O caminho para se tornar um tatuador é longo e desafiador. Você terá que persistir e ter muita força de vontade para aprender e estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado de tatuagem.

Mas não desanime! Se você terminou o seu curso de tatuagem e está em dúvida do que fazer, fale com a gente. A Find Tattoo te colocará em contato com possíveis clientes e outros profissionais que agregarão ao seu conhecimento. Você ainda poderá contar com dicas de atendimento, gestão e serviços com ótimo custo-benefício.