Blog / Mercado

Tattoo organizer: Mais clientes, espaços dinâmicos e respostas eficientes

25 de julho de 2019 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Conheça o trabalho único de Ana Pedersoli e como seu atendimento cheio de personalidade melhora a vida de tatuadores e seus clientes.

Tempo. A gente vive correndo atrás do tempo, raramente nos concentramos profundamente no ‘agora’.
Sim, são muitas atividades que precisam ser bem desempenhadas para alcançarmos o resultado que queremos. Mas, o tempo. Falta tempo. São muitas tarefas.
Um “oi, como você está” normalmente tem a resposta automatizada “tô na correria”. E assim a gente segue.

-“Toma um chá para acalmar”, diz a criatura zen.
E mesmo quando a gente se permite uma pausa para o chá, a sensação de que “tem um turbilhão de tarefas me aguardando”, junto a vários papéis, telefone, mesa, cadeira, que passam voando no imaginário, nos deixam verdadeiramente angustiados.

E só queremos levantar e correr, resolver tudo, deixar tudo pronto, antes que o mini furacão que habita cada um de nós, humanos pós-modernos, nos engula. E assim, muitas tarefas não saem com o primor que gostaríamos, no prazo ideal ou, simplesmente não são realizadas. Essa sensação é concreta e esmaga boa parte dos brasileiros. Nosso país lidera o ranking de depressão e ansiedade na América Latina.
A realidade deixa até chá de camomila amargo e um café torna-se necessário.

Viver neste estado de alerta, com a adrenalina correndo solta constantemente, causa estafa, problemas físicos e psicológicos que a gente, no mínimo, já ouviu falar. E muitas vezes não damos a atenção necessária ao nosso trabalho nem a nós mesmos. A gente precisa mesmo de mais café?
Ana diz que não.

“Organizar poupa tempo e cria oportunidades”

Ana Perdersoli nasceu em Corinto, interior de Minas Gerais. Ela sempre gostou de viajar, ler e ver o que há além da pequena cidade. Provavelmente reparou que se tem uma coisa em comum entre moradores de metrópoles e lugarejos, é a dificuldade em manter a rotina e ainda encontrar tempo para estudar algo novo, criar, expandir horizontes. A resposta que ela encontrou para esse desafio universal foi a organização.
Organizar-se é a forma como se cria um sistema para atingir os resultados pretendidos, permitindo a visualização clara de objetivos e caminhos para alcançá-los.

Com esse foco, Ana realizou diversos cursos na área, como o da PUC em Organização Residencial, Feng-shui, Decoração, Colorimetria, Florista, Organização de espaço para pets e também na área de Saúde e Higienização dos espaços.

“Todos esses cursos complementam essa parte da organização, que vai além da organização física, vai para a parte sentimental mesmo, para a parte de bem estar da pessoa e dos habitantes da casa” – ela explica.

Dessa forma, ela desenvolveu a habilidade ímpar de deixar casas, escritórios, guarda roupas, e-mails e até mesmo agendas organizadas. Sim, agendas!

Tattoo organizer: Personal Organizer de Agendas para Tatuadores

“A ideia de organizar agendas é engraçada. Luiza Blackbird postou um pedido de desculpas em seu Instagram, dizendo que estava sem tempo, por isso demorava a responder e-mails. Minha prima estava chateada, pois queria muito tatuar com ela e não tinha conseguido um horário. Daí surgiu a ideia. Mandei uma mensagem super cara de pau dizendo que eu poderia ajudá-la, organizar e responder os e-mails dela. E ela respondeu, achou legal, conversamos por Skype pois ela estava em Portugal e acabei organizando e cuidando do seu e-mail.”

Assim, Ana Pedersoli encontrou um nicho muito interessante: ela gerencia todas as respostas de e-mail, orçamentos, formulários, toda a parte burocrática de termos, pagamento de sinal, google agenda, etc. O dia a dia do trabalho é responder à todos de forma que esse não seja um trabalho automatizado, robotizado. Muito pelo contrário, é muito humano e individualizado.

“Temos cuidado com todos os e-mails e tem um tempo de resposta hábil, pois sabemos que as pessoas ficam ansiosas esperando um feedback. Gostamos muito desse contato com as pessoas então, tudo é feito com muito cuidado e muito carinho.”

Ela otimiza o tempo, tanto das tatuadoras, quanto de clientes, que estão sempre ansiosos por respostas assertivas e horários disponíveis. E pontua: “Organizar poupa tempo, cria a oportunidade para gerir espaços, eventos, indivíduos. Assim, a rotina da pessoa fica muito melhor, fica mais fácil.”

Hoje Ana atende grandes artistas como a Cajurine, Camilla Campos e Nathália Corrêa da Godarc Tattoo, Aline (Bruxa Tattoo), Veronica Tascheri (Mandala Reflexions) no Rio de Janeiro, Bruna Barros em São Paulo e também, Luiza BlackBird, quando está no Brasil.
Além disso ela também atende outros ramos de empreendimentos além de estúdios de tatuagem. “Adapto a linguagem ao cliente da empresa bem como meu atendimento ao local, depende do ramo. Assim, uso um vocabulário mais ou menos formal e o tempo de resposta varia de acordo com a demanda de quem estou atendendo”.

Como funciona?

O trabalho é de acordo com cada tatuadora, como preferem trabalhar. Ela explica: “Cada tatuadora trabalha de uma forma, algumas aprovam os e-mails antes de serem enviados, outras preferem que eu envie tudo, outras preferem fazer o primeiro contato e depois eu sigo com a parte burocrática, outras trabalham em conjunto, elas respondem alguns e-mails, eu respondo outros. E funciona! Eu consigo me adaptar muito facilmente. Percebo qual é a demanda do cliente e elaboro as melhores estratégias, passo um cronograma de postagens no Instagram também. É uma trabalho conjunto de como fazer essa profissional crescer e melhorar o desempenho dela”.

Flashdays, eventos e agendas lotadas. Como lidar?

“Quando o número de clientes aumenta extraordinariamente nós temos um prazo e eu lido muito bem com ele. Dou atenção a todas as pessoas e se precisar acordar mais cedo ou trabalhar até mais tarde, eu fico, sem problemas. O importante é responder habilmente e de forma humana, individual. É preciso conversar com as pessoas e a tratá-las com a atenção que elas precisam e merecem. Geralmente as tatuagens têm uma história por trás e cuidamos muito bem dessas pessoas e dessas histórias. Nós acolhemos cada cliente e a tatuadora vai ficar muito tranquila sabendo que tem alguém na gestão desse processo. Isso significa literalmente uma melhora no bem estar, impacta o desenvolvimento pessoal e da carreira pois o artista terá mais tempo para se dedicar a outras coisas”.

Aumentar o número de clientes com a Organização Profissional de Agenda

Sim, se sua agenda anda meio parada, é possível se organizar para aquecer o movimento: “Estou prestando esse serviço para uma das minhas clientes agora. Fizemos planejamento de feed, de story, de estratégias de marketing e de venda. Busco mostrar quanto o trabalho dela é diferenciado.”

“O mercado de tatuagem está saturado então busco todos os pequenos detalhes que fazem essa tattoo ser diferente. Não trabalho com quem faz tatuagens comerciais e apenas com quem faz tattoo autoral. São trabalhos maravilhosos! Prezamos muito a valorização do tatuador. Tatuagem é arte e deve ser valorizada. E é uma arte que fica na pele para sempre. Então movimento a agenda pegando esses pequenos detalhes. Mostro o quanto essa pessoa é aplicada, o quanto ela trabalhou e estudou para chegar até ali e assim vamos montando a agenda e crescendo.”, afirma Ana.

Qual é o retorno ao seu olhar e ação organizadora?

“Quando lido com organização física, elaboro ambientes mais intimistas, mais acolhedores, considerando normas de higiene e normas práticas. Na parte de agenda lido com a eficiência das respostas, crio textos e termos em todos os aspectos e tipos de atendimento, de forma que sejam mais práticos para o processo. A vida das tatuadoras fica mais fácil, elas ganham tempo para desenhar, estudar, criar, fazer o que quiserem, pois eu realmente tiro um peso das costas delas, uma preocupação muito grande em relação a clientes, ao retorno.
Em todos esses atendimentos, conheci pessoas maravilhosas, que acrescentaram muito à minha vida também.”

E completa: “Acho importante dizer que qualquer um pode organizar. Pode ser chato no início, pode gerar cobrança, podem precisar de ajuda e foi por isso que criei a Ana Pedersoli, para ajudar as pessoas a se organizarem. Faz muita diferença no bem estar, impacta a vida, de verdade. A melhora no desempenho das clientes é real. Por isso eu sempre abro promoções no aniversário e datas comemorativas. É muito bom saber que as pessoas conseguiram melhorar a vida organizando um pouquinho, sabe?”

Dica para administrar melhor a agenda

“Listar tudo o que precisa ser feito durante a semana e dividir de segunda a sábado. Acho que domingo deve ser um dia para a pessoa. Seja para ler, passear, ficar em casa deitada o dia inteiro, o que quiser! É um esforço diário manter as tarefas organizadas. Fazer o planejamento com antecedência ajuda muito pois fica mais fácil perceber lacunas e reorganizar os espaços, inserir atividades e claro, visualizar o tempo livre”, diz Ana.

Ana Pedersoli, respondendo emails e dando mais tempo aos tatuadores para se dedicarem a arte.

Ana Pedersoli está expandindo sua equipe e conta com a Letícia Vaconcelos , que atende a Marcella Pamplona e a Yzza Rocha que é personal stylist, assim, você encontra os serviços de organizer para agendas, personal stylist, personal organizer para ambientes e muitos outros.

Deixe sua vida mais tranquila para tomar chá ou café quando desejar! Conheça o trabalho da Ana Pedersoli no Facebook e Instagram ou entre em contato pelo e-mail: anapedersoliorganizer@gmail.com .