Blog / Mercado

Ser tatuador vale a pena? Descubra agora!

4 de fevereiro de 2021 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter
Homem-colocando-máquina-no-batoque-para-pegar-tinta-ser-tatuador-vale

Será que ser tatuador vale a pena? Quanto ganha um tatuador? O mercado não está saturado? O retorno financeiro não é muito demorado?

Quando pensamos em liberdade financeira e principalmente trabalhar com o que gostamos, sempre nos deparamos com estes tipos de dúvidas e não seria diferente para quem está pensando em se tornar um tatuador. Afinal, é uma profissão como qualquer outra e exige o mesmo processo para criar um plano de negócio.

Então vamos começar a entender um pouco mais sobre esta oportunidade de negócio, pegue uma bebida, acomode-se e venha com a gente que descobriremos juntos se ser tatuador dá dinheiro ou não!

Como um tatuador ganha dinheiro?

Vamos começar com a reflexão de que normalmente ganha-se dinheiro quem faz muitas tatuagens em um ritmo muito alto, pois ganha-se por hora de serviço. Se pensarmos que mesmo nos primórdios, antes da profissão ser bem vista e a tattoo ganhar tantos adeptos – como ocorre agora – já se trabalhava muito e se ganhava muito também.

Como sabemos, o ramo da tatuagem existe há muitos anos como profissão regularizada. Assim, é possível ter um estúdio de tatuagem funcionando dentro dos padrões regidos e permitidos pelo município. Para isto é necessário possuir um alvará de funcionamento.

 

Porém muitos ainda optam por agir de forma clandestina, improvisando lugares, equipamentos, procurando maneiras de conseguir clientes e formas de ganhar dinheiro, fazendo aquilo que gosta, mas de forma informal. Mas quando falamos de ganhar dinheiro sendo tatuador precisamos entender que como toda profissão ou empresa, seus impostos serão sempre recolhidos (algo que sabemos que não é pouco no Brasil). Este é um dos motivos para que se pense no preço da tatuagem, pois isto implicará diretamente no seu faturamento após abatimentos dos gastos mais impostos.

Como em qualquer empresa, alguns tatuadores conseguem aumentar sua renda de forma significativa com uma boa administração do seu negócio. Porém muitos ganham um bom dinheiro precificando de modo a valorizar o seu trabalho. Nesse caso, mesmo pagando todos seus impostos e gastos com o estúdio, seu faturamento é significativo e ganha-se dinheiro!

Sabe aquele momento que decidimos fazer uma tatuagem e vamos pesquisar? Sem dúvidas o preço baixo ajuda muito, não é mesmo? No entanto, sabemos também que o mais importante além do preço é a qualidade do serviço, então um bom tatuador sempre vai ter bons rendimentos, pois seu trabalho será reconhecido e existirá sempre uma maior procura, consequentemente mais dinheiro em caixa!

Ser tatuador vale a pena?

Mesmo que pareça incrível, o mercado de tatuagem ainda precisa de muitos profissionais. Não é algo novo no Brasil, mas como todo segmento existem tendências e períodos onde certas profissões são muito requisitadas e outras menos.

No momento tem crescido de forma significativa a procura por tatuadores, devido a alguns tabus que estão sendo quebrados, principalmente sobre tatuagens e emprego. Com esta nova geração tem sido cada dia mais promissor o crescimento do número de estúdios em todo país.

Sendo assim vale muito a pena pensar em cursos profissionalizantes, equipamentos diferenciados e, principalmente, um bom portfólio online.

Para ganhar mercado você precisa se diferenciar

Não importa qual detalhe será o diferencial, mas ter um diferencial sempre agrega muito para conseguir clientes. Muitos estúdios hoje em dia são tão bem elaborados que se tem a sensação de estar em outro país.

Com diversos estilos arquitetônicos, desde algo minimalista e moderno até algo com aspectos gerais old school, o que não falta é criatividade e bom gosto. Já se foi o tempo em que as pessoas iam a um estúdio apenas para conseguir uma tatuagem bacana. Hoje é para se ter uma experiência única, junto com a memória propriamente dita da tattoo.

Inclusive, para muitos essa experiência será única e irá acontecer uma vez na vida, pois buscam apenas um marco com a tatuagem e não farão mais do que uma única tattoo.

Sendo assim é muito bom que esta experiência seja lembrada de forma agradável, gerando novas indicações que trazem novos clientes, fazendo com que realmente faça valer a pena ser um tatuador e ter seu estúdio.

Quanto ganha um tatuador?

Seria bom se tivéssemos uma resposta tão simples, não é mesmo? Mas mesmo assim vamos tentar simplificar, ok? Vamos lá!

Não existe um valor padronizado para o lucro de um tatuador, isto pode variar por diversos fatores como: região, valor agregado ao estúdio, estilo de tatuagem, tamanho da tatuagem, dentre tantas outras variáveis.

Como calcular a estimativa de faturamento como tatuador

O tatuador é um profissional que ganha por hora trabalhada e há uma limitação grande nesse sentido: um tatuador só consegue atender um cliente por vez. Então, é muito importante saber cobrar corretamente pelo seu trabalho para ter um faturamento interessante no final do mês.

Para calcular esse valor corretamente é necessário somar todos os custos envolvidos na profissão, desde aluguel do espaço, os cursos que você fez e vai fazer, desgaste do equipamento e muito mais.

O tatuador vai ganhando cada vez melhor à medida que vai ganhando mais experiência e relevância, podendo cobrar mais pelo seu trabalho. Por outro lado, esses tatuadores mais experientes são também os que têm mais custo, com infraestrutura e marketing, por exemplo.

No final das contas, o quanto você vai ganhar depende do quanto você consegue cobrar e do quanto você vai investir. E lembre-se: o que você recebe do cliente não é lucro. Muitos custos terão que ser supridos e o seu lucro só chegará após esses descontos. Então cuidado para não pagar para trabalhar na hora de definir o valor da sua hora de trabalho.

Demora-se muito para ter um retorno financeiro?

De uma forma geral o retorno financeiro é de fato rápido, em vista de outros investimentos e tipos de negócios onde você precisaria de um grande estoque, logística de entrega ao cliente, sistema integrados com estoque e afins. Um estúdio é algo que pode trazer um retorno muito rápido, em especial por conta do mundo digital que vivemos. Hoje uma boa ação de marketing com baixo custo de investimento inicial, pode rapidamente conseguir um aumento significativo de clientes, que poderia levar pelo menos 6 meses da forma tradicional no anunciar boca a boca, com folhetos, banners etc.

Podemos apostar num rápido retorno financeiro nas seguintes condições:

  • Ter um bom trabalho de divulgação;
  • Ser um profissional preparado e qualificado;
  • Ter um estúdio que atenda às necessidades mínimas, com um ambiente agradável onde possa ser feito um trabalho bacana!

Ficou animado para entrar nessa profissão? Acompanhe nossos conteúdos para saber dicas, tendências e esclarecimentos valiosos sobre esse mercado. Tenho certeza que será um grande diferencial na sua trajetória.