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O que estamos aprendendo com a quarentena: mundo digital e tattoo

2 de abril de 2020 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Estamos em um período de incertezas. A pandemia do coronavírus mexeu com todos, nesse período é essencial ficar em quarentena e sair de casa apenas para comprar itens básicos como alimentícios e de higiene pessoal (fica em casa). Sendo assim, muitas são as nossas dúvidas em como proceder, o que fazer nesse período. Como fica o mundo da tattoo?

Há algumas décadas, tatuagens não tinham tanto alcance quanto têm na atualidade. Felizmente, isso mudou e a profissão de tatuador está cada vez mais em alta. Quem trabalha na área precisa ir além da criatividade e ter atenção ao mercado, acompanhar as tendências e saber como captar clientes. Sabendo da dificuldade do momento criamos esse post para relembrar os tatuadores que visibilidade digital é muito importante. 

Afinal, elas podem ser de grande ajuda para a sua missão — continuar tatuando. Se você tem interesse pelo assunto e quer saber mais a respeito, leia este post até o fim! 

Eu preciso postar nesse período? 

Sim! Mais do que nunca você deve alimentar as redes sociais! Aproveite para postar tattoos antigas, vídeos esquecidos, até mesmo alguns memes, quem sabe! Você muito provavelmente já ouviu aquele papo de “era da informação”, certo? No entanto, nunca é demais repetir: vivemos em tempos malucos, nos quais a comunicação ocorre de forma praticamente instantânea. 

Mostrar o trabalho para o mundo 

A não ser que você venha de um planeta distante, já deve ter percebido que as pessoas não largam os smartphones. Tudo é móvel e sob demanda. Nesse contexto, as redes sociais já ultrapassaram seus antigos limites, porque não servem mais apenas para mandar mensagens ou compartilhar memes. 

Essas mídias são potenciais plataformas de negócio e vitrines nas quais você pode divulgar seu trabalho e impressionar a clientela. Imagine-se no lugar da pessoa que está a fim de fazer uma tattoo. O que você faria para ter ideias e encontrar algumas inspirações? Procuraria na internet, é claro! 

Tenha proximidade do seu cliente 

A mídia social não só aproxima você do cliente novo: ela também ajuda a fidelizar quem já tatuou com você, porque a pessoa pode acompanhar a evolução do seu trabalho, ficar sabendo de certificações e cursos que você fez. 

Além disso, uma simples mensagem no inbox é uma ferramenta comunicativa muito mais útil do que parece, pois pode resolver a sua vida profissional, esteja sempre atento as mensagens enviadas no privado! Ali pode existir uma mina de dinheiro. Muitas vezes, os interessados em tatuar querem: 

  • saber qual é o seu estilo de tattoo; 
  • compreender o seu esquema de sessões; 
  • entender quanto você cobra de sinal e o seu preço; 
  • perguntar se rola fazer um esboço da tattoo; 
  • sacar as formas de pagamento que você utiliza. 

Enfim, estar disponível na rede social é muito efetivo para responder dúvidas comuns e se aproximar do pessoal. Nem todo mundo sabe o que quer logo de cara e a sua disponibilidade pode ser o diferencial que faltava para uma pessoa escolher o tatuador — você, no caso. 

Lembre-se: a ideia é que você tenha reconhecimento profissional e que as pessoas sigam seus perfis pelas tatuagens. Portanto, evite compartilhar coisas muito pessoais, um meme relacionado ao assunto pode, né, minha filha?! Quando for utilizar sua rotina como assunto, não se exponha tanto, ok? 

Devo postar no instagram? 

Instagram é a mídia social mais famosa do mundo neste momento. Disponível para Windows, Android e iOS, o app é um dos mais utilizados em todo o mundo. 

Tudo isso graças ao seu propósito totalmente direto e objetivo: você tira uma foto, aplica um filtro (se quiser, é claro), posta e pronto! A partir disso, seus seguidores têm acesso imediato à imagem postada. Não é tão difícil imaginar os motivo pelos quais o Insta funciona tão bem para tatuadores, não é mesmo? Na prática, ele acaba funcionando como um excelente portfólio online. 

Você pode mostrar as últimas tattoos que fez, expor um pouquinho do seu cotidiano no stories (pequenos vídeos), até mesmo lives, mostrando um pouquinho do seu dia-a-dia no estúdio e até mesmo tirar fotos dos bastidores. Uma boa dica é pedir para que algum amigo clique você enquanto tatua alguém. Isso dá uma incrementada no seu perfil e passa uma imagem profissional muito bacana.  Mostrar o ambiente do estúdio também é uma boa dica, isso pode atrair visitantes que podem virar clientes. 

Para fazer um melhor uso dessa plataforma, experimente postar com regularidade. Se você conseguir e tiver bons materiais para fazer mais de um post por dia, ótimo! Se não, escolha dois ou três dias da semana para publicar. 

Não se esqueça nunca das hashtags (#). Você pode usá-las para identificar as técnicas e/ou o estilo aplicado nos desenhos. É válido escolher termos tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, porque assim o alcance das postagens pode aumentar. 

SEMPRE, sempre cheque seu DM, pois muitas pessoas têm vergonha de perguntar no feed e acabam respondendo stories ou te chamando no particular para conversar mais sobre o seu trabalho. 

O que aprender com esse período? 

Primeiro de tudo é não ter somente uma fonte de renda, você é um artista, faça arte! Trocadilhos a parte, você pode fazer prints, pintar quadros, o que você desejar. Nunca se sabe quando uma reserva de emergência será necessária, então, um plano B é sempre uma boa opção. 

Outra dica é, esteja presente no mundo digital! Nossas vidas cada vez mais vem sendo tomadas pelos apps e suas versatilidades, esteja você também. E lembre-se, sua marca pessoal é tudo, seja gentil com os clientes, lembre-se, educação é essencial.   

Mais do que nunca, você precisa ter uma página online, um lugar que te permita atender e fazer agendamentos de tattoos! É ISSO QUE A FIND te oferece! Nós oferecemos uma página totalmente sua! Com agendamento, captação de clientes e venda de flashtattoos! 

Vem com a gente! 

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