Blog / Mercado

Metamorfose eternizada: como a Godarc se tornou um oásis das artes

23 de agosto de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Salinha com caveiras, desenhos de correntes e teto preto? Nem todo estúdio de tatuagem é assim. Na região da Pampulha, em Belo Horizonte, visitamos a Godarc, um espaço que reúne tatuadoras profundamente criativas e perfeccionistas, e que também serve como um lugar para relaxar, tanto pelo Café, quanto pela Galeria de Arte, o bazar com peças autorais e o paisagismo, que alegra ainda mais o ambiente.

“Opa. Pera aí. Que história é essa de estúdio de tatuagem coloridinho e alegre”? Pois é, essa é a Godarc e a gente conta mais do que viu por lá aqui no post. Confira!

O espaço da Godarc

Criado em um galpão de uma antiga borracharia, o espaço ampliado e colaborativo da Godarc desenvolve as habilidades artísticas de cada residente e também, de quem expõe sua arte lá. E isso, claro, impacta o meio onde ele está localizado.

Godarc - Estúdio de tatuagem em Belo Horizonte

O estiloso espaço da Godarc

A Galeria Multicultural formada por esse time de tatuadoras muito talentosas (sim, todas mulheres), está sempre movimentado e as ações para aprimorar a comunidade e a conexão entre artistas são parte do dia a dia. “Não há nada parecido por ali e quando as pessoas passam, percebem de cara que há algo diferente acontecendo na região da Pampulha”, diz Camilla, fundadora da Galeria.

O nome Godarc

Uma das questões mais recorrentes sobre essa galeria diz respeito à fonte do nome. E nós perguntamos isso para as tatuadoras.

Estávamos buscando um nome original, que representasse os ideais de cada uma de nós. Parceria, evolução, amizade, transição… Como o ciclo de vida da borboleta. Foi assim que chegamos à belíssima mariposa que leva esse nome”, conta Carolina.

Godarc, há 2 anos o título foi escolhido e brindado por essas mulheres que concluíram mais uma grande metamorfose em suas vidas. Elas modificam o corpo das pessoas e também se empenham nas questões sociais, do meio ambiente, se ocupam com a melhoria do ser humano como um todo.

As tatuadoras da Godarc

As tatuadoras residentes Camilla, @camillatattoo, Carolina  @cajurine , Nathalia @nathaliatattoo , Gabriela @gabriela.utsch ,Thaís @thais.gallo e Marcella @cella.studiolop

contaram um pouco sobre seus caminhos até a Godarc. Cada uma, em momentos distintos da vida, se encontrou no curso de Belas Artes e deram seguimento às suas veias artísticas na pele, mesmo com todo o preconceito e machismo que ainda existe na profissão.

Camilla Campos, uma das fundadoras da Godarc

Antes, era uma arte marginalizada. E ainda estranham sermos todas mulheres trabalhando aqui. Há o assédio psicológico, em vários momentos perguntam: “Onde está o dono?” ou “Quero falar com o tatuador”. Ouvimos essas frases diariamente mas já nem ligamos mais. A grande maioria dos clientes hoje, são mulheres”, comentaram Gabriela e Nathália.

O conceito do lugar desconstrói a velha bolha. Ali, todos têm lugar de fala e ação.

Esse universo da tatuagem nasceu machista, dominado por homens e seus espaços masculinizados, diferencial primeiro da Godarc, que chama a atenção de todos por ser muito convidativa, mesmo para quem não vai fazer uma tattoo.

Quer mais? Então veja só outro ponto que a Camilla contou pra gente: “Reciclamos todo o lixo produzido aqui, direcionamos os cães abandonados a novos donos e até temos notícias dos filhotes que nascem”. Sensacional, não é mesmo?

Eventos

Além de trazer profissionais de responsa e um belo espaço, o estúdio Godarc sai ainda mais um pouco fora do convencional em outros aspectos. Por lá também são realizados eventos como a Campanha do Agasalho, Trocas Criativas, sessões de cinema comentadas, o Peles de Concreto, o Tecnologias Orgânicas, Bazar de artistas independentes, entre outros.

E não pára por aí: após o sucesso do FlashDay Botanico, FlashDay Nerd, Tattoo Beneficente e o FlashDay PRIDE, vão realizar a segunda edição que será dia 26 de agosto. Segundo Carolina e Camilla, “É muito importante aproximar as pessoas, pois aquilo que não conhecemos causa estranhamento e essa é a função do evento: trazer esse universo para perto, desmistificar e celebrar a luta e o orgulho LGBT”.

Além da festa, drinks, boa música, convidados especiais e  flashtatoos, ainda serão sorteadas 5 tatuagens, uma com o desenho de cada tatuadora residente.

O que percebemos ao visitar o Godarc é que, independe dos preconceitos, a luta das tatuadoras que estão por lá é feminista, com pulso firme na tatuagem e também, fomentando a cultura fora dos corredores tradicionais da cidade. E só por isso o estúdio já vale uma visita. O trabalho impactante realizado por elas pulsa além das agulhas e telas. Os ideais vão muito além das paredes da Galeria Multicultural.

A Godarc é um lugar inesquecível e instigante, como uma boa tattoo.

Conheça:

No Facebook

https://www.facebook.com/godarc.galeria/

FLASHDAY PRIDE e informações do sorteio

https://www.facebook.com/events/234988403795813/

No Instagram

@godarc.galeria

@godarc.tatuagem

@godarc.sabores