Blog / Mercado

Mercado de tatuagem no Brasil: confira as tendências para 2018

6 de fevereiro de 2018 Luciana Leal Paiva Compartilhar facebook Twitter

Você que é tatuador, leva seu trampo a sério e não quer ser só mais um na multidão, com certeza deve estar sempre ligado nas novidades do mercado e no que vai ser tendência daqui a uns anos, não é não?

Estar por dentro dessas novidades adianta muito o nosso lado, ainda mais agora que o número de tatuadores cresceu pra caramba e é preciso buscar um diferencial para se manter na disputa.

Mas como nós estamos aqui pra te dar uma força, vai ficar muito mais fácil entender o mercado de tatuagem no Brasil. Vem com a gente!

1. Mercado sem crise

A crise tem sido uma realidade pra todo mundo, mas tem gente por aí dizendo que no mercado de tatuagens esse problema não existe não. Então a primeira tendência para 2018 é um mercado sem crise, sem neurose. 

Existem algumas teorias para explicar o aumento no número de tatuadores nos últimos anos, mas a gente destacou as duas principais para você. Confere aí!

Pararam de condenar os tatuados

Quem curte pesquisar um pouco sobre a história da tatuagem  e nem precisa pesquisar muito pra saber disso  já viu que ela era uma sentença de exclusão social até pouco tempo atrás.

Se você tivesse uma tatuagem era comparado a um bandido e virava a ovelha negra da família  e do escritório. Mas o tempo passou, o mundo mudou e hoje a tatuagem não é mais exclusividade dos rebeldes e revoltados.

Assim, muita gente criou coragem e começou a apostar nessa arte. Hoje é muito mais difícil encontrar uma pessoa que não tenha nenhum desenho no corpo.

Aprenderam a valorizar a arte

Até hoje muita gente cisma que sua tatuagem está muito cara, não é não? Bom, lá no passado isso era bem pior. Muita gente deixava de fazer uma tattoo porque achava o preço muito alto, mas isso também mudou.

Hoje, depois que a internet disponibilizou informação, as pessoas ficaram mais conscientes do verdadeiro valor de um artista de tatuagem. Então, para garantir um trabalho sério e seguro, a maioria paga o valor e não discute.

Moral da história: você pode esperar um crescimento bacana no mercado de tatuagem no Brasil para 2018, mas com o crescimento também vem a concorrência. A melhor maneira de não ter que se preocupar com isso é procurar evoluir sempre, aprender a cada dia, estudar e se dedicar, beleza?

2. Nascem novas técnicas

Outra coisa que você já deve ter se ligado é que houve uma mudança na preferência das pessoas em relação às tatuagens de uns dois anos pra cá. A tendência é que a preferência da galera mude cada vez mais rápido, já que a internet disponibiliza informação de todos os cantos do mundo.

A medida que a tecnologia vai caminhando, é normal que apareça também novas técnicas, até porque, como dissemos agora há pouco, o número de tatuadores vai crescer e a grande jogada pra se diferenciar nesse mercado é apostar em qualidade e novidade.

Se você faz um estilo mais Old School e não teve tanta paciência para se inteirar das novidades, a gente te ajuda. Afinal, um bom tatuador deve estar sempre por dentro do que está acontecendo nesse universo, beleza? Dá uma olhada.

Neo Tradicional

As tatuagens neo tradicional buscam inspiração na Old School e New School, por isso são muito coloridas e vibrantes. Além disso, elas têm mais profundidade, buscam mais realismo, são muito simétricas e pouco sombreadas.

Minimalistas

Menos é mais! Esse é o dilema dessas tattoos. Desenhos delicados, geralmente pequenos  ou bem pequenos  com traços finos e simples têm conquistado as mulheres nos últimos anos e provavelmente continuará conquistando em 2018.

Aquerelado

As tattoos coloridas que imitam o efeito da tinta aquarela na pele bombaram quando começaram a aparecer. A técnica não é nada simples e precisa de especialização, já que não existem muitos contornos sobre o desenho e parece que a tinta se espalhou na pele.

Pontilhismo

A tattoo pontilhada ganhou muitos adeptos e dá pra adaptar a técnica a qualquer desenho. Os pontos são agrupados e organizados de forma que crie um desenho e dê a sensação de realidade. Ao contrário do que a galera pensa, a técnica não é nova, sendo bem característica nos desenhos da Tailândia e Camboja.

Ultrarrealista

Essa é a técnica usada por quem quer se especializar em desenhar rostos parecidos com a realidade. Você precisa alinhar profundidade, cor e sombreamento pra ter um desenho ultrarrealista e são poucos os tatuadores que alcançam esse resultado. 

3. A busca por destaque

A nossa terceira tendência no mercado de tatuagem no Brasil é em relação à forma como os artistas vão começar a se organizar para buscar destaque na área. Com tanta gente chegando é preciso chamar a atenção do público de alguma maneira, já que qualidade é mais que obrigação.

Aliás, tem uma coisa que ainda não está completamente definida nesse mercado: se daqui pra frente a concorrência vai aumentar tanto que a grande maioria vai investir pesado em qualificação ou se teremos uma multidão de tatuadores sem a menor capacidade.

Uma coisa é certa: o número de pessoas que procuram um tatuador para cobrir alguma cagada que outro fez aumentou bastante, assim como o número de pessoas que querem apagar uma tattoo.

Então o que você deve ter em mente para se destacar é: qualificação, qualificação e qualificação, beleza? Chega de papo e vamos ver o que a galera vai fazer em 2018 pra tentar chamar a atenção  além da qualificação:

Se dedicar a uma técnica

Você pode até pensar: ah, isso não é nenhuma novidade, mas a tendência é que os tatuadores busquem limitar seu trabalho e passem a oferecer menos técnicas em seu estúdio. Isso segmenta o público e faz com que você converse com clientes que sabem o que querem.

Hoje já existem tatuadores que trabalham com uma única técnica e até mesmo estúdios que atendem apenas mulheres.

Apostar em estúdios temáticos

Os tatuadores gostam de colocar todo seu estilo no estúdio e isso é muito bacana porque cria uma identidade e até mesmo uma marca, mas a aposta do próximo ano são os estúdios temáticos.

Pode ser um bar, com cerveja gelada e uma área para lazer ou um espaço todo inspirado no “Old School”. O que importa é criar uma experiência para o cliente que vai além da tatuagem.

Participar de flash days

Essa é boa para quem está começando e ainda não tem muito nome. Participar de flash days e oferecer tatuagens simples a um preço mais acessível é uma forma de chamar atenção no mercado.

Geralmente são organizados eventos bem grandes, que reúnem uma boa galera interessada em pagar mais barato por uma tattoo. É bom aproveitar e distribuir muitos cartões de visita com seu contato, além de bater um papo com a galera e conhecer mais profissionais da área.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as tendências para o mercado de tatuagem no Brasil em 2018? A situação até que está bem favorável para quem trabalha nesse ramo, já que a procura tem crescido a cada dia e ainda existem muitas maneiras de se diferenciar.

E se você tem alguma ideia, uma previsão ou só quiser bater um papo mesmo sobre esse assunto, não perde tempo e deixa logo um comentário aqui em baixo!