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Guia completo para o tatuador divulgar seu trabalho na internet e redes sociais

12 de dezembro de 2018 Luciana Leal Paiva Compartilhar facebook Twitter

1. Introdução

Desde sempre, costumamos ouvir que a propaganda boca a boca é a maneira mais eficiente de conquistar a fidelidade dos clientes, e isso é verdade até hoje! O que esquecemos, algumas vezes, é que algumas pessoas costumam passar mais tempo se comunicando pela Internet do que pessoalmente, portanto, essa propaganda acontece também por meios digitais e temos que nos adequar a isso.

De modo geral, quando alguém pensa em fazer uma nova tatuagem, além de escolher um desenho bonito, quer também encontrar um estúdio que tenha uma boa reputação. É nesse momento que seu futuro cliente vai buscar informações na Internet e é preciso estar pronta para apresentar seu trabalho e sua empresa da melhor maneira possível.

Para ajudá-la, preparamos este e-book com todas as informações necessárias para conquistar o sucesso na Internet e nas redes sociais, ensinando como criar uma estratégia e publicar conteúdos.

2. Como divulgar o trabalho na Internet e nas redes sociais?

Divulgar o seu trabalho na Internet não é uma tarefa fácil, contudo, não é impossível, desde que você dedique um pouco de seu tempo para isso. Existem várias redes sociais que podem auxiliá-la. Conheça as principais e aprenda a utilizá-las a seu favor.

2.1 Crie uma página no Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo todo. Até junho de 2017, eram cerca de 2 bilhões de usuários cadastrados, e esse número só tende a crescer. Criando uma página para seu estúdio, as possibilidades de ser vista aumentarão muito!

Preencha todas as informações sobre seu estúdio, adicione uma imagem de perfil com o tamanho de 180 x 180 pixels, uma imagem de capa de 820 x 312 pixels e pronto! Sua página está criada.

Lembre-se de escolher um nome simples para aparecer na URL. Dessa maneira, ficará mais fácil divulgar seu endereço.

Por estar em constante evolução, o Facebook sempre cria ferramentas que facilitam a vida de seus usuários e é importante saber utilizá-las. Entenda!

2.1.1 Crie eventos para seu estúdio

Se acontecerá uma promoção, um flash day ou alguma ação em seu estúdio, crie um evento e divulgue-o para seus seguidores. Nele, é possível adicionar imagens, descrição, mensurar quem está interessado e interagir sem poluir sua página principal.

Ao aceitar um convite para seu evento, os seguidores serão notificados quando ele estiver perto de ocorrer e a possibilidade de esquecerem diminuirá bastante.

Lembre-se de caprichar na descrição e adicionar uma arte que chame atenção. A imagem utilizada na criação de um evento deve ter o tamanho de 500 x 262 pixels.

2.1.2 Faça lives

Não é de hoje que o Facebook está querendo derrubar seu maior concorrente, o YouTube. Para tanto, ele dá prioridade e exibe, para um maior número de pessoas, os vídeos postados diretamente em sua plataforma, e isso também vale para os vídeos ao vivo.

Se você vai começar uma tatuagem que terá um resultado bacana, use uma câmera ou o seu celular para gravar o processo ao vivo. Muita gente curiosa vai querer assistir e até interagir.

2.1.3 Organize suas fotos em álbuns temáticos

Todo tatuador costuma fazer diversos trabalhos durante o dia, e registrar tudo em fotografias é muito importante. Com certeza, o maior volume de conteúdo publicado em sua página do Facebook será composto dessas imagens, mas tenha cuidado.

Uma pessoa interessada em fazer uma tatuagem Old School, por exemplo, vai querer observar seus trabalhos nesse estilo específico, portanto, separar suas fotos de tatuagens em álbuns com cada estilo é muito importante.

2.1.4 Fique atenta à sua caixa de entrada

Durante o dia, muitos potenciais clientes podem enviar mensagens privadas para tirar dúvidas, agendar horários ou até para perguntar o preço das sessões. Fique atenta e responda o mais rápido possível.

2.1.5 Melhore sua reputação com as avaliações do público

Outro recurso muito interessante das páginas do Facebook são as avaliações de seu público. Com elas, é possível qualificar seu estúdio e fazer uma recomendação sobre ele. Isso fica registrado em sua página e pode aparecer no perfil pessoal de seus clientes, aumentando sua chance de ser vista.

Sempre que terminar uma tatuagem, não esqueça de pedir para seu cliente fazer uma avaliação sobre o estúdio no Facebook.

2.1.6 Faça postagens relevantes e em horários estratégicos

Não se resuma a apenas fotos de tatuagens em sua página do Facebook. Procure diversificar nos tipos de conteúdos, como registros do dia a dia no estúdio, links com matérias relevantes e até pequenos vídeos ou imagens relacionados ao seu negócio.

Uma boa ideia são tutoriais curtos de como cuidar da tatuagem, reviews sobre novos equipamentos adquiridos ou até o antes e depois de uma tattoo de cobertura. Seja criativa!

Lembre-se também de criar espaços entre as publicações. Postar tudo de uma vez não é eficiente e poucas pessoas conseguirão visualizar. As páginas do Facebook permitem o agendamento de postagens exatamente por esse motivo.

2.2 Crie um perfil no Instagram

Instagram é a rede social ideal para quem trabalha com tatuagens ou artes em geral, afinal, seu foco é unicamente nas imagens e em vídeos curtos, com até 60 segundos. Seu número de usuários ainda é menor do que no Facebook — mas cresce exponencialmente a cada dia. Existem usuários que simplesmente não o trocam por nada!

Criar uma conta no Instagram é muito fácil. Basta instalar o aplicativo para Android ou iOS, cadastrar-se ou logar com seu Facebook, preencher alguns dados e escolher um nome de usuário — de preferência, o mesmo da URL de sua página no Facebook.

Não se esqueça de colocar uma imagem de perfil no tamanho de 180 x 180 pixels e padronize as imagens postadas em sua linha do tempo com o tamanho de 1080 x 1080 pixels.

Transforme sua conta do Instagram em um perfil empresarial acessando as opções de sua conta e selecionando “Mudar para perfil comercial”. Logo depois, conecte sua página do Facebook e você poderá desfrutar de novos recursos exclusivos.

Quanto ao conteúdo e à frequência das postagens, vale o mesmo padrão que já foi explicado anteriormente. Apenas procure publicar em horários diferentes do seu Facebook, para que seus seguidores não sejam “bombardeados” ao mesmo tempo em duas redes sociais.

Infelizmente, o Instagram não permite o agendamento de postagens e não existe uma maneira oficial de publicar fotos pelo computador, contudo, existem opções de terceiros que fazem essa tarefa muito bem. A melhor plataforma para o agendamento de postagens do Instagram é o serviço brasileiro Postgrain.

2.3 Considere usar o Pinterest

Pinterest é uma grande galeria de arte, muito fácil de gerenciar e que não vai lhe dar muito trabalho. Basta criar um perfil e organizar as fotos de suas tatuagens por categorias.

Com o tempo, pessoas que buscam inspiração para tatuagens no Google — ou no próprio Pinterest — vão encontrar o seu perfil e isso pode lhe trazer novos seguidores ou clientes.

2.4 Não faça nada além de sua capacidade

Se a rotina em seu estúdio é muito pesada e sua equipe é limitada, não é interessante entrar em muitas redes sociais. Procure dedicar seu tempo apenas às que você tem condições de gerenciar de maneira eficiente. É melhor fazer um bom trabalho em uma ou duas redes do que um trabalho ruim em várias.

Para obter sucesso em sua estratégia, dedicação e criatividade são fatores decisivos para conseguir novos seguidores e, consequentemente, clientes para seu estúdio de tatuagem. Assim, as dicas a seguir serão de grande ajuda.

3. Dica 1: Crie um engajamento

O engajamento pode ser definido como o quanto seu público participa, interage e mobiliza-se em torno da presença de sua marca, e isso é importante para converter seguidores em clientes, afinal, de nada adianta ter 2 mil seguidores e nenhum deles recomendá-la ou tatuar-se em seu estúdio.

Ofereça uma boa experiência a seus seguidores e, como resposta, você receberá a interação deles com perguntas, comentários, curtidas etc. Para que isso ocorra, você precisa seguir alguns passos. Veja!

3.1 Defina sua persona

Antes de produzir conteúdo em uma rede social, é preciso saber para quem vai falar. Defina uma persona — ou várias — montando um perfil fictício de quem vai consumir seus conteúdos, com base nos dados mais reais possíveis:

  • nome,
  • idade;
  • profissão;
  • formação;
  • objetivos;
  • quais problemas enfrenta;
  • como você pode ajudá-la.

3.2 Use uma linguagem específica

Defina o modo que sua empresa vai falar para suas personas: formal, informal, descolado etc. Procure apenas não exagerar demais e tenha certeza de que está mantendo esse padrão em todas as postagens.

3.3 Cuidado com erros de português

Use o corretor ortográfico e leia seus textos mais de uma vez. Se seu português não é dos melhores, peça para um funcionário ou amigo revisar o conteúdo, postando-o apenas depois de ter certeza de que não há nada de errado.

3.4 Produza conteúdo adequado para sua persona

Além das fotos das tatuagens que você faz em seu estúdio, crie conteúdos que sejam adequados para sua persona. Responda dúvidas que ela possa ter, faça enquetes, interaja durante as lives do Facebook e mostre que o perfil de seu estúdio não é apenas um agregador de fotos, mas também um lugar bacana e descontraído, no qual é possível interagir e conhecer mais sobre o mundo da tatuagem.

4. Dica 2: Capriche na edição das imagens para as redes sociais

Se você é uma tatuadora, já temos uma certeza: tem bom gosto e criatividade de sobra. Seguindo essa ideia, temos que lembrá-la que, ao divulgar suas imagens em suas redes sociais, é importante que elas tenham boa qualidade e chamem atenção.

Não adianta fazer tatuagens incríveis e publicar fotos ruins, com dimensões diferentes e que não destaquem sua arte da maneira que ela merece. Tenha foco no desenho e, se possível, tenha uma parede de cor escura em seu estúdio para usar como fundo e melhorar a visibilidade das fotos das tattoos.

Coloque o endereço de seu Facebook ou Instagram em algum canto da foto, pois se ela for publicada em algum site, blog ou até no Pinterest, outras pessoas poderão saber qual a sua origem.

Invista em uma boa câmera e aprenda a utilizá-la, pois seu produto merece e precisa ser bem apresentado.

Intercale as imagens de suas criações com outros tipos de fotos, como as de seu cotidiano no estúdio, seus rascunhos e até o antes e depois de uma cobertura.

5. Dica 3: Tenha um site com seus principais trabalhos

Redes sociais são ótimas ferramentas e podem lhe trazer muitos clientes, entretanto, existe um pequeno problema: você não tem um controle total sobre elas. Por esse motivo, é necessário disponibilizar um site com seu portfólio e dados para contato.

Caso não seja um bom momento para investir num profissional de Webdesign, arrisque-se com o WordPress, o melhor e maior sistema gerenciador de conteúdos do mundo. Com essa ferramenta, é possível construir blogs, sites e vários outros tipos de plataformas on-line.

Compre um domínio — seu endereço on-line — e procure uma hospedagem especializada em WordPress, que ofereça o recurso de instalá-lo com apenas um clique.

É possível também comprar um tema profissional para o WordPress no site Envato Market, caso não tenha conhecimento para personalizá-lo por sua conta.

Disponibilize os melhores trabalhos em seu site, sempre organizando-os em galerias por estilo de tatuagem e, se tiver um tempo livre, produza textos com dicas para sua persona. Isso aumenta as chances de você ser encontrada em uma busca no Google, pois sites que produzem conteúdo têm a preferência na ordem dos resultados.

6. Dica 4: Faça promoções para conquistar novos seguidores

Tenha o costume de fazer pequenas promoções oferecendo tatuagens ou descontos. Um bom exemplo disso são os flash days, em que alguns desenhos simples são previamente definidos e podem ser feitos rapidamente por um valor reduzido. Defina temas de acordo com a época do ano ou assunto: Halloween, Nossa Senhora Aparecida, frases etc.

Um sorteio de vez em quando também é uma boa maneira de produzir um efeito manada e conseguir novos seguidores. Sorteie uma tatuagem para quem compartilhar uma postagem e marcar um número determinado de amigos. Anuncie o ganhador durante uma live do Facebook, por exemplo.

7. Dica 5: Utilize as hashtags

As hashtags começaram no Twitter e estenderam-se para as demais redes sociais. Com elas, é possível realizar marcações e definir o assunto que é tratado em suas postagens. É uma maneira de fazer com que usuários encontrem seu conteúdo sem conhecê-la.

Um bom exemplo é o seguinte: se você postou a foto de uma tatuagem de filtro dos sonhos no estilo aquarela, inclua — além da descrição da imagem, que é muito importante — as hashtags #tattoo #aquarela #tatuagem #filtrodossonhos.

Só não abuse desse recurso, pois isso pode “emporcalhar” sua postagem e deixá-la muito confusa. Não existe um limite para o uso de hashtags, apenas o bom senso.

8. Conclusão

Neste e-book, foram apresentados os principais recursos para iniciar sua estratégia de divulgação de um estúdio de tatuagem na Internet e nas redes sociais. Esse é apenas o começo de uma grande jornada, em que o empenho e a qualidade de suas ações determinarão o sucesso de seu negócio e sua imagem junto aos seus clientes.