Blog / Mercado

Abri um estúdio de tatuagem: E agora?

30 de julho de 2020 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter
Homem todo tatuado de cabeça para baixo com as mãos na cabeça com cara de preocupado

O que fazer quando bate aquela vontade de abrir um estúdio? Por onde começar? O que fazer? O que é necessário para ter sucesso com meu estúdio de tatuagem?

Como lidar com esse turbilhão de sentimentos?

 

entrada de um estudio de tatuagem cores fortes dentro do estúdio por fora rua escura

Homem desenhando com pincel braços todos tatuados usando tintas pretas

Abri meu estúdio…. E agora?

Em um bate-papo com Letícia Vaz de Mello, conhecida como @lexi.piercer, ela nos relata, que começou a empreender junto com o marido o também body piercer, Gui Cyhad, @guicyhad.

Primeiramente, eles atendiam em um estúdio em casa. Ambos trabalhavam em empregos fixos, simultaneamente e não conseguiam se dedicar exclusivamente ao estúdio. Após largar o emprego em uma agência de publicidade (ela é publicitária de formação), Lexie, pegou a grana do acerto e abriu um estúdio na rua.

Ainda, ela deixa claro que não foi fácil, por ser de outra área, logo, foi necessário aprender muito sobre piercing e tatuagem. E, definitivamente, aprender sobre como administrar um estúdio.

Certamente com tempo ela cresceu muito! Atualmente possui três estúdios em Belo Horizonte e uma equipe com trinta artistas!

Estudio de tatuagem em Minas Gerais Belo horizonte todo estiloso com poltronas amarelas e vidros por toda parte

estudio de tataugem em belo horizonte minas gerais todo decorado com quadros na parede ao cubo

“Meus empregos passados me deram um pouco de conhecimento prévio sobre equipe e muito pouco de administração. Mas nada poderia me preparar para a dificuldade de gerenciar uma equipe de tatuadores e piercers.” Nos relata a body piercer.

 

E os boletos?

Com toda a certeza, calcular o retorno do estúdio é importante! Pois, só assim você consegue manter as contas em dia, com o propósito de realizar melhorias no seu local de trabalho, algo que é essencial para os profissionais e clientes!

O ROI (Retorno Sobre Investimento)  é uma métrica muito importante e que pode ser usada em qualquer nível de investimento, separadamente ou de uma maneira ampla. No caso do estúdio de tatuagem, é possível fazer tudo de forma mais geral, simplificando no cálculo.

A conta é bem simples

Ganhos – Custo do investimento) / Custo do investimento no período

Homem com os braços tatuados com a mão no queixo assentado em um estúdio de tatuagem com uma pintura ao fundo em preto e branco

Mulher tatuada com os cabelos loiros com camiseta escrita not your baby

Momentos de crise

Segundo Lexie, é sempre bom estar preparado para passar por crises, segundo ela: “Nunca podemos nos dar por garantidos, o que está acontecendo agora [COVID-19} nunca poderia ser imaginado.”

Para ela é ideal ter uma reserva de dinheiro e um bom estoque de material. Dessa forma, ela salienta que quando os preços estão mais acessíveis é bom fazer uma compra volumosa, para ter em estoque e não precisar gastar muito em tempos de preços exorbitantes.

Ainda, a Body Piercer lembra que uma equipe comprometida e compreensiva ajuda muito em momentos de crise. Além disso, ela ressalta a importância de conversar com a equipe e saber valorizá-los. Afinal, quando eles crescem o negócio cresce junto.

Segundo Lexie, parcerias são essenciais.

Ela lembra que parcerias devem ser benéficas para ambos os lados.

Sendo assim, lembre-se de estudar como esse parceiro pode te ajudar e como você pode ajudá-lo! Essa relação é uma via de mão dupla!

Com um bom controle das despesas e dos ganhos, além de boas práticas em relação ao desenvolvimento do negócio, é possível ter uma boa saúde financeira e ainda conseguir crescer!

Dúvidas sobre como precificar os trampos no seu estúdio? Saiba como chegar ao valor ideal!