Blog / Mercado

5 dicas para montar um portfólio de tatuagem online!

24 de novembro de 2017 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

A melhor maneira de um artista divulgar seu trabalho é criando um portfólio online, e com os tatuadores, não é diferente. Você pode tirar algumas fotos bem bacanas e reunir seus melhores trabalhos em um só espaço. O melhor de tudo é que sua arte vai alcançar mais pessoas, e seu nome vai crescer muito mais rápido entre os clientes.

Mas será que você sabe mesmo criar um portfólio de tatuagem do jeito certo? Será que você está expondo seu trabalho de forma positiva? Se você costuma tirar uma foto e jogar em qualquer rede social, está fazendo isso errado! Existem alguns truques capazes de deixar sua página com aquele toque profissional e não são nada de outro mundo!

Por isso, hoje nós vamos reunir alguns desses truques e você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como colocar seu portfólio pra funcionar! Então, pegue um caderno, uma caneta e vamos lá!

1. Escolha um bom site

Existem sites especializados em portfólios e é bacana que você poste seus desenhos em um deles. Essa é a nossa primeira dica para dar aquele toque de profissionalismo ao seu trabalho. Quando as pessoas encontrarem suas tatuagens na internet, a apresentação dos desenhos passará mais credibilidade e confiança, o que aumenta suas chances de conquistar clientela.

Existem diferentes opções de sites e plataformas para você escolher. Tudo vai depender de quanta grana você está disposto a investir. Para ajudá-lo nessa escolha, listamos os principais sites que oferecem esse serviço.

Wix

Wix é um site muito flexível e intuitivo, ideal para quem não tem muito tempo e nem gosta de passar horas organizando layouts. Você arrasta e solta botões, textos, formas e ainda pode contar com vários templates que dão aquela força e adiantam o trabalho. Você pode optar pela versão gratuita ou Premium.

Behance

Behance é um site de portfólios muito famoso e funciona como uma rede social, na qual você consegue seguir pessoas, curtir e comentar posts. Isso garante mais visibilidade ao site e aumenta as chances de você ser visto. A visualização das fotos é bem elegante e organizada.

Portfolio Box

Outra opção é o Portfolio Box, que oferece um espaço muito elegante e organizado. Nele, você encontra trabalhos de design, arte, fotografia, maquiagem e consegue, até mesmo, criar uma loja online na versão Premium.

Além dessas dicas, você deve ter uma conta nas redes sociais. Não é legal manter só esse tipo de portfólio, já que você não consegue gerenciar como deveria, além de não passar o tal profissionalismo que nós já falamos. Mas, se a grana estiver curta, essa é uma boa opção para divulgar os trabalhos e alcançar mais pessoas.

2. Tire fotos profissionais

Uma foto mal tirada pode prejudicar a qualidade do seu trabalho, já que ela não transparece a realidade. A partir de agora, quando fotografar seus desenhos, siga as dicas que separamos para você:

  • use uma boa câmera: não importa se é do celular ou profissional; tirar fotos com uma boa câmera é mais do que uma obrigação;
  • cuide da iluminação: não use refletores, flash e iluminação amarelada; evite sombras com uma luz difusa;
  • busque enquadramento: para deixar tudo mais profissional, busque enquadrar bem o desenho na câmera; você pode usar as linhas de guia;
  • espere pelo momento certo: deixe a tattoo cicatrizar antes de fotografá-la para que você passe um resultado mais real.

3. Separe as fotos por estilo

Você já escolheu a plataforma, já tirou suas fotos profissionais e agora precisa organizar tudo isso lá na sua página. Nossa terceira dica é separar suas fotos ou álbuns por estilo de tatuagem. Crie uma categoria para animais, flores, desenhos femininos, dragões, realismo e por aí vai.

Isso faz com que as pessoas encontrem o que elas procuram com mais facilidade e ajuda você a dar sugestões baseadas em desenhos que você já fez. Não precisa criar muitas categorias diferentes, mas evite jogar tudo em uma mesma página para que seu cliente tenha que procurar.

4. Ordene as fotos pela complexidade

Outra dica no momento de separar as fotos em álbuns é começar a apresentação com seus trabalhos mais simples, com poucos detalhes e ir chegando nos desenhos maiores, mais coloridos e detalhados. Sim, parece muito metódico, mas, para cada dica, existe uma boa explicação.

Nem todos os clientes são tão ousados e a maioria não está em busca de tatuagens muito grandes. Se você começa seu portfólio com desenhos mais elaborados, existe uma chance de o seu futuro cliente perder o interesse por ter a sensação de que você não faz o que ele está procurando. Ele não se identifica e sai em busca de outro profissional.

5. Organize a disposição das fotos

Você está quase lá, agora só precisa posicionar as fotos de uma maneira mais elaborada para a sua página não virar um carnaval. Quando você pega um panfleto na rua e vê um monte de cores, imagens e muitos textos, com certeza sente um desconforto e não tem vontade de continuar olhando para ele, certo?

Acontece a mesma coisa com seu portfólio, e esse é um dos passos mais importantes para criar uma página bacana. Você vai garantir que as pessoas que visitarem sua página mantenham o foco em cada desenho e não fiquem confusas e desconfortáveis.

Primeiro, não coloque muitas fotos na mesma página. Escolha layouts ou templates que permitam passar as fotos uma a uma. Muitas imagens concentradas na tela desviam o foco e dificultam a concentração nos detalhes importantes.

Escolher um fundo neutro para sua página também é importante, já que você pode postar tatuagens coloridas. Um fundo muito chamativo, com imagens, paisagens ou cores fortes se mistura aos detalhes e às cores do desenho e poluem tudo, causando uma grande confusão mental.

E, falando em cor, evite criar um único álbum se baseando só em tatuagens coloridas. Você vai ter o mesmo problema com desvio de foco. O ideal é eleger uma categoria, como “flores” e misturar desenhos coloridos e P&B.

E, se você quer uma dica bônus, aí vai ela: mantenha seu portfólio de tatuagem sempre atualizado, excluindo fotos nas quais sua técnica ainda não estava tão legal e adicionando as novidades.

Agora que você já conhece todos os truques para montar um portfólio de tatuagem de respeito, é hora de entrar em ação. Lembre-se de que essas são apenas dicas que facilitam o seu trabalho, mas é importante seguir o seu estilo e dar sua cara para tudo aquilo que leva o seu nome.

E, se você quer continuar acompanhando dicas como essa, não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook!