Blog / Inspiração

Veja aqui o que você precisa saber antes de fazer sua primeira tatuagem

24 de maio de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Não se sabe ao certo a origem da tatuagem. Há registros de que os primeiros desenhos feitos no corpo humano datam da idade do cobre — 3.300 a 1.200 a.C. De qualquer modo, a tatuagem simboliza o desejo do homem de revelar algo sobre si mesmo! 

Se você está pensando em fazer sua primeira tatuagem, continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas. Confira!

Como escolher o desenho ideal?

Comece fazendo o seguinte exercício: imagine-se aos 18 anos, vivenciando novas descobertas a todo momento. Depois, aos 25, já em outra etapa da sua trajetória. E, por fim, depois dos 40 anos. Como você se vê em cada fase da vida?

A tattoo é algo que vai estar fixo em sua pele durante toda a vida (sim, é possível removê-la, mas falaremos disso mais adiante) e, portanto, deve ter um significado importante para você!

Os locais mais escolhidos costumam ser o pescoço, a mão e o antebraço. No entanto, por ser algo permanente, a tatuagem aparente pode representar um problema na hora de procurar um emprego. Por isso, reflita bastante sobre o desenho que quer fazer e qual parte do corpo pretende tatuar.

A seguir, vamos conhecer um pouco sobre os estilos mais populares. Veja quais deles inspiram você!

Oriental

Apesar de sua origem milenar, o estilo oriental continua sendo muito popular entre as pessoas que desejam fazer uma tatuagem. Geralmente, são usados elementos icônicos, como dragões, carpas, gueixas e ideogramas.

Tribal

A origem deste estilo está nas pinturas rupestres, e os desenhos gráficos são compostos por formas circulares ou pontiagudas, com traços grossos feitos somente com tinta preta.

New school

Os desenhos deste estilo são inspirados nos elementos da cultura pop, como histórias em quadrinhos, animês e mangás. Essas tatuagens costumam ser democráticas e de colorido bastante vivo.

Old school

São conhecidos como desenhos clássicos, feitos com linhas mais grossas, no estilo “navy” — coração com uma flecha no meio, âncoras etc. A paleta de cores compreende apenas o preto, o azul, o vermelho e o verde.

Pontilhismo

Também conhecida com “dotwork”, essa técnica é precisa e bastante detalhista, e consiste em fazer desenhos com pequenos pontos em traçados geométricos, a fim de criar uma ilusão de ótica. 

Como selecionar o estúdio e o tatuador?

Esse é, talvez, o passo mais importante para fazer a primeira tatuagem. Tanto o local quanto o tatuador devem ser de extrema confiança, por isso, leve em conta se o estúdio é limpo e seguro e, também, se o profissional tem boas recomendações. Se possível, peça indicações de amigos e conhecidos. 

O estúdio deve ser regularizado e ter todos os pertences esterilizados e higienizados. Procure consultar a agência sanitária da sua cidade para saber se o lugar está registrado devidamente e não hesite em pedir ao tatuador que abra as agulhas e os potes de tinta na hora em que for fazer a tattoo — esses materiais devem ser descartáveis!

Falando nas tintas, vale a pena consultar a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também aprova os pigmentos utilizados no procedimento, pois estes devem estar livres de componentes tóxicos e cancerígenos. 

E atenção: às vezes, “o barato sai caro”! Portanto, nada de escolher os preços mais em conta. Uma tatuagem mal feita pode infeccionar, deixar cicatrizes e, ainda, desencadear doenças, como a AIDS e a Hepatite C!

Como se preparar para fazer a primeira tatuagem?

Muitas pessoas querem saber se fazer uma tattoo dói. O que acontece, na verdade, é que a agulha penetra cerca de 1 mm na derme, causando algum tipo de irritação ou ardência. Há regiões do corpo que são mais sensíveis à dor do que outras, mas, nada que desanime o prazer de ver o seu corpo tatuado!

De qualquer maneira, é recomendável seguir algumas dicas antes de ir ao estúdio. Confira:

  • tenha uma boa noite de sono. Assim, você terá mais resistência;
  • capriche no café da manhã, pois ir de estômago vazio pode provocar tonturas e aumentar a dor;
  • tome bastante água, porque a pele hidratada é mais saudável;
  • não consuma bebidas alcoólicas antes de fazer a tatuagem. Elas afinam o sangue, tornando o sangramento mais intenso;
  • procure se distrair durante a sessão de tatuagem. Atente-se ao som do local, converse com o tatuador ou medite, se for o caso.

É possível remover uma tatuagem?

Sim, é possível remover uma tatuagem por meio do uso de laser. Porém, esse processo leva tempo e cada sessão tem um custo muito alto. E, mesmo removida, a tatuagem pode deixar cicatrizes.

As cores como o preto, o verde e o azul são mais fáceis de eliminar. Já as tonalidades mais claras, como o branco e o amarelo, são mais difíceis. Caso você se arrependa de ter feito o desenho e a tatuagem for pequena, existe a possibilidade de cobri-la com um desenho maior.

Por isso, pense com carinho se você quer mesmo fazer a primeira tatuagem e por que  está tão motivado. Não tenha pressa de ir ao estúdio e só faça se realmente estiver decidido!

Quais são os principais cuidados pós-tatuagem?

A tatuagem deve ser muito bem cuidada, para evitar problemas. Ao terminar o desenho, o profissional irá cobrir o local com uma bandagem, que deve permanecer por três horas. Depois, a região deve ser lavada com água e sabão.

Além desses cuidados, você também não pode se esquecer de:

  • usar pomadas tópicas de uso específico;
  • usar hidratante no local;
  • usar um protetor solar de alto fator;
  • evitar consumir ovos e frutos do mar;
  • evitar banhos de mar e de piscina.

A tatuagem revela muito sobre uma pessoa. Ao escolher um símbolo ou um desenho para tatuar na pele, você deve estar ciente de que a sua tatuagem contará um pouco das suas crenças, dos seus desejos e dos seus valores. Por isso, vale a pena refletir bastante antes de tomar essa decisão!

Se você gostou do post e quer ficar por dentro das nossas novidades, basta nos seguir nas redes sociais: Instagram e Facebook. Estamos esperando pelos seus cliques!