Blog / Inspiração

Tatuagem nos dedos: confira este texto antes de fazer a sua

19 de julho de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

A tatuagem nos dedos vem se tornando uma opção cada vez mais atraente para quem opta por desenhos pequenos ou delicados. Ela pode ser feita tanto na lateral quanto nas falanges superior ou inferior.

Por ser pequeno e de rápida execução, esse tipo de tatuagem é uma boa pedida para quem não quer sentir muita dor durante o processo. Vale, no entanto, ficar atento: por serem feitas em uma região onde a pele é mais fina, tattoos nos dedos exigem cuidados especiais, tanto na cicatrização quanto na manutenção.

Confira este post e fique por dentro de dicas, cuidados e tendências sobre essas tatuagens. Boa leitura!

Saiba os riscos da tatuagem nos dedos

A pele do dedo é muito fina e isso dificulta a pigmentação do local, mesmo quando se usa a tinta preta. Por isso, as tatuagens nessa área tendem a ficar com o aspecto borrado ou, em alguns casos, até sumir completamente depois de um tempo.

A cicatrização na região também é complicada, já que os dedos estão em constante movimento e muitas vezes têm contato com impurezas. A mão é uma das partes do corpo que mais troca de pele e isso pode fazer que a tatuagem descasque.

Então, antes de fazer a sua, tenha em mente que sessões posteriores para retoque podem ser necessárias.

Cuide da sua mão durante a recuperação

As mãos estão frequentemente em exposição e, por isso, requerem mais atenção durante o processo de cicatrização da tatuagem. Atividades do cotidiano — como colocar as mãos no bolso, lavar louça ou deixá-las expostas ao sol, entre outras — podem significar um grande perigo para a cicatrização da tattoo.

Além disso, a pele fica mais sensível nesse período e as casquinhas que se formam sobre a tatuagem podem ser arrancadas nessas atividades. E isso pode trazer desconforto, já que vai deixar a região dolorida.

Manter a pele hidratada também ajuda no processo de cicatrização, além de auxiliar na conservação do brilho e das cores do desenho. Existem pomadas e hidratantes específicos para tatuagem e o tatuador pode indicar uma boa opção. Lembre-se de não usar sabonetes esfoliantes, pois podem contribuir para a remoção do pigmento.

Use protetor solar

É recomendável evitar a exposição ao sol nos primeiros 15 dias após a sessão em que a tatuagem for criada. Isso ajuda tanto a cicatrizar quando a manter as cores do desenho vivas. Além disso, pode fazer que a tattoo permaneça mais tempo sem ficar com aspecto borrado.

Se for difícil evitar completamente a luz do sol, é importante não esquecer do filtro solar. Seu uso assegura que a tatuagem não vai desbotar rapidamente. Se estiver na praia ou na piscina, lembre-se de reaplicar o produto sempre que der um mergulho.

Se você é surfista ou, por algum outro motivo, passa muito tempo dentro da água, procure por uma pomada que seja mais resistente a ela. Uma boa ideia é pedir a opinião do tatuador.

Fique por dentro das tendências

O espaço disponível para a tatuagem nos dedos pode parecer pequeno e limitado, mas ainda assim existem muitas opções de desenhos para esse local. Confira a seguir os tipos de tattoos mais comuns e escolha o seu!

Símbolos e desenhos simples

Os símbolos e desenhos mais simples são algumas das opções preferidas para a região. São tatuagens mais delicadas e por isso tendem a combinar mais com os dedos. Estrelas, símbolos do infinito, corações e pássaros estão entre as principais escolhas.

Animais

As silhuetas de animais são algumas das opções mais pedidas para as tatuagens nos dedos. Desenhos de gatos, elefantes, cães, girafas, ursos e outros ficam ótimos nessa região. Também podem ser tatuadas miniaturas de objetos como livros, âncoras, flechas, xícaras e similares.

Frases e palavras

As tatuagens escritas, normalmente em forma de frases curtas ou palavras, são uma boa pedida para os dedos. Palavras com significado especial, datas de aniversário ou frases curtas são alguns dos exemplos de tattoo. E ainda dá para completar com um desenho minimalista para dar um charme extra.

Nomes

Outra opção de tatuagem escrita são as que levam o nome de alguém querido. É comum tatuar os nomes dos pais, dos filhos e até do animal de estimação. Escolha bem a fonte que será usada e se jogue!

Divertidas

Bigodes, traços de algum animal e até mesmo onomatopeias estão entre as alternativas mais comuns. Quando a escolha é por algum desses desenhos, tem-se uma tatuagem divertida que pode compor fotos de maneira criativa.

Inspiradas em anel

Nesse caso, as tatuagens imitam os desenhos de anéis. Pode ser uma parte do anel com uma pedra ou um desenho na circunferência do dedo que dê a ilusão de estar usando o acessório. É possível, ainda, optar por frases ao redor do dedo, laços e outros.

Tenha em mente, porém, que é difícil que a tinta seja absorvida na parte interna dos dedos. A sugestão é tatuar apenas a frente e um pouco das laterais para que o desenho pareça contornar a área.

Compostas por mais de um dedo

Esse tipo de tattoo geralmente tem um desenho, uma frase ou uma palavra que abrange mais de um dedo. As mais pedidas são as palavras em que cada letra fica em uma falange. Se você busca uma tatuagem irreverente, aposte nessa opção!

Escolha a cor da tatuagem

Depois de decidir qual será o desenho, é hora de pensar na cor da tatuagem. E essa é uma decisão importante já que a presença ou a ausência de cores influencia muito no resultado final. Além disso, também afeta os cuidados a serem tomados com a tattoo ao longo do tempo.

A tatuagem nos dedos é minimalista e, por isso, atrai cada vez mais interessados. Apesar dos cuidados necessários com ela, você certamente vai se apaixonar pelo resultado obtido com a tattoo se tiver a ajuda de um profissional de confiança e seguir as dicas abordadas neste post.

E você, já escolheu a sua? Ou ainda quer entender as diferenças entre as tatuagens colorida, monocromática e em preto e branco? Confira nesse post!