Blog / Inspiração

Saiba mais sobre as tatuagens no estilo realismo colorido

16 de agosto de 2018 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

As tatuagens realistas vêm ganhando a atenção dos admiradores da arte no corpo. Esse é um estilo que tem como objetivo reproduzir uma foto, um personagem, um animal ou ainda um objeto com a maior fidedignidade possível, e pode ser encontrado como realismo colorido ou preto e cinza.

O realismo exige muita técnica do tatuador, pois a complexidade dos traços faz com que qualquer erro deixe tattoo irreconhecível. Para não ter espaço para defeitos, o ideal é ter uma boa fotografia e um bom tatuador, é claro!

O realismo colorido vem ganhando destaque em todo o mundo, e os artistas estão mostrando suas habilidades, criando incríveis “fotografias na pele”. A similaridade com a realidade assusta os leigos e deixa os amantes de tatuagens empolgados com essa nova moda.

Em resposta ao aumento da procura pelo realismo, os artistas estão cada vez mais se especializando e aperfeiçoando seus trabalhos, para que possam, de fato, deixar boas marcas nos seus clientes. Ficou curioso para entender um pouco mais sobre esse estilo que vem despertando a curiosidade de tanta gente? Então continue a leitura deste artigo!

As características do realismo colorido

Retratar fielmente uma imagem é uma missão e tanto para os artistas, e algumas técnicas são imprescindíveis para o sucesso dessa arte: profundidade, traços bem delicados, detalhes em excesso e muito uso de sombreados para dar um aspecto próximo à realidade.

As primeiras tatuagens realistas retratavam rostos, e por isso a principal técnica usada era o sombreado. Hoje, o estilo mais procurado é o realismo colorido, em que outras cores — além do preto — são igualmente utilizadas no desenho.

Esse estilo depende também de outros fatores, que também são importantes para o sucesso de uma tatuagem de qualidade. O primeiro deles é a fotografia — quando for o caso —, pois fotos sem iluminação ou fora de foco prejudicam o trabalho do artista. Outro detalhe é o tamanho da foto a ser copiada: é mais fácil para o tatuador quando as dimensões do desenho não são mudadas.

Além de ter uma imagem de qualidade, é de igual importância escolher a parte do corpo adequada para o desenho escolhido — a costela, por exemplo, é irregular e pode levar a deformações do desenho. Partes mais flácidas também devem ser evitadas, pois com o tempo a pele pode acabar esticando e estragando a tatuagem.

Os desenhos mais tatuados

A vertente do realismo no mundo dos tatuadores tem mudado muito ao longo dos anos. Hoje em dia o realismo é o estilo mais procurado, e os desenhos de rostos de parentes, amados, amigos ou de ídolos são frequentemente vistos por aí. As tatuagens de animais, como gatos e cachorros, também já entraram para a lista das mais pedidas nos estúdios.

Apesar da grande procura pelos desenhos citados acima, ideias mais ousadas e criativas estão tomando conta dos estúdios. Os artistas estão sendo procurados para criar desenhos exclusivos e realistas, como objetos, símbolos e até mesmo imitações de músculos e esqueletos humanos.

O realismo colorido no Brasil

O incrível trabalho dos tatuadores brasileiros vem inspirando artistas por todo país. Entre os principais nomes brasileiros, temos Fernando Souza, especialista em realismo tanto preto e cinza quanto colorido; Victor Andrade, que manda muito bem no realismo Black And Grey; Fernando Tampa e Will Soares, vencedor e vice da categoria realismo na Tattoo Week SP 2017; e Tony Gomes e Camilo Tuero, com primeiro e segundo lugares da categoria Portrait na Tattoo Week SP 2017.

Outro destaque importante é para Ganso Galvão, carioca e ganhador de diversos prêmios, principalmente nas categorias de realismo — tanto colorido quanto preto e cinza.

Como escolher a tattoo ideal

Para escolher uma tatuagem, seja ela qual for, é importante considerar a sua personalidade, a sua aparência e, é claro, os seus interesses. Optar por um desenho pode ser o primeiro passo, mas não é o único. A escolha da parte do corpo também é decisiva, e no caso do realismo, deve ser feita com cautela e sabedoria.

Lembrando que o realismo usa como base fotos e imagens, tenha em mente alguém, algum objeto, uma paisagem ou até mesmo um animal para tatuar. Se o seu desejo é ser mais ousado na escolha da tattoo, pesquise objetos e desenhos que vão dar o efeito realista desejado — o próprio tatuador pode ajudar na escolha e até desenhar, se for o caso.

Após ter escolhido a tatuagem, pense no seu corpo. O desenho que você escolheu é grande ou pequeno? A tattoo vai ficar à mostra ou escondida? Quando respondidas, essas questões ajudam a escolher o lugar ideal para a sua nova tattoo. Se você ainda estiver em dúvida sobre qualquer um desses aspectos, vale a pena pedir a opinião do artista. Ninguém melhor do que ele para dar conselhos sobre o próprio trabalho.

No final, o importante é estar satisfeito com as escolhas. As motivações que levam alguém a marcar seu corpo são diversas, e se ainda restar alguma dúvida, pare e pense mais um pouco. Ter certeza da sua escolha é imprescindível para que a arte seja perfeita. Algumas ideias de tattoos realistas são facilmente encontradas na web, e servem de inspiração para quem quer entrar nessa onda.

O realismo é uma arte complexa e detalhista. Sua cores ou sua monocromia fazem desse um estilo peculiar para os tatuadores. O realismo colorido tem despertado a atenção de muita gente e se tornou uma febre nos estúdios. Refletir a realidade é o objetivo dessa vertente das tatuagens, e isso acontece por meio de traços complexos e sombras.

Por fim, vale ressaltar que é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o seu tatuador. O artista é o protagonista da sua nova tatuagem, então tenha referências e conheça o trabalho dele antes de marcar o seu corpo. Sempre busque profissionais especializados no estilo que você escolher para contar com um trabalho benfeito.

Gostou de saber um pouco mais sobre o realismo colorido? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!