Blog / Inspiração

Livros sobre tatuagem: os 7 que todo apaixonado pela arte deveriam ler

20 de março de 2018 Luciana Leal Paiva Compartilhar facebook Twitter

Mesmo nos tempos atuais, em que tudo pode ser encontrado na internet, revistas e livros sobre tatuagem são produtos fundamentais para se ter em qualquer estúdio no Brasil ou no resto do mundo. Isso acontece por um único motivo: é muito legal folhear as páginas e ler os textos dessas publicações. É inspirador, necessário e divertido, tanto para os artistas quanto para os clientes.

Tatuagens são parte da história de quase todas as culturas conhecidas, seja no Oriente ou Ocidente. Elas já foram usadas nas mais diversas situações, como rituais tribais, demarcação de criminosos, demonstrar status social em civilizações antigas e até mesmo pelos cavaleiros da Ordem dos Templários.

Hoje, tatuagens são expressões de arte, personalidade, estilo de vida e, dependendo da situação, um grande mural de recordações — boas e ruins. O que importa é que os antigos rótulos impostos pela sociedade estão cada vez mais desconstruídos — mas não significa que acabaram — e mais pessoas têm deixado preconceitos de lado e se aventuraram a fazer uma tatuagem.

Neste texto, vamos apresentar alguns dos principais livros sobre tatuagem que todo amante dessa incrível arte precisa conhecer. Portanto prepare-se: temos muitos materiais inspiradores adiante!

1. Blood and Ink: The Art of the Tattoo

Mais do que um livro, Blood and Ink: The Art of the Tattoo é um guia de referência para todo tatuador ou pessoas interessadas em se tatuar. A obra conta com 150 tatuagens, desde estilos como o old school até o new school, detalhando seus significados e particularidades.

Se você está começando agora a tatuar, vai ter que tirar muitas dúvidas de potenciais clientes. Logo, é bom estar com tudo na ponta da língua para não se equivocar com as respostas.

2. The Mammoth Book of Tattoo Art

O livro é uma coleção com cerca de 700 fotografias de tatuagens coloridas em alta resolução, mostrando trabalhos de 80 artistas renomados do mundo todo.

The Mammoth Book of Tattoo Art é o tipo de material que não deve faltar na estante de um estúdio de tatuagens, pois serve como fonte de inspiração para tatuadores e clientes — principalmente os mais indecisos, tendo em vista que os mais variados estilos e técnicas são apresentadas ao leitor.

3. High Voltage: As Tatuagens de Kat Von D

Todo bom fã de tatuagens certamente conhece Kat Von D, uma das mais famosas artistas do mundo e estrela do programa LA Ink, um reality show televisionado pelo canal TLC de 2007 a 2011.

Além das imagens incríveis para se inspirar, High Voltage conta a trajetória de Kat, desde sua adolescência conturbada, problemas com álcool e por fim, como conquistou uma carreira brilhante e admirável nos estúdios e na televisão.

4. 1000 Tattoos

Esse é um guia de referência que, como seu nome já diz, contempla 1000 fotos de tatuagens históricas, em que são retratados os mais diversos estilos, como tribais, de motoqueiros, marinheiros etc.

1000 Tattoos é mais um dos livros que não podem faltar na prateleira de um estúdio de tatuagem, pois além de entreter os clientes, pode servir como inspiração em muitos trabalhos, principalmente os que envolvem técnicas old school.

5. Japanese Tattoos

As tatuagens japonesas têm uma história longa, datadas de 300 anos a.C. — alguns estudiosos acreditam em mais de 10.000 anos — e até hoje estão entre os estilos mais apreciados entre profissionais e clientes, com simbolismos já famosos, como a carpa, fênix e outras figuras da mitologia oriental.

Em Japanese Tattoos você poderá encontrar dezenas de fotografias de Irezumi, uma antiga arte — utilizada até os dias atuais — que consiste no uso de um pequeno martelo para bater em uma vara de madeira com agulhas na ponta, eternizando os desenhos na pele do cliente.

São raros os profissionais que realmente sabem utilizar essa técnica, mas eles existem e o processo de aprendizagem demanda muito tempo e dedicação. Para isso, um mestre deve ensinar seu aprendiz durante anos até achar que ele realmente está pronto para trabalhar por conta própria.

6. Tattoo Your Soul: A Dor e o Prazer de Ser Você Mesmo

Se pretende fazer sua primeira tatuagem e tem medo de sofrer algum preconceito, este é o livro que você precisa ler. Tattoo Your Soul é uma publicação brasileira do empresário e amante de tatuagens Marcelo Galega, que faz uma abordagem analítica sobre os motivos que levam uma pessoa a se tatuar e quando o preconceito começa a surgir dentro da sociedade.

Segundo o autor, ao invés de se juntar a uma multidão de tatuados que se lamentavam pela maneira que a sociedade os rotulava, ele decidiu sair em busca de respostas sobre quais eram as motivações para isso.

No final, a busca foi tão profunda que as respostas surgiram em quantidade muito expressiva e foi nesse momento que Marcelo decidiu organizá-las em um livro, em que o leitor é orientado a enfrentar o preconceito e a síndrome de perseguição que tatuados e não tatuados vivem em seu cotidiano.

7. The Skin Book

Deixamos este por último, devido a ser o mais peculiar de todos os livros sobre tatuagem deste artigo. Trata-se de um sketchbook com páginas que possuem uma textura similar à da pele humana e com desenhos de partes do corpo.

The Skin Book não é um livro para inspiração ou para se aprofundar na história da tatuagem, mas sim uma ferramenta muito útil e divertida, que merecia um espaço neste texto.

É ideal para curiosos e aspirantes a tatuadores, que precisam treinar e desenvolver sua técnica, mas não possuem “cobaias” em potencial para isso. Ele foi lançado pela agência Lew’Lara\TBWA em tiragem limitada, mas certamente seria sucesso de vendas, caso fosse comercializado para o público geral.

Hoje mostramos 7 referências de grandes obras relacionadas ao incrível mundo da arte corporal, mas as opções são incontáveis. A cada busca é possível encontrar mais fontes de inspiração e livros sobre tatuagem. Lembre-se apenas de procurar um bom estúdio quando decidir qual desenho fará, ok?

Agora é a sua vez! Conhece algum dos livros que apresentamos? Tem algum para recomendar e deixar esta postagem ainda mais completa? Compartilhe conosco nos comentários!