Blog / Inspiração

10 estilos incríveis de tatuagem que combinam com o seu perfil

30 de janeiro de 2018 Admin ACF Compartilhar facebook Twitter

A prática de marcar a pele com tinta é mais do que milenar. Durante toda a história das civilizações, milhares de povos espalhados pelo globo mantinham, em sua sociedade, o hábito de fazer desenhos pelo corpo.

Seja para fins estéticos ou funcionais, esse costume parte da história da humanidade e continua evoluindo, se desdobrando em incríveis estilos de tatuagem. Com tanto tempo de existência, é de se esperar que tal arte esteja progredindo e se reinventando para se adequar ao correr do tempo. 

Quer conhecer 10 estilos incríveis de tatuagem? Veja, a seguir, nossas inspirações e escolha aquelas que mais combinam com você!

1. Aquarela

As tatuagens aquarela são extremamente complexas e utilizam métodos que reproduzem a pintura feita com tinturas diluídas em água, chamada de técnica da aquarela. Nesse estilo, as cores são muitas e o preenchimento dos desenhos não respeitam os contornos, criando um efeito único em cada ilustração.

As possibilidades são infinitas: flores, animais, paisagens, objetos. Mas esse tipo de tatuagem demanda, também, muitos cuidados.

O protetor solar é fundamental para manter a saúde do desenho. Além disso, ele deve ser retocado com maior frequência, para que continue bonito e impeça que a tinta borre ou desapareça graças aos raios solares. 

2. Old School

Esse é o estilo mais clássico de tatuagem — e tem origem nos EUA, com Sailor Jerry. Jerry viajou pelo mundo em barcos, pois fazia parte da marinha norte-americana. Graças às suas viagens, o marinheiro trouxe referências da cultura oriental para suas criações.

O mundo náutico serviu como inspiração para as imagens icônicas que são representadas por esse estilo de tatuagem: âncoras, cordas, lemes, pinups, facas, garrafas de bebidas e uma série de símbolos, que são famosos até os dias de hoje. 

O estilo é famoso pela paleta de cores limitada e pelos traços grossos e pouco detalhados. Na América do Sul, ele foi adaptado aos hábitos culturais do local, com a adoção de símbolos religiosos e até das famosas caveiras floridas, objeto cultural do dia dos mortos mexicano. 

3. New School

As tatuagens New School, também chamadas de New Skool, são releituras das clássicas Old School. Mantendo alguns elementos (como o traço grosso) e mudando outros, como o nível de detalhamento e a grande quantidade de cores nos desenhos, tais tatuagens são um grito de modernidade e refletem a cultura contemporânea.

O estilo é influenciado pela cultura geek, pelo hip hop e pelo modo de vida de grandes cidades e centros urbanos. São comuns os registros de personagens dos desenhos animados, super-heróis e outros novos elementos da cultura pop, sempre com o traço grosso e uma explosão de cores.

4. Geométricas

As tatuagens geométricas viraram febre nos últimos anos. Elas são famosas pela simplicidade, que é, ao mesmo tempo, completa e bem-planejada.

Partindo das formas básicas, esse estilo de tatuagem explora as possibilidades que os traços retos ou curvados dos quadrados, triângulos e círculos oferecem quando combinados de forma inteligente. Todos os tipos de desenho podem surgir das técnicas geométricas — flores, animais e até mesmo paisagens.

Esse estilo é muito combinado com as tatuagens aquarela, criando um belo contraste. Isso ocorre graças às diferenças entre os traços: as linhas retas encontram as cores disformes. 

5. Pontilhismo

O pontilhismo teve origem na técnica impressionista usada para pintar quadros, que nasceu na França, no século 19. Nesse estilo, as imagens são construídas pela união de milhares de pequenos pontos.

Trata-se de uma arte que requer muita atenção e experiência, pois toda a ilustração é composta somente pelos próprios pontos. Nesse estilo, a iluminação, as sombras e a profundidade são dadas pela distância entre os pontos. 

6. Fotorrealismo

Esse é um estilo arriscado. Já vimos milhares de tatuagens realistas por aí — algumas com resultados surpreendentes, outras que acabam se tornando perfeitas piadas. Entretanto, quando escolhido um profissional de qualidade, com experiência no estilo, é possível desenhar qualquer pessoa, paisagem ou objeto com precisão. 

7. Oriental: Japão

O estilo japonês de fazer tatuagem é muito próprio: trata-se de um verdadeiro tesouro que os artistas do país mantêm vivo com o passar dos séculos. A cultura japonesa é singular em vários sentidos, mas principalmente no que diz respeito à arte.

Os desenhos das tatuagens japonesas têm traços grossos, que quase sempre representam a caligrafia da nação nas épocas feudais. Eles também são bem vívidos, graças ao uso de tons fortes (como o vermelho, o azul e o amarelo). 

Nesse estilo, são reproduzidos os kanjis, ideogramas que compõem o alfabeto japonês. São feitas ilustrações de deuses, gueixas, samurais, carpas e vários outros símbolos da cultura japonesa.

8. Tribal 

O estilo tribal surgiu nos anos 90, inspirado nos indígenas ao redor do mundo, como os nativos americanos e os povos antigos da Micronésia e da Polinésia. É, ainda, muito famoso nos dias de hoje, com tatuagens sempre feitas de tinta preta, criando desenhos únicos nos braços, nas pernas e nas canelas, com traços grossos e bem-definidos. 

9. Maori

O estilo Maori vem da Nova Zelândia e tem muita relação com a tatuagem. Esse tipo de desenho era feito para o ritual de passagem da vida jovem para a vida adulta em tribos locais. As tatuagens são compostas por círculos, espirais e outros tipos de traços, que formam desenhos únicos. 

10. Minimalismo

Trata-se de um estilo mais contemporâneo de tatuagem. No minimalismo, pequenos símbolos, quase sempre de forma individual, traduzem a ideia a ser transmitida pelo desenho.

Essa é uma linha bem elegante e eclética, pois é facilmente adaptável às preferências e aos gostos de cada um. Frases, linhas ou letras: no minimalismo, é você quem cria sua história a partir de algo simples. 

Tatuar a pele pode ser uma forma ímpar de expressão de nossas personalidades. A tatuagem permite que nos conheçamos melhor e possamos explorar nossas verdades. Cada traço de um desenho representa a sua verdade e o seu estilo.

E então? Agora que você conhece esses vários estilos de tatuagem, que tal se inspirar e escolher o desenho que mais combina com suas preferências? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais, para apresentar aos amigos o vasto mundo das tatuagens! 😉