Blog / Cuidados

Tatuagem em pele negra: 4 dicas de cuidados

11 de maio de 2022 Luciana Leal Compartilhar facebook Twitter
homem-negro-com-o-corpo-tatuado-e-boca-também

Você já está planejando sua próxima tatuagem, mas falta dinheiro no fim do mês para começar? Não se preocupe. Isso acontece com muita gente e, na maior parte das vezes, o motivo é a falta de um planejamento financeiro. Foi pensando nisso que, no artigo de hoje, separamos algumas dicas para economizar dinheiro.

Assim, dá para perceber como fica muito mais fácil alcançar um objetivo — seja investir em novas experiências, como viajar e fazer uma nova tatuagem, seja adquirir bens materiais, como aquele apê ou o celular que precisa ser trocado.

E sempre aquela dúvida, será que mando aquela tattoo que tá salva no meu celular, desde o ano passado?! A popularização da tattoo nas últimas décadas em todo mundo. Os motivos para fazer uma tatuagem são dos mais variados, e é assim que a gente gosta! Diferente, com intensidade, com emoção.

Afinal, aqui somos emocionados e intensos, como vocês já sabem! =)

Há aqueles que, em momentos de diversão e loucura, acabam buscando por um estúdio de tatuagem. Por outro lado, outras pessoas ficam anos buscando uma imagem ideal que represente a sua principal motivação ao retratar a arte.

Conheça aqui quais são os motivos mais comuns que levam as pessoas a eternizarem um desenho na pele e entenda um pouco mais sobre o fascínio que existe por trás de uma tatuagem.

Vocês pediram e nós viemos atender! Onde encontramos referências? E tatuadores especializados em pele negra? Essa pesquisa costuma ser um pouco difícil, pois são informações escassas que podem levar horas. E nós viemos aqui para sanar algumas dúvidas sobre tattoo em pele negra.

homem-descansando-após-treino-braços e peito-tatuados

Pertencimento

Há quem opte por imagens que transpareçam esse sentido claramente ou que contenham somente um simbolismo especulativo, como desenhar borboletas ou pássaros para representar a liberdade, por exemplo.

Muitas tatuagens também visam eternizar aspectos da religiosidade, como status espiritual, particularidades de uma cultura, convicções sobre fé, entre outros. O modelo brasileiro Jesus Luz, por exemplo, optou por desenhar em seu corpo a flor de lótus ao lado de um cálice, que mostra que o budismo e o cristianismo são uma coisa só, segundo suas próprias palavras.

Outra motivação para tatuar um desenho na pele inclui o pertencimento a um grupo social, já que muitas imagens específicas podem ser compartilhadas por membros de uma mesma comunidade.

Um exemplo disso é o desenho do anel de Claddagh, um símbolo antigo associado à história da cultura irlandesa. Por outro lado, um descendente egípcio pode optar por tatuar imagens que remetam aos seus antigos ancestrais.

Representar uma cultura especial, no entanto, pode ser opção de uma pessoa que não pertença a essa civilização, mas que tenha admiração por ela ou que se atraia pelo seu efeito estético, como as tatuagens no estilo Maori, amplamente procuradas nos estúdios de tatuagem.

Em resumo, a tatuagem pode representar um motivo de inspiração diária para continuar a lutar por algo que realmente acredita, para lembrá-lo de princípios que considera importantes ou para representar aspectos do seu cotidiano.

Profissionais especializados

A primeira dica de todas é: busque artistas que já tenham trabalhos em pele negra, procure por portfólios e comentários sobre o trabalho de tatuadores, além de observar qual é a técnica utilizada por esse profissional e a utilização de cores. Lembre-se: hoje em dia já existem profissionais especializados em pele negra.
Essa dica vale para todo mundo que deseja tatuar: é sempre bom você ter referências do tatuador, então, busque um portfólio e também tenha informações de clientes sobre o profissional, igual temos aqui na find!

grafite-mulher-negra-tatuada

Pigmentação na pele negra

A segunda dica é sobre as características da pele negra em si. Pois ela, naturalmente, possui mais melanina, que é um hormônio que dá pigmentação a pele, logo a melanina age como um filtro sobre a pele, podendo modificar algum pigmento que seja mais claro que o tom da pele. Além disso, a pele negra tende a ter mais glândulas sudoríparas, sendo uma pele mais oleosa é importante que o tatuador saiba lidar com isso.

Uma tatuagem pode conter também representação de comportamentos e ideologias ou mostrar detalhes sobre sua personalidade e estilos de vida.

Então, é difícil tatuar em pele negra?

Aí, vem a terceira dica, a dificuldade é a mesma, a diferença é a pigmentação na pele negra, pois isso pode diminuir a utilização de alguns tons, mas existe uma gama de cores que funcionam muito bem com a pele negra, você só precisa conversar com o artista que vai tatuar você. Não há nenhum tipo de restrição ao uso de cores, é relevante saber apenas que o contraste será diferente: cada pele destacará de uma forma as cores usadas.

Pós-tattoo

A quarta e última dica são sobre os cuidados pós-tattoo. A pele negra tem uma tendência maior de ter queloide, então se essa cicatrização já aconteceu com você ou na sua família tome cuidado e já tenha o contato de um bom dermatologista em mãos! Lembrando que a incidência de queloide é muito rara, acontecendo com mais frequência quando a técnica utilizada não for adequada ou se a agulha for muito fundo na pele – o que também não é comum.

Depois da tattoo os cuidados são os mesmos, limpar com sabonete neutro, usar o filtro solar SEMPRE (depois de um mês), e a hidratação para manter a tattoo bonita e saudável.

Gostou de nossas dicas? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos que vão te ajudar a se profissionalizar ainda mais no universo das tatuagens. Estamos no Facebook e no Instagram.