Blog / Cuidados

Confira os cuidados essenciais que você precisa ter com a sua tatuagem

15 de fevereiro de 2018 Abc Compartilhar facebook Twitter

Se você curte tatuagens, com certeza já deu um jeito de fazer a sua ou pelo menos planeja como será quando esse dia chegar. Você pensa no desenho, na parte do corpo, na dor e troca umas ideias com a galera, mas acaba esquecendo de pensar em como vai ser depois que ela estiver pronta.

Pode parecer meio simples, já que todo mundo faz e sai vivo, mas a verdade é que existem vários cuidados com a tatuagem que você precisa tomar para que o trabalho do tatuador — e a grana — valham a pena.

Se você também tem todas essas dúvidas, nós vamos acabar com elas hoje. Continue lendo nossa matéria e acompanhe essas dicas!

Cuidados com a tatuagem na primeira etapa da cicatrização

A primeira etapa que você vai enfrentar depois do seu desenho pronto começa assim que você sai do estúdio. Sua tatuagem nada mais é do que uma ferida aberta, então fique bem ligado para não acontecer uma infecção.

Não deixe a tatuagem abafada 

Muita gente pensa que o plástico usado pelo tatuador para cobrir o desenho depois de pronto serve apenas para proteger a pele de bactérias, mas, na realidade, é uma forma de evitar que o sangue coagule muito rápido em cima da “lesão”. 

Depois de três horas, você tem que tirá-lo e é legal não voltar a usar. A tatuagem não pode ficar abafada ou úmida demais, mas, caso seja extremamente necessário, renove o curativo com o plástico de alimentos e fique ligado para não passar muito tempo com ele.

Passe a pomada cicatrizante

O que você faz nos primeiros dias é o que determina o resultado da tatuagem, principalmente em relação à cor, então é legal seguir todas as recomendações que o profissional te passar sobre os produtos que deve usar na pele.

Não use nenhuma pomada que não tenha sido sugerida pelo seu tatuador, mesmo que tenha ação cicatrizante. A melhor pessoa para te orientar nesses casos é um tatuador profissional, então confie no que ele diz e siga suas instruções de uso.

Lave a tatuagem de forma correta

Lave o local com um sabonete neutro — não precisa ser antibacteriano — sem esfregar e sem remover as casquinhas que vão aparecer. O ideal é fazer a limpeza com água morna e secar bem na manha, para não agredir a pele.

É importante não lavar a pele excessivamente, mesmo que dê vontade. Isso pode fazer com que a tinta desbote mais que o normal e prejudique o resultado final da tattoo.

Não compartilhe toalhas com terceiros

Como sua pele está exposta a infecções nesses primeiros dias, você precisa se ligar nesses cuidados que podem passar meio desapercebidos. Só use suas toalhas para evitar que sua pele tenha contato com diferentes tipos de bactérias.

Não exponha a pele ao sol

Nos primeiros 30 dias é proibido pegar sol na tattoo. Se você pensou no protetor solar, esqueça! Você vai usar só a pomada que o artista recomendar, que geralmente será uma que ajude na cicatrização.

Essa será a mesma ideia para praias, piscinas ou saunas, até porque você não vai gostar muito de sentir a água salgada molhando sua ferida aberta.

Dê atenção à alimentação

Apesar de não existir nenhum estudo comprovando o efeito de alguns alimentos no corpo quando ele está se recuperando de uma lesão, é bom evitar comidas gordurosas, como carnes gordas, chocolates, além de bebidas alcoólicas e carne crua. 

Cuidados com a tatuagem na segunda etapa da cicatrização

Nessa etapa, sua pele vai estar mais recuperada, com algumas crostas e descamações. Mesmo que a região pareça melhor, continue ligado em mais essas dicas:

Não coce a pele 

Com as casquinhas, vem também a coceira, mas você precisa resistir. Não coce a região e nem arranque as crostas formadas. Isso vai evitar que você tire a tinta da pele e o resultado do seu desenho será bem melhor.

Hidrate constantemente

Essa é a fase onde sua tatuagem começa a ficar ressecada e você precisa devolver a hidratação que a pele perdeu para não atrapalhar no processo de recuperação. Uma dica barata é usar vaselina sólida, em uma camada bem fina, sempre que perceber esse aspecto seco.

Cuidados com a tatuagem na terceira etapa da cicatrização

Quando você chegar nessa fase, provavelmente seu desenho vai estar quase 100%. Você vai perceber que o desenho já não está mais tão vivo, mas esse processo é normal, já que é natural a pele expulsar um pouco do pigmento no sangue, nos fluidos e secreções que você limpou até agora.

Atenção ao efeito alto-relevo

Quando a pele chega na terceira fase da cicatrização, pode aparecer uma reação, que deixa o desenho em alto-relevo. Pode ser uma queloide ou uma cicatriz hipertrófica, o que é bem mais simples de tratar.

A melhor maneira de evitar esse problema é dividindo sua tatuagem em seções, já que ele acontece quando você está com pressa e tenta fazer tudo de uma vez. Para evitar uma agressão mais grave, faça a tatuagem aos poucos.

Caso você chegue nos finalmentes e apareça uma cicatriz assim, o ideal é procurar o tatuador para ele avaliar se trata-se de uma reação normal. Em alguns casos, você deve procurar um dermatologista.

Passe protetor solar

Passados 30 dias, o protetor solar está liberado. Você tem que usar esse produto obrigatoriamente a partir de agora, certo? E não é só nessa última etapa da cicatrização não. Passe o protetor em cima da tatuagem sempre que for dar um rolê com ela no sol, já que essa será sempre uma área sensibilizada no seu corpo.

Volte para os retoques

Com seu desenho praticamente cicatrizado, você terá uma boa noção do resultado final. É comum algumas áreas precisarem de retoques, principalmente se você não seguir todas as dicas que acabamos de te entregar.

Não pule essa etapa para que você tenha a tatuagem que tanto idealizou lá no começo, entendeu? Assim, você faz valer seu desejo, seu dinheiro, a dedicação na recuperação, além do trabalho do tatuador.

Nossa dica final e mais importante é procurar por um profissional sério, competente e responsável. A tatuagem não é um bicho de sete cabeças, mas pode trazer muita dor para a sua cabeça se você não prestar atenção, afinal, estamos expondo a nossa saúde e integridade física a um procedimento de risco.

Temos certeza que, se você seguir todas as nossas dicas de cuidados com a tatuagem, seu resultado vai bombar! E, se você curtiu nossos toques, curta também nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.