Blog / Cuidados

6 dicas sobre como hidratar a tatuagem

21 de maio de 2020 Luciana Leal Compartilhar facebook Twitter
Braços de um homem para cima mostrando exemplos de tatuagens hidratadas

Sabemos que não é bom tomar Sol logo após fazer a tattoo, nem ir a piscinas ou praias. Ainda, é importante lembrar que esses cuidados geralmente são feitos logo após a sessão! Contudo, como hidratar a tatuagem após um período? Como manter a pele saudável e bonita?

Hidratar a pele é muito mais do que apenas passar hidratante. Existem diversos cuidados necessários para ficar com uma pele saudável e garantir a saúde da sua tatuagem também. 

Dicas sobre como hidratar a tatuagem

Os cuidados depois de fazer a tatuagem são essenciais para que ela fique bonita e com cores vivas! Além disso, evita problemas como infecções, dermatites ou outros problemas causados por proliferação de bactérias no local.

Quando a pele perde muita água, ela pode ficar ressecada e vulnerável. Se a hidratação não é suficiente, a pele fica suscetível à descamação e sensibilidade, o que pode gerar rachaduras, e até mesmo o desenvolvimento de feridas.

Portanto, para que a sua tatuagem cicatrize bem, é importantíssimo que você siga esses passos.

1 – Atenção às etapas de cicatrização

Logo após sair do estúdio de tatuagem é necessário estar atento aos cuidados com a tattoo. As dicas básicas são: higienizar ela de forma correta, usar uma pomada cicatrizante apropriada, evitar coçar e tirar casquinha e evitar ir à praia e tomar sol! Essas dicas são essenciais!

É possível definir três estágios de cicatrização de uma tatuagem, e cada etapa requer cuidados específicos.

Primeiras 24h

Precisamos lembrar que uma tatuagem é, no primeiro momento, um machucado na pele. Assim que o tatuador termina o desenho, os cuidados já são necessários. Nas primeiras 24h o cuidado será realizado pelo próprio tatuador: um produto hidratante será aplicado na tattoo e uma proteção física irá proteger o “machucado”. Muitas vezes essa proteção física é o plástico filme, então mantenha ele na sua tatuagem por no máximo 24h após a sessão.

Início da descamação 

As crostas que começaram a se formar na primeira fase da cicatrização já começam a descamar. É natural que a região fique um pouco mais ressecada que o normal. A dica aqui é não retirar as casquinhas e utilizar um hidratante natural para manter a pele sempre saudável.

Última etapa

Nessa é a última fase da cicatrização, as crostas já terão saído quase por completo. No entanto, ainda existirá uma camada de células mortas sobre o desenho, o que faz com que ele tenha uma aparência menos vibrante que nos primeiros dias.

2 – Passe cremes

É ideal que você utilize cremes para manter a região hidratada, pois assim sua pele fica saudável e sua tattoo continua bonita como se tivesse sido feita há pouco tempo.

Aqui é preciso ficar atento a um ponto: cremes hidratantes convencionais só devem ser utilizados depois da tattoo estar cicatrizada, até lá use algum creme ou pomada específico para tatuagens em processo de cicatrização ou algum produto natural.

Muitas pessoas perguntam, afinal, pode passar hidratante na tatuagem? A resposta é sim! Mas não é qualquer um. 

Como escolher o melhor hidratante para a minha tatuagem?

Escolha um produto que os principais componentes sejam ingredientes naturais como a manteiga de cacau ou óleo de coco, por exemplo. Além disso, cremes que possuam vitamina E fazem com que a região fique mais forte para combater processos inflamatórios.

Priorize hidratantes que tenham uma textura fácil de espalhar e que não fiquem com o aspecto molhado. Além de não serem tão eficientes, deixam uma bagunça que desanima de manter a rotina de hidratação por mais tempo.

3 – Hidrate-se: tome água

Mesmo que você não goste muito de tomar água, tente colocar isso na sua rotina.

A água é, sem dúvida, o nutriente mais importante do organismo. Ela é o principal hidratante para a pele. Para ter uma pele saudável e bem hidratada, o ideal é combinar os efeitos da água e cremes, assim, os cremes agem nas camadas mais externas da pele e os líquidos nas internas.

Uma pele desidratada favorece a proliferação de microorganismos, o que aumenta o risco de doenças.

4 – Coma verduras, legumes e frutas

Para ter uma pele saudável e com uma boa aparência é necessário que você consuma verduras, legumes e frutas. Esses alimentos são ricos em antioxidantes, que protegem a pele contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Essa dica não é somente para tatuagens, viu? Comer verduras, legumes e frutas é fundamental para a sua saúde, então não brinque, ok? 

5 – Retoque a Tattoo

É comum que a tattoo sofra descoloração e que os traços percam sua resolução e intensidade. Contudo, não é possível precisar em quanto tempo a tattoo precisará de retoque, para isso, é necessário a avaliação do tatuador. Mas lembre-se de esperar pelo menos 30 dias após a primeira sessão para a segunda, mesmo que seja retoque, para a sua pele cicatrizar completamente.

Geralmente, tintas coloridas tendem a desbotar mais facilmente que tintas pretas. Claro que isso depende muito do cuidado que você tem com a tattoo.

6 – Use protetor solar

O uso do protetor solar é essencial em nosso dia-a-dia. Ele é nosso principal aliado no combate às doenças de pele. Se a sua tattoo estiver em regiões que normalmente ficam mais expostas ao sol, como pescoço, mão e braços, por exemplo. Não deixe de passar o filtro solar! Sua tattoo e pele vão agradecer.

Se for para piscinas, ou praias, passe e repasse o protetor sobre a tattoo, isso é essencial para manter a tattoo saudável e bonita.

Lembrando que o protetor solar só deve ser passado depois que a tattoo estiver cicatrizada!

Gostou de nossas dicas?  Faltou alguma? Confira todos os conteúdos que a Find Tattoo criou sobre cuidados com tatuagem. Deixe um comentário e nos conte o que achou!

Estamos no Facebook e no Instagram.