Blog / Cuidados

Como está o vírus COVID-19 no Brasil e no mundo?

27 de março de 2020 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

Como surgiu o coronavírus? De onde veio? E qual o seu alcance mundial? 

O primeiro registro de casos do coronavírus foi na província de Hubei na China, em dezembro do ano passado. A doença já chegou a mais de 150 países atingindo 5 continentes. Esse vírus provoca infecção respiratória, com sintomas como tosse seca e febre, em alguns casos leva até a falta de ar. Somente 5% dos casos costumam ser graves, porém, não é essa a questão quando falamos do COVID-19. No início do mês de março, a OMS classificou o vírus como uma Pandemia.  

O maior problema do vírus é o contágio rápido e o fato de não existirem vacinas ou remédios específicos para o seu tratamento, o que pode causar uma grande crise nos sistemas de saúde dos países que foram atingidos pelo vírus, pois além disso, muitos hospitais não possuem os equipamentos necessários para os pacientes. Até o momento são 530 mil infectados e 24 mil mortos no mundo inteiro. A situação na Itália continua sendo caótica, e nos EUA aumentou muito de um dia para o outro. Aqui no Brasil são 77 mortes até o momento com 2.988 casos confirmados. Felizmente a câmara e o senado aprovaram o pagamento de 600 reais para quem tem trabalho informal, ou seja, autônomo. Agora, falta a aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

O principal neste momento é isolar-se, fique em casa, se puder trabalhar em home office, melhor ainda, evite contato com outras pessoas e se precisar sair de casa, lave as mãos, leve álcool gel e evite tocar no rosto, principalmente, boca e nariz. Lembre-se o contágio é muito fácil, então, mantenha a higienização das mãos sempre, passe desinfetante em sua casa e principalmente em seu celular.  

Algumas dicas para combater o vírus 

  • Lavar as mãos com frequência, ficar lavando as mãos com pelo menos 20 segundos. 
  • Evitar colocar a mão no nariz, olhos e boca. Além de mucosas, pois é por onde o vírus também pode entrar, além das vias aéreas. 
  • Se for tossir coloque o braço na frente e não a mão. E se possível, ande com um lenço e quando tossir ou espirrar o jogue fora. 
  • Lembre-se- se, hábitos saudáveis fortalecem a sua imunidade. Durma bem, se alimente bem, mantenha-se hidratado, tente fazer algum tipo de exercício físico e alguma atividade que te dê prazer para reduzir o estress. 
  • Se você estiver resfriado ou com algum sintoma, evite contato com outras pessoas, principalmente idosos e grupo de risco. 

 

Estamos juntos nessa luta!  Quer acompanhar mais notícias? Estejam ligados em nossas redes sociais!