Blog / Cuidados

Álcool em gel: Porque o de 70% é o mais utilizado?

16 de abril de 2020 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter
ÁLCOOL EM GEL: PORQUE O DE 70% É O MAIS UTILIZADO

Dado o período que estamos vivendo, com o isolamento, devido a rápida proliferação do Covid- 19. Ficamos nos questionando sobre a utilização do álcool 70%, Porque esse é o álcool mais utilizado? o de 90% não seria ideal?

 

CarolIna Távora, graduanda em química pelo CEFET, pesquisadora de astroquímica e influencer digital, nos explicar melhor porque o álcool 70% é mais utilizado do que os outros.

 

Segundo ela, álcool etílico em diferentes concentrações são usados para diferentes agentes microbiológicos, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), as concentrações ótimas com ação bactericida é entre 60% e 90% (volume/volume) de álcool.  Mas o mais comumente usado é o álcool 70%.

 

O álcool absoluto (concentração acima de 90%), apesar de ser um bom agente desidratante possui menor ação microbicida que outras misturas de álcool e água, porque as proteínas são desnaturadas mais rapidamente em presença de uma quantidade maior de água.

Eficiência do álcool 70%

O álcool 70% apesar de apresentar uma volatilidade alta em comparação a concentrações mais baixas, estudos sugerem que a eficiência é maior pelo tempo de ação dado pelo contato com a pele ou superfícies. Por isso ele é tão utilizado dentro de estúdios e limpezas em geral e nesse momento no combate ao COVID- 19.

 

O álcool isopropílico não deve ser utilizado na pele pois possui toxicidade mais alta e causa ressecamento da pele. Por possuir solubilidade mais baixa em água ele é mais aconselhado de ser utilizado para dispositivos eletrônicos, porque é menos hidratado, possui menos de 1% de água. Lembrem-se para pele o correto é utilizar álcool em gel

 

Estamos todos juntos no combate de um inimigo em comum, o COVID-19. Então, aproveitamos esse momento para explicar os motivos que nos levam a utilizar o álcool 70% para higienização materiais dentro de um estúdio e até mesmo para higienizar as mãos quando não há água e sabão disponíveis.

 

Lembrem-se nós estamos todos juntos na luta contra o coronavírus! Se puder ficar em casa, fique!

Gostou? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e vamos ajudar no combate ao coronavírus.