Marketing Digital na tattoo: Dicas para Tatuadores

Marketing Digital na tattoo: Dicas para Tatuadores

Há algumas décadas, tatuagens não tinham tanto alcance quanto têm na atualidade. Felizmente, isso mudou e a profissão de tatuador está cada vez mais em alta. Quem trabalha na área precisa ir além da criatividade e ter atenção ao mercado, acompanhar as tendências e saber como captar clientes. Sabendo da dificuldade do momento criamos esse post para relembrar os tatuadores que visibilidade digital é muito importante. 

Como manter o meu negócio? Como atrair clientes? Como aproveitar o tempo que eu tenho? Algumas dessas respostas estão no mundo online. Afinal, como tatuadores podem se beneficiar do Marketing Digital?
Afinal, elas podem ser de grande ajuda para a sua missão: continuar tatuando. Se você tem interesse pelo assunto e quer saber mais a respeito, leia este post até o fim! 

Presença digital é fundamental!

A não ser que você venha de um planeta distante, já deve ter percebido que as pessoas não largam os smartphones. Tudo é móvel e sob demanda. Nesse contexto, as redes sociais já ultrapassaram seus antigos limites, porque não servem mais apenas para mandar mensagens ou compartilhar memes. 
Essas mídias são potenciais plataformas de negócio e vitrines nas quais você pode divulgar seu trabalho e impressionar a clientela. Imagine-se no lugar da pessoa que está a fim de fazer uma tattoo. O que você faria para ter ideias e encontrar algumas inspirações? Procuraria na internet, é claro! 
Para você não ficar de fora, as maiores tendências do marketing digital são:

Instagram

Abuse dessa rede! O mundo de tattoo tem tudo a ver com Instagram! Você tira uma foto, aplica um filtro (se quiser, é claro), posta e pronto! A partir disso, seus seguidores têm acesso imediato à imagem postada. Não é tão difícil imaginar os motivos pelos quais o Insta funciona tão bem para tatuadores, não é mesmo? Na prática, ele acaba funcionando como um excelente portfólio online. 

TikTok

O mais novo queridinho do mundo digital é uma ótima oportunidade de aumentar o seu alcance nas redes sociais. E durante a isso é fundamental, certo?

Site

Por mais que pareça coisa do passado, ter um site é fundamental! Quando as pessoas querem escolher qual empresa ou prestador de serviço escolher, elas correm para o Google. E para aparecer nas primeiras posições do Google, ter um site é fundamental.

Não quer um site próprio? A Find Tattoo te ajuda! Apareça no Google sem se preocupar com construir um site. Saiba mais

Por que investir em marketing digital?

Atraia novos clientes

Além disso, uma simples mensagem no inbox é uma ferramenta muito útil. Lá você conversa diretamente com seus clientes em potencial. Então, esteja sempre atento às mensagens enviadas no privado! Ali pode existir uma mina de dinheiro. Muitas vezes, os interessados em tatuar querem: 

  • saber qual é o seu estilo de tattoo; 
  • compreender o seu esquema de sessões; 
  • entender quanto você cobra de sinal e o seu preço; 
  • perguntar se rola fazer um esboço da tattoo; 
  • sacar as formas de pagamento que você utiliza. 

Enfim, estar disponível na rede social é muito efetivo para responder dúvidas comuns e se aproximar do pessoal. Nem todo mundo sabe o que quer logo de cara e a sua disponibilidade pode ser o diferencial que faltava para uma pessoa escolher o tatuador — você, no caso. 

Crie uma relação com seus clientes fiéis 

A mídia social não só aproxima você do cliente novo: ela também ajuda a fidelizar quem já tatuou com você, porque a pessoa pode acompanhar a evolução do seu trabalho, ficar sabendo de certificações e cursos que você fez. 
homem-no-computador-redes-sociais-marketing-digital

O que postar no dia- a – dia…

Estar presente nas redes sociais está mais importante do que nunca! Mas o que postar se não existem novos projetos? As opções mais claras são postar tattoos antigas ou vídeos esquecidos.
Mas o mundo da tatuagem e o trabalho do tatuador vão muito além do que a tatuagem pronta, certo? Aproveite para explorar isso! Confira algumas dicas:

  • Dicas de cuidado com as tatuagens
  • Posts unindo tatuagens de temas semelhantes (ex.: carrossel de tatuagens de orquídea)
  • Novos desenhos disponíveis
  • Posts mostrando um pouco mais de você. Além das suas tatuagens, seus clientes querem te conhecer
  • Acompanhe os challenges do Reels e entre na moda você também! Claro, somente aquilo que fizer sentido para o seu negócio, ok?
  • Mostrar seu cotidiano no stories (pequenos vídeos)
  • Compartilhar um pouquinho do seu dia-a-dia no estúdio e até mesmo tirar fotos dos bastidores. 
  • Foto sua enquanto tatua alguém (isso dá uma incrementada no seu perfil e passa uma imagem profissional muito bacana)
  • Mostrar o ambiente do estúdio

Lembre-se: a ideia é que você tenha reconhecimento profissional e que as pessoas sigam seus perfis pelas tatuagens. Portanto, evite compartilhar coisas muito pessoais, um meme relacionado ao assunto pode, né, minha filha?! Quando for utilizar sua rotina como assunto, não se exponha tanto, ok?

Dicas para atrair mais resultado com o Instagram

Dica 1

Para fazer um melhor uso dessa plataforma, experimente postar com regularidade. Se você conseguir e tiver bons materiais para fazer mais de um post por dia, ótimo! Se não, escolha dois ou três dias da semana para publicar. 

Dica 2

Não se esqueça nunca das hashtags (#). Você pode usá-las para identificar as técnicas e/ou o estilo aplicado nos desenhos. É válido escolher termos tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, porque assim o alcance das postagens pode aumentar. 

Dica 3

SEMPRE, sempre cheque seu DM, pois muitas pessoas têm vergonha de perguntar no feed e acabam respondendo stories ou te chamando no particular para conversar mais sobre o seu trabalho. 

Quer uma renda extra?

Primeiro de tudo é não ter somente uma fonte de renda, você é um artista, faça arte! Trocadilhos à parte, você pode fazer prints, pintar quadros, o que você desejar. Nunca se sabe quando uma reserva de emergência será necessária, então, um plano B é sempre uma boa opção. 
Outra dica é aprender mais sobre marketing digital e ter presença onlinel! Nossas vidas cada vez mais vem sendo tomadas pelos apps e suas versatilidades, esteja você também. E lembre-se, sua marca pessoal é tudo, seja gentil com os clientes, lembre-se, educação é essencial. 
Mais do que nunca, você precisa ter uma página online, um lugar que te permita atender e fazer agendamentos de tattoos! É ISSO QUE A FIND te oferece! Nós oferecemos uma página totalmente sua! Com agendamento, captação de clientes e venda de flashtattoos! 
Vem com a gente! 
Ficou com dúvidas? Quer conversar mais conosco? Chama no whatsapp!

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.