Gravidez e tatuagem: Gestantes podem tatuar?

Mulher-grávida-na-cachoeira-tatuagem-na-barriga

Gravidez e tatuagem: Gestantes podem tatuar?

A arte na pele, popularmente conhecida como tatuagem, hoje em dia deixou de ser sinônimo de tabu e passou a ser reconhecida como estética. 

Uma preocupação que a maioria das pessoas possuem, tatuadores como clientes é sobre  biossegurança. As perguntas relacionadas ao tema são variadas, desde perguntas sobre tinta, agulha, estúdio, dentre outras! Mas, também recebemos perguntas sobre biossegurança e técnicas de tattoo em mulheres grávidas.

Uma pergunta muito comum que recebemos é sobre gestação e tatuagem. As gestantes querem saber se podem tatuar durante a gravidez, ou se é arriscado, e quais são os riscos apresentados.

Você não pode tatuar durante a gestação, mesmo que a tatuagem seja feita em um ambiente asséptico, seguindo todos os cuidados impostos pela biossegurança, existem riscos que fogem ao nosso controle, então é melhor prevenir do que remediar.

É importante lembrar que independe do tamanho da tattoo, está bem? grande ou pequena, não é recomendado que seja feito!

Ainda, durante a gravidez, as mudanças no corpo da gestante são gigantescas! Além das questões hormonais, a mulher se torna mais suscetível a contrair doenças devido a baixa imunidade.

Segundo médicos e especialistas,  durante a gravidez o organismo da gestante muda muito, o que pode gerar efeitos colaterais inesperados.
gestante-com-a-mão-na-barriga-tatuada

Hormônios da gravidez e riscos ao fazer tatuagem : Os riscos da contaminação cruzada

Talvez você até já tenha ouvido falar sobre contaminação cruzada, mas relacionada à indústria alimentícia. Afinal, esse é um dos principais causadores de doenças transmitidas pela comida e pode também desencadear uma reação alérgica.

A contaminação cruzada, independentemente do segmento em que ocorra, é quando há a transferência de contaminantes entre materiais de trabalho ou superfícies. Ela pode acontecer de forma direta, como entre tatuador e cliente, ou indireta, de algum material utilizado no estúdio para algum cliente.

A contaminação em um estúdio de tattoo pode acontecer de 3 maneiras:

1.1 Contaminantes físicos

São aqueles representados por objetos ou materiais palpáveis, como metais, madeira ou vidro. Apesar de não resultar em nenhuma doença grave, qualquer substância que possa causar dano ao consumidor é considerada um perigo à saúde.

Quando nos referimos a estúdios de tatuagem, pense em cacos de vidro quebrado ou farpas de madeira que podem ferir os clientes, por exemplo.

1.2 Contaminantes químicos

Como o próprio nome adianta, os contaminantes químicos são aqueles resultantes de processos dessa natureza. Entre eles, destacam-se as toxinas naturais (como toxinas paralisantes ou neurotoxinas), toxinas microbianas, contaminantes inorgânicos tóxicos e tintas.

1.3 Contaminantes biológicos

Sem dúvidas, os contaminantes biológicos são os mais perigosos em estúdios de tatuagem (e no geral). São vírus, bactérias, parasitas patogênicos e protozoários que, em casos mais graves, podem cair direto na corrente sanguínea dos clientes, resultando em doenças muitas vezes sem cura.

Logo, a gestante corre o risco de pegar uma infecção durante o procedimento. Outra questão é a pigmentação da tinta: a absorção da tinta também pode ser diferente, a pele da mulher fica diferente devido a quantidade de hormônios e uma tattoo nas costas, por exemplo, pode dificultar a aplicação da anestesia, se necessário.

Tintas

Assim como na explicação anterior sobre as agulhas, o mesmo acontece com o uso da tinta. Às vezes, sobra um pouco e dá vontade de reutilizar para não desperdiçar material. No entanto, ela já entrou em contato com qualquer microrganismo que pudesse sobreviver ali durante a sessão. Está comprometida.

Imagine que, logo em seguida, chega um novo cliente. Você então até pega outra agulha para começar o trabalho, mas reaproveita a tinta. Resultado? A própria: contaminação cruzada.

Outra forma de transmissão é pegar um novo pote de tinta, porém com a luva ainda suja de sangue da última sessão. A possibilidade de a contaminação acontecer é menor que a do caso anterior, mas existe e, muitas vezes, é resultado de um descuido momentâneo, por distração.

Há, ainda, chances de provocar uma reação alérgica em seus clientes por causa da escolha da tinta. Algumas delas, principalmente vermelhas e verdes, levam vestígios de metal em sua composição, o que desencadeia o problema. Entre os sintomas dessas reações estão o inchaço e a liberação de um líquido transparente, o sérum.

Em casos mais graves, pode ocorrer anafilaxia. Preste atenção àqueles clientes que apresentarem queda de pressão brusca acompanhada de taquicardia, oferecendo suporte rápido para evitar maiores problemas.

Resguardo

No período de resguardo – aqueles 40 dias após o parto –  também não é indicado se tatuar, pois o corpo da mulher está se recompondo, os hormônios voltando aos patamares normais e a resistência também.

Então, o melhor a fazer é esperar esse período e depois voltar a rabiscar a pele e eternizar as suas memórias. Existem diversos motivos para fazer uma tatuagem e, certamente, um deles — ou até vários ­— e quem sabe você não eternize o nascimento desse bebê, não é mesmo?!

Quer ficar sempre por dentro das nossas dicas? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.