15 ago Entenda o que muda entre uma tatuagem realista e minirrealista
Antes de fazer uma tatuagem é importante decidir não só a imagem que você irá tatuar, mas também o estilo que você pretende adotar.
Entre os estilos possíveis, o realista é bastante popular, contudo, existe uma nova tendência entre os tatuadores que é o chamado “minirrealismo”.
Chamou a sua atenção? Então vamos descobrir como funciona esse tipo de tatuagem.
Diferentes estilos de tattoo
Assim como existem diferentes maneiras de se fazer um desenho, o mesmo vale para as artes que serão registradas na pele,
Alguns desses estilos são:
- Old School (estilo tradicional);
- Minimalismo;
- Pontilhismo;
- Monocromática;
- Sem contorno.
Uma variedade que apresenta diversas opções de escolha, existindo, inclusive, artistas especializados em cada um dos estilos
Tatuagens realistas
Junto desses, um estilo que se destaca é o realismo, uma forma que busca retratar de forma mais fiel fotos e imagens.
É uma forma de tatuagem muito procurada por quem busca registrar fotos de pessoas da família, amigos ou até mesmo uma homenagem ao seu pet.
A principal característica da tatuagem realista é como ela simula praticamente uma fotografia em sua pele, com essa arte dependendo de um trabalho tanto de luz, como de sombras, para passar todo esse realismo para a tatuagem.
Elas podem ser feitas tanto em cores como preto e branco, sendo normalmente tatuadas em espaços amplos do corpo, como braços, pernas e costas, permitindo assim com que esse realismo da arte seja bem trabalhado pelo tatuador.
O que há de diferente no Minirrealismo?
O minirrealismo, por outro lado, surge quase como uma evolução do estilo realista, mantendo a mesma dedicação dos tatuadores em criarem uma arte que se assemelha à realidade, contudo, reunindo isso em uma escala muito menor.
Também conhecida como microrrealismo, esse estilo surge como uma combinação das artes mais realistas com a tendência do minimalismo, que consiste na criação de artes simples e compactas.
Contudo, esse estilo de tattoo exige uma atenção minuciosa por parte do tatuador, já que o artista precisa ter o mesmo cuidado com sombras e luzes, tal como em uma arte realista, porém, tendo um espaço muito menor para se trabalhar.
Para garantir essa qualidade em menor escala são usadas agulhas finas, o que exige um cuidado redobrado do artista, para manter todo o realismo da arte, sem ocorrer uma mistura de tons e texturas que possam prejudicar esse estilo mais próximo à realidade.
O minirrealismo em alta
O estilo minirealista é sem dúvida uma tendência, sendo requisitado nos mais diferentes estúdios de tatuagem, por trazer tudo aquilo de atrativo que uma tattoo realista possui, porém, em tamanho menor.
Dessa forma, é possível manter as principais características do realismo. Ótimo para quem prefere por tatuagens mais compactas, ou até mesmo por quem já não possui tanto espaço disponível para tatuar no corpo.
Com esse tipo de tatuagem é possível maximizar o impacto de uma arte menor, pois mesmo que ele se posicione de forma mais delicada, reúne em si um estilo esteticamente chamativo, ao retratar a realidade em um espaço tão pequeno.
Qual a melhor opção?
Ao se decidir entre o minirrealismo e o realismo para fazer sua tatuagem, é importante definir qual o tamanho da arte que você pretende registrar.
Caso tenha preferência por algo que reproduza uma imagem com fidelidade, mas opta por mantê-la mais escondida, como no antebraço ou próxima ao pulso, o estilo minimalista pode ser a resposta.
Agora, se o seu objetivo é registrar uma imagem grande da sua família, ou até mesmo sua com seus animais de estimação nas costas, uma arte menor pode não destacar totalmente o impacto dessa imagem.
Em termos de características, são estilos de tatuagens bem similares, ambas exigindo o trabalho de ótimos profissionais, para manter o realismo dessas artes.
Especificamente no minirrealismo, é indicado procurar por artistas especializados no estilo, diante do preciosismo que esse modelo exige, ao reunir as características realistas de uma fotografia em um espaço menor.
Onde encontrar exemplos?
Por exigir uma habilidade maior, principalmente com agulhas menores, ao optar pelo minirrealismo é importante recorrer a profissionais com experiência nesse estilo.
Se você busca inspiração antes de optar ou não por uma tatuagem nesse estilo, vale a pena acompanhar o perfil de artistas que trabalham com o minirrealismo, entre eles:
- Fernando Tampa (@tampatattoo) do Rio Grande do Sul/RS;
- Buzuca (@buzucatattoo) de Belo Horizonte/MG,
- Caio Ribbs (@caioribbs) de São Paulo/SP;
- Coimbra Tattoo (@coimbratattoo_) do Rio de Janeiro/RJ.
Ao acompanhar a arte de quem trabalha com esse estilo é possível definir pelo estilo de tatuagem que mais se adequa ao seu perfil, seja o realismo, seja sua tendência mais compacta do minirrealismo.
Sorry, the comment form is closed at this time.