20 jan Do interior para o mundo: Como Marcos Skull saiu do zero e ganhou o mundo
Segundo, Thomas Edison, “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.” Nesse artigo conversamos com o nosso embaixador, Marcos Skull.
Marcos possui uma história de vida incrível! E apesar de ter apenas 30 anos de idade, ele já tem quase 20 de profissão!
Nascido em 29 de setembro de 1992 em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais – Coronel Murta, em uma família de origem muito humilde onde seu pai trabalhava na construção civil como pedreiro e sua mãe dona de casa.
Marcos, começou a trabalhar ainda criança aos 12 anos. Seu primeiro emprego era ajudar as pessoas a levarem suas compras no supermercado para casa em troca de algumas moedas, em paralelo a isso Marcos também produzia chup-chup para vender nas ruas da cidade.
Marcos também já trabalhou como vendedor em bar/lanchonete e como atendente em sacolão em sua cidade natal! Ainda jovem aos 13 anos, conheceu a magia e a arte da tatuagem, através de algumas revistas de tatuagem numa banca que existia em frente ao bar que trabalhava, sempre que tinha um intervalo ou tempo livre, Marcos aproveitava para conversar com o dono da banca que era irmão do seu antigo patrão no bar.
Por terem essa proximidade ele também fazia alguns trabalhos para o dono da banca que em agradecimento até lhe dava algumas revistas de tattoo, sabendo que ele gostava muito do tema e não tinha uma boa saída em sua banca! Lembrando que a cidade à época tinha um pouco mais de 9 mil habitantes e estamos falando sobre tattoo ali no início dos anos 2000.
Minha primeira máquina de tattoo
E assim Marcos um dia folheando uma das revista encontrou uma matéria sobre tatuagem e a história onde pessoas criavam o seu próprio equipamento e se auto tatuavam,- sim, antes de tattoos sem fio, e cartuchos, os tatuadores faziam suas máquinas e até mesmo soldavam as agulhas.
Isso, para Marcos, caiu como uma luva e foi assim que ele teve ideia para criar sua primeira máquina de tatuagem.
No início, ele se tatuava, tatuava alguns amigos e até mesmo parentes. Com poucos meses já era conhecido em toda a cidade e arredores e todos queriam uma tattoo com Marcos!
Mudança de cidade
Quatro anos após o início de sua carreira, o adolescente Marcos aos 16 anos, mudou com sua família para Belo Horizonte.
A partir daí tudo mudou para ele! Pois até então ele não possuía contato com nenhum tatuador profissional ou estúdio de tatuagem entendendo mais sobre a profissão e tirando dúvidas básicas que ele ainda possuía.
Chegando a Belo Horizonte Marcos foi trabalhar durante um pequeno período como ajudante do seu pai durante a semana em pequenas obras de construção civil para poder juntar dinheiro para assim conseguir investir na sua carreira, e aos finais de semana ele aproveitava o tempo que tinha para estudar mais sobre tattoos e começar a tatuar seus primeiros clientes em Belo Horizonte!
Por dois anos Marcos ainda tatuou muito os amigos, colegas e parentes e alguns poucos clientes, dentre eles veio a conhecer um cliente em especial, Davi, que acabou se tornando um grande amigo por ter feito várias tattoos com ele. Davi um dia se ofereceu para ajudar Marcos, comprando material de tattoo para ele e sem pensar duas vezes Marcos aceitou a proposta, e assim teve o seu primeiro equipamento profissional de tatuagem.
Esse equipamento profissional consistia em máquina, fonte, algumas agulhas e tintas. Marcos considera que esse foi o ponto em que sua carreira como tatuador profissional foi iniciada de uma vez por todas!
Nesse momento, ele conseguiu ganhar confiança em seu trabalho e credibilidade! Ele buscou vários estúdios para trabalhar, mas recebeu muitos “nãos”, os estúdios não estavam confiando no trabalho dele, mas ele nunca desistiu!
Até que em 2010 visitando o BH Tattoo Convention – em sua primeira edição -, Marcos reencontrou um velho conhecido da infância que também tinha se tornado tatuador e estava morando em Belo Horizonte, foi ali que surgiu o convite para juntar forças para abrir o um estúdio, Marcos não pensou duas vezes, caiu de cabeça no projeto.
Segundo Marcos, “Eu nunca acreditei no acaso, sempre acreditei na força do desejo. Essa oportunidade que o universo estava me dando era o “aqui e agora” é o que eu costumo chamar de cavalo selado, e ele não costuma passar duas vezes!”
Foi assim que Marcos entrou para o mundo dos negócios também! Essa oportunidade como ele mesmo diz: “O universo me deu e eu abracei com todas as forças!”
Esse foi seu primeiro estúdio de tatuagem, a sociedade durou pouco e logo depois Marcos abriu seu primeiro estúdio de tatuagem sozinho! Pasmem, isso tudo ocorreu no ano de 2010!
Como abrir um estúdio de tatuagem?
Na sua primeira loja (com o primeiro sócio), era comum receberem muitas visitas de fiscais da prefeitura, o que os obrigou a regulamentarem o estúdio! Sim, se você tem um estúdio de tattoo, privado ou colaborativo você tem uma empresa!
Com essa mudança, Marcos passou a ter um CNPJ. Na época, ele fez o registro como Microempreendedor Individual, o que facilitou o registro de alvará de localização e alvará sanitário.
Quando Marcos assim resolve abrir seu segundo estúdio, dessa vez sozinho ele já sabia qual o caminho para fazer todos os trâmites legais para não ter mais nenhum imprevisto, nem empecilho.
E assim ele abre o Skull Tattoo Studio, no início de 2011 uma loja de aproximadamente 25 metros quadrados, e ali trabalhou sozinho por cerca de 1 ano até sentir a necessidade de fazer sua primeira contratação! Um recepcionista, que na época o ajudava a atender as ligações de clientes! Sim, antigamente a marcação de tattoos era por ligação telefônica!
Praticidades como a venda online ainda não existiam!
Alguns anos após ter esse estúdio privado, em 2014 Marcos teve mais uma oportunidade – advinda do Universo, segundo ele – de expandir o seu negócio, já que a loja ao lado da sua estava disponível para alugar, sem pestanejar, Marcos fez a sua primeira grande expansão!
A loja ao lado tinha cerca de 90 metros quadrados, com algumas obras o estúdio tornou-se um espaço com cerca de 140 metros quadrados. Nesse período, Marcos já tinha um pouco mais de maturidade nos negócios, já tinha feito algumas contratações. E nesse momento o mindset dele mudou e entendeu que não é possível crescer de forma exponencial sozinho!
Nesse momento ele trouxe mais tatuadores para trabalhar no novo estúdio. Sendo assim, Marcos, entendeu a necessidade ajustar e padronizar o atendimento, além da IMPORTÂNCIA da migração de seu CNPJ que até então era Mei (Micro empreendedor individual) e passou a ser uma ME LTDA (Micro Empresa Limitada). Essas alterações o permitiram contratar mais profissionais, ter um faturamento muito maior que o que podia ter até o momento e esse impulso foi essencial para fazê-lo crescer mais!
Atualmente
Hoje, após 13 anos do seu primeiro estúdio e com quase 20 anos de profissão, Marcos é dono de um dos maiores estúdios de tatuagem do país com mais de 600 metros quadrados. Sua equipe tem mais de 15 pessoas, entre tatuadores e colaboradores!
Marcos já ganhou dezenas de prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o Pan Americano de Tatuagem, junto com o time de tatuadores que faz parte.
Marcos hoje também é jurado em diversos eventos de tatuagem pelo mundo, tem seu trabalho reconhecido em todo território nacional e em mais de 12 países pelo mundo, onde já teve seu trabalho exposto em eventos e estúdios onde fez Guest, dentre esses países visitou várias vezes a Alemanha, Espanha, Suíça, também passou pela Itália, Inglaterra e Estados Unidos!
O cara é reconhecido no mundo todo!
Além dessa história de sucesso e muito suor no mundo da tattoo, Marcos possui alguns outros negócios dentre elas uma clínica de remoção a laser de tatuagem e o maior Podcast sobre tatuagem do Brasil, o Skull Podcast que se tornou referência para vários tatuadores e amantes de tatuagem pelo Brasil e pelo mundo.
Marcos é referência de empreendedor de sucesso no mundo da tatuagem e exímio tatuador! Sendo exemplar em como lida com seus negócios, colaboradores, colegas de trabalho e parceiros. Gostaram do texto? Já conheciam o trabalho do Marcos? Deixem seu comentário aqui!
Sorry, the comment form is closed at this time.