10 Dicas de compra online de material de tattoo

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10 Dicas de compra online de material de tattoo

Certamente, você já deve ter comprado alguma coisa pela internet, e cada vez mais, isso se tornou uma atividade comum para a maioria das pessoas. Compras online vieram para facilitar a vida do consumidor, é muito mais rápido, prático, e com facilidade de poder comparar preços em outras lojas concorrentes, além também pesquisar mais sobre o produto, e saber opinião de pessoas que já o compraram.

Junto de toda essa tecnologia e facilidade das compras online, também veio o lado ruim, o fato de muitas pessoas comprarem em sites de empresas que não são profissionais, desrespeitando e gerando uma experiência do comprador negativa, e também as lojas que não são confiáveis, possibilitando a clonagem de cartões de crédito e vazamento de informações pessoais, além também dos golpes, que são muito bem formulados, e induzem com facilidade que a pessoa faça a compra, principalmente quando oferecidos valores muito abaixo do mercado.

É comum diante desses tantos pontos negativos, haver a insegurança dos tatuares de realizarem suas compras online, com medo de sofrerem algum prejuízo, mas aqui vamos passar informações e orientações para essa experiência seja positiva, evitando transtornos muito comuns em compras online.

Então vamos lá, essas são algumas que podem te ajudar na hora de fazer as compras dos seus materiais online:

  1. Compare preços e leia avaliações de quem já comprou o produto

É muito importante, antes de você fazer a compra do seu produto, de pesquisar preços, e também ler avaliações em diferentes lojas, de pessoas que já fizeram a compra daquele produto.

Assim você poderá ter informações que podem ser muito relevantes, tanto para realmente comprar aquele produto, ou substitui-lo por um de outro fabricante ou modelo, assim você ganhará tempo e evitará frustrações de detalhes que muitas vezes não é possível encontrar na descrição do produto.

  1. Verifique se a loja online possui CNPJ, endereço e telefone

Outra forma muito simples de saber que está comprando em uma loja de confiança, é encontrar no site, informações sobre a empresa. De acordo com a lei de e-comerce 7.962, de 2013, todas as lojas virtuais têm de apresentar em seu site dados como CNPJ, razão social, endereço, telefone e e-mail ou formulário para contato.

  1. Desconfie de preços muito baratos

É comum, que muitas pessoas sejam motivadas a comprar por impulso, quando encontram o produto que querem a um preço muito abaixo da média, mas normalmente isso ocorre, quando o produto não possui nota fiscal, quando tem algum defeito, quando não é um produto original, ou até mesmo que seja um site criado para dar golpe, ou seja, a pessoa compra, e nunca recebe o produto.

  1. Tempo de entrega muito longo ou não informado? Atenção, cuidado!

É comum encontrarmos produtos com preços mais acessíveis, ou produtos que esteja com uma maior dificuldade de encontrar no mercado, que estejam com seu prazo de entrega muito longos. Isso acontece muitas vezes, quando a loja não possui aquele produto a pronta entrega, e utiliza o tempo maior de entrega para conseguir adquiri-lo com algum fornecedor, mas com isso, existe uma possibilidade grande da loja não conseguir o produto, e ao final do prazo de entrega, seu pedido ser cancelado, fazendo com que tenham se perdido muitos dias na expectativa de receber sua compra.

Por outro lado, se você já conhece a loja, e não está com pressa em receber o produto, as vezes isso pode ser uma oportunidade de adquirir aquele produto caso você não tenha encontrado o mesmo produto em outras lojas, ou por aquele preço.

Mas se a loja estiver com um prazo muito longo, principalmente se for uma loja nova, onde não você encontre opiniões de outros compradores, cuidado, pois também pode ser um golpe. O tempo que você estiver esperando a sua compra chegar, é o tempo necessário para que essa loja consiga aplicar mais golpes em outras pessoas, antes que alguém faça uma reclamação e a loja sai fora do ar.

E nunca finalize uma compra, onde o prazo de entrega não é informado. Pode acontecer de na hora de finalizar a compra, o prazo de entrega aumentar, mas essa informação deve estar bem clara ao comprador.

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  1. Pesquise sobre a reputação da loja da loja online

Uma forma muito simples de saber se a loja é de confiança, principalmente quando não temos referências de pessoas conhecidas que já compraram, é pesquisar no Google, Facebook, Instagram e sites como o Reclame Aqui, assim, você terá acesso a avaliações da empresa de clientes satisfeitos ou não, postagens que a empresa faz, postagem de clientes que compraram e marcaram a loja, etc., assim podendo avaliar se você pode comprar com segurança, e evitando problemas.

E cuidado com empresas onde não possuem informações relevantes, que estejam abertas recentemente, e com publicações recentes, que não possuam avaliação, e em suas redes sociais ou os comentários estejam desabilitados. Isso pode acontecer, pois a empresa ainda é muito nova para dar tempo de haver alguma reclamação, e quando não se permitem os comentários, para evitar que clientes comentem sobre a empresa.

Analise o quanto essa empresa interage com seus clientes, e há quanto tempo faz isso, leia comentários, publicações e pesquise as #nomedaempresa que poderão mostrar informações relevantes, e assim você se sentir mais seguro, se deve ou não fazer a compra na loja virtual pesquisada.

Quando você entrar no site onde deseja realizar a compra, procure por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”, esses selos indicam que a loja utiliza meios seguros para pagamentos online, e privacidade de informações pessoais.

Quando for efetuar a compra, observe no navegador da internet, se o ícone de um cadeado é mostrado, isso significa que a loja utiliza um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), que é um fundamental recurso de segurança.

 

 6.Você precisa para uma data especifica? Compre com antecedência

Mesmo que se tenha um prazo de entrega, as vezes podem acontecer alguns imprevistos, como extravio de mercadoria, o fornecedor não ter em estoque e cancelar sua compra, entre outros motivos, e se você estiver com pressa, poderá ficar sem o produto na data que precisa e se prejudicar, portanto, é importante não deixar para última hora.

7.Se informe bem sobre as características do produto antes de fechar a compra

Por se tratar de uma compra online, as vezes fica um pouco difícil de saber como ele é de verdade, por isso é importante que antes que você compre o produto, que faça pesquisas sobre ele, suas características, como a voltagem, cores, o que vem de acessórios inclusos, o que aquele produto precisa para funcionar, tamanho etc.

Atualmente, muitas pessoas ao comprarem um produto, fazem vídeos “review”, mostrando abrindo a embalagem o produto, o que vem na embalagem, funcionamento, e suas características, além de darem sua opinião dos pontos negativos e positivos do produto, isso faz com que outros compradores tenham uma visão mais real, diferente de uma propaganda do próprio fabricante que ressalta apenas os pontos positivos, e se empenham ao máximo para te convencer a comprar o produto dele.

As lojas que oferecem recursos como WhatsApp  para a compra online, o ideal é que tenham, fotos detalhadas, uma boa descrição, e até mesmo vídeos do produto, variedades de formas de pagamento e de entrega, e redes sociais da empresa, são ferramentas que facilitam muito a segurança e comodidade na hora da compra.

Assim podendo atender melhor suas necessidades, e possibilitar que você pesquise mais sobre a empresa mais facilmente, assim evitando problemas tanto na hora de comprar, de receber o pedido, e principalmente, se houver algum problema com o produto, podendo assim, ter acesso a empresa com mais facilidade para que seja possível resolver com eficiência e agilidade.

8.Cuidado com produtos não regulamentados e sem nota fiscal

No mercado de tatuagem, atualmente, a maioria dos produtos necessitam de regulamentação da Anvisa.

Por se enquadrem em produtos para saúde, como tintas, agulhas, biqueiras, cartuchos entre outros, e é comum encontrar produtos que sejam contrabandeados, falsificados, ou até mesmo sem marca de origem duvidosa, na maioria da vezes, sendo vendidos com preços mais baratos do que os produtos que possuem regulamentação, se tornando mais atrativos na hora de efetuar uma compra, porém, esses produtos, na maioria das vezes não possuem nota fiscal, e estão sujeitos a apreensão caso haja alguma vistoria, que pode acontecer no transporte, seja via motoboy, correios, ou qualquer transportadora, onde é aberta a embalagem do produto pela Receita Federal, e feita a verificação se o produto está legalizado e com nota fiscal.

Outro problema, é caso aconteça uma fiscalização em seu estúdio, e seja solicitado a nota fiscal dos produtos que estejam sendo utilizados no estabelecimento, para garantir que sejam seus, e que os mesmos sejam permitidos, que podem estar sujeitos a apreensão e o estúdio e o tatuador sofrer penalidades de multa, ou até mesmo correr o risco de lacrarem o estabelecimento, dependendo do nível de infrações que forem apuradas.

9.Direito ao arrependimento de compra e devolução do produto

Muita gente não sabe, mas todos os produtos oferecidos para a compra online por lei, é possível devolvê-lo em até 7 dias após o recebimento, caso ele se arrependa ou por qualquer outro motivo, e a loja é obrigada a devolver o valor integral do produto e do frete quando houver.

Algumas lojas, aumentam esse prazo, para que seja um diferencial das demais lojas concorrentes.

Lembrando que a devolução do produto, é válida somente para produtos que estejam em perfeito estado, em sua embalagem original, e o valor será devolvido, somente após verificação da loja ao receber o produto de volta.

Todos os produtos, por lei, caso apresentarem defeito, possuem 90 dias de garantia. Algumas empresas estendem essa garantia para dar mais segurança ao consumidor sobre a qualidade do produto.

Caso seu produto comprado pela internet, apresente defeito nos primeiros 7 dias, a loja que você comprou poderá fazer a troca, ou devolução do pagamento.

Se o produto apresentar defeito após os 7 primeiros dias, você deverá entrar em contato direto com o fabricante, e solicitar o reparo do produto, que ficará a critério deles, após análise, se o produto será trocado, arrumado, ou feita devolução do valor, e lembrando que para que isso seja exigido, a nota fiscal é imprescindível, sem ela você tem a chance de não conseguir resolver seu problema.

10.Não guarde os dados do seu cartão de crédito para compras futuras

Muitos sites, dão a opção de guardar os dados do cartão para futuras compras, mas embora isso possa ser uma comodidade, para que nas próximas compras não seja necessário digitar todas as informações de pagamento, isso pode ser arriscado, caso sua conta seja invadida, e assim permita que sejam feitas compras com seu cartão por terceiros.

DICA BÔNUS

Evite fazer compras a partir de computadores públicos ou redes Wi-Fi abertas

Não utilize computadores de lan house, faculdade e redes de wifi abertas, pois elas podem não ter todos os recursos de segurança necessários, como antivírus, atualizações do sistema operacional, aumentando as chances de ali ter um “malwares”, que são responsáveis pelo vazamento de dados pessoais e de pagamento, assim possibilitando as chances de roubarem suas informações e dados e usarem de forma indevida.

Certamente, esse é uma das coisas mais importantes, pois será totalmente irrelevante você tomar todos os cuidados que já falamos aqui, e o seu computador, celular ou tablet não estiverem em dia com as atualizações e os antivírus necessários. Quando fazemos uma compra online, fornecemos nossos dados pessoais, além de dados de pagamento, que são altamente sigilosos, por isso é tão importante manter sempre atualizado todas as formas de segurança para que não ocorram problemas e seus dados sejam vazados, podendo ser utilizados de má fé por terceiros.

E essas foram algumas dicas para ajudar você a se sentir mais seguro na hora de realizar a compra de seus materiais pela internet, podendo assim facilitar sua rotina de trabalho, e ganhar tempo sem precisar se descolar até uma ou mais lojas físicas, para que você encontre tudo o que precisa.

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Natalia Bahi
contato@ntlojavirtual.com.br
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