3 Dicas para cuidar da tattoo no frio: Como fazer?

3 DICAS PARA CUIDAR DA TATTOO NO FRIO: COMO FAZER?

3 Dicas para cuidar da tattoo no frio: Como fazer?

Tomar a decisão de fazer uma tatuagem pode ser uma experiência muito interessante. Apesar da tatuagem ser algo muito comum hoje em dia e bem aceita na maioria dos estilos, isso não significa que você deve se deixar levar por impulso e pelo modismo.
Tenha em mente qual desenho você quer pintar e escolha bem os traços, o tamanho e o formato que mais agrada ao seu gosto. Afinal, você vai pintar uma parte do seu corpo para sempre!
O tempo de frio chegou! Ficar debaixo das cobertas tomando chocolate quente e assistindo filmes é maravilhoso, não é?

E fazer tattoo nesse período? Você sabia que existem vantagens de fazer tattoo no frio?
Outono  e inverno são ótimas estações para tatuar, pois a tentação como ir para praia e piscina são menores, assim menos sol na sua tattoo, e suor também. No entanto, o corpo fica mais coberto, algo que não é interessante para o pós tattoo. Então, quais os cuidados com a tatuagem no inverno?

Como assim tattoo no inverno é bom?

No período de frio a exposição ao sol diminui, algo que já é uma grande vantagem para quem tá afim de rabiscar a pele. Uma tattoo geralmente exige que você fique pelo menos 30 dias sem se expor ao sol, algo que pode variar de acordo com o tamanho da tattoo.

  1. Os raios UVB (aqueles que atingem as camadas superficiais da pele) e UVA (atingem a derme, camada mais profunda da pele), possuem efeitos necessários ao ser-humano, como a absorção e fixação da vitamina D, porém, o excesso de sol pode ser nocivo a nossa saúde. E para quem fez uma tattoo, o período de cicatrização é o mais importante, e expor ao sol não é uma boa ideia.
  2.  Além disso, a chance de você ir para piscina ou praia nesse período é bem pequena, e já conversamos aqui que não é interessante fazer isso logo após rabiscar a pele, pois o período de cicatrização é importantíssimo para manter a tattoo saudável e bonita. Mesmo com menos sol, ainda é importante e necessário a utilização de protetor solar                                                                                                                                                                          Outro fator importante…
  3.  O suor, também deve ser levado em conta, nesse período tendemos a suar menos, o suor é uma forma de refrescar o corpo e eliminar impurezas. E seu corpo pode acabar eliminando a pigmentação! A tattoo deve ser hidratada, pois devido ao clima do outono e inverno, a nossa pele tende a ficar mais seca, necessitando da utilização de loções.

 

Como se preparar para fazer a sua tatuagem?

Muitas pessoas querem saber se fazer uma tattoo dói. O que acontece, na verdade, é que a agulha penetra cerca de 1 mm na derme, causando algum tipo de irritação ou ardência. Há regiões do corpo que são mais sensíveis à dor do que outras, mas, nada que desanime o prazer de ver o seu corpo tatuado!
De qualquer maneira, é recomendável seguir algumas dicas antes de ir ao estúdio. Confira:

  • tenha uma boa noite de sono. Assim, você terá mais resistência;
  • capriche no café da manhã, pois ir de estômago vazio pode provocar tonturas e aumentar a dor;
  • tome bastante água, porque a pele hidratada é mais saudável;
  • não consuma bebidas alcoólicas antes de fazer a tatuagem. Elas afinam o sangue, tornando o sangramento mais intenso;
  • procure se distrair durante a sessão de tatuagem. Atente-se ao som do local, converse com o tatuador ou medite, se for o caso;

O que eu devo saber sobre minha pele?

Alguns cuidados  com a pele são essenciais. Além de muita atenção com alguns pontos relacionados aos locais do corpo que você quer tatuar.

  • é bom evitar lugares com manchas, visto que isso pode atrapalhar o acompanhamento do dermatologista e a prevenção de tumores;
  • membros inferiores, a depender da saúde do cliente, podem gerar úlceras ao serem lesionados;
  • pessoas com histórico de queloide devem ter mais cuidado com o local do procedimento, logo, o ideal é ter acompanhamento de um dermatologista, visto que a cicatrização pode gerar tais lesões;

No pós tattoo

Um fato importante é não deixar a tattoo coberta o tempo todo, pois precisa “respirar” para cicatrizar bem. Nesse caso, algumas tattoos podem ser menos recomendadas, como: pé, tornozelo, costas… Aqueles locais que você geralmente prefere manter cobertos durante o inverno.
Lembre -se de usar uma pomada que ajude na cicatrização e hidrate a tattoo! E claro, mantenha a alimentação saudável!
Alguns alimentos podem prejudicar uma cicatrização bem sucedida, enquanto outros ajudam o processo, fazendo com que sua tattoo se recupere melhor.
Por se tratar de, basicamente, a cicatrização de uma ferida aberta na pele, itens muito gordurosos ou que promovam a inflamação podem influenciar negativamente, fazendo com que a recuperação seja bem mais lenta.
Para evitar qualquer problema, veja, abaixo, os alimentos que você deve evitar nos dois primeiros meses após o procedimento:

  • carne de porco;
  • frutos do mar;
  • amendoim;
  • camarão;
  • chocolate;
  • alimentos gordurosos e pesados.

Por outro lado, uma alimentação balanceada pode auxiliar no processo de recuperação, fazendo com que a cicatrização seja mais tranquila e rápida. Priorize fontes de proteína e zinco com pouca gordura, oleaginosas, fontes de colágeno, castanhas e cereais integrais.
Veja o que incluir em sua dieta nos meses durante a recuperação de sua tatuagem:

  • ovos;
  • aveia;
  • frango;
  • peixes;
  • feijões;
  • aveia;
  • quinoa;
  • castanhas;
  • gelatina;
  • iogurte;
  • leite;
  • queijos.

Também podem surgir pequenas bolinhas com tom avermelhado. Você não precisa se preocupar com isso de imediato. Elas podem ser apenas uma reação alérgica da derme devido aos produtos usados na higienização constante do local.
Concluímos que, um desenho bonito e com cores vibrantes vai muito além do trabalho de um bom tatuador. O resultado também depende de uma série de recomendações que devem ser seguidas à risca durante o processo de cicatrização da derme.  Assim, adotando procedimentos simples de cuidados com a tatuagem, você cuida bem do seu desenho e terá uma perfeita obra de arte para a vida toda!
Gostou deste artigo e quer ficar sempre por dentro das novidades sobre tatuagens e seus cuidados? Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e também no Instagram.

Luciana-Leal-Fundador-Find -Tattoo
Luciana Leal
luciana@findtattoo.com.br

CEO da Find Tattoo

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.