fbpx
Blog / Biossegurança

Água sanitária: Você sabe utilizar?

29 de outubro de 2020 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter
agua-sanitaria-Voce-sabe-utilizar

A limpeza do estúdio é muito importante, a gente sabe, mas como a gente pode fazer bem e sem esquecer de proteger os profissionais e os clientes?

Um grande aliado nessa limpeza é a água sanitária, um produto barato e de fácil acesso e que é extremamente poderoso na hora da limpeza!

Como usar a água sanitária:

Ela tem concentração de 2,5% de um sal que se chama hipoclorito de sódio, o que muita gente chama de cloro ativo. Mas a água sanitária pura tem pouquíssimo efeito quando se trata de matar os micro-organismos, então ela tem que ser diluída

 

A diluição é importante, pois nela é que se forma o ácido hipocloroso e é ele quem tem o poder de penetrar nas camadas exteriores e interiores das células, reagindo com seus diferentes componentes. Isso tudo altera o metabolismo celular de forma irreversível, o que causa a morte da célula, seja ela de bactéria, fungo ou vírus.

 

É importantíssimo lembrar que essas reações também ocorrem com as nossas células do corpo humano, então tem que ter cuidado na hora de manusear a água sanitária. Para não causar danos nas mãos, como pele ressecada e até possíveis feridas!

 

Pela natureza muito reativa não se deve:

  • Misturar com sabões e outros produtos de limpeza!  Pode haver desprendimento de gases tóxicos e a formação de compostos que chamamos de organoclorados, que são muito danosos para o meio ambiente (incluindo nós seres humanos)! Muitos desses compostos são possíveis causadores de câncer e tóxicos para a vida aquática, por exemplo.
  • Manter perto de fontes de luz (solar e artificial) e calor, uma vez que pode haver o desprendimento de gases que são tóxicos para nós seres humanos.

 

Quanto tempo ela demora para agir?

A água sanitária, por ser diluída demora mais tempo para agir que outros produtos que a gente usa para limpeza, que é de 10 a 15 minutos, o álcool por exemplo é de um minuto; então quando for usar a água sanitária e suas diluições, a gente tem que ter muita paciência.

Uma vantagem da água sanitária em relação ao álcool 70% e outras concentrações é que ela é capaz de eliminar esporos de bactérias! Porém, ela é mais corrosiva, então tem que ter cuidado na hora de usar em algumas superfícies.

Como não mancha a roupa ela pode ser utilizada para limpar as macas! Ahhh Respeite o tempo de ação, depois pode ser legal passar um paninho úmido pra tirar o excesso de água sanitária.

Como estúdios são locais de grande circulação, o ideal é limpar o chão pelo menos 2x por dia, no meio, tipo no horário de almoço, e no final, logo antes de fechar.

Quer saber sobre regras da ANVISA para seu estúdio?

Ainda ficou alguma dúvida? Comenta aí!