Blog / Artes

Entenda mais sobre a arte na pele e se contextualize sobre as tatuagens!

15 de abril de 2021 Findtattoo Compartilhar facebook Twitter
arte na pele

A arte na pele, popularmente conhecida como tatuagem, hoje em dia deixou de ser sinônimo de tabu e passou a ser reconhecida como estética. 

Uma representação artística que abriu as portas para inúmeras possibilidades para artistas e clientes, que buscam eternizar frases, momentos e desenhos na pele.

Origem da tatuagem e arte na pele

A tatuagem tem uma origem muito mais antiga do que você pode imaginar. 

Os últimos indícios dessa arte milenar foram encontrados pelos cientistas, no corpo de um homem congelado apelidado como “Ötzi”.

Esse homem teria mais de três mil anos. Em seu corpo foram encontradas linhas espalhadas por diversas partes. 

Sendo assim, são indícios que tatuagens eram usadas para rituais religiosos.

foto do Ötzi com arte na pele

foto do Ötzi

Seguindo a história da tatuagem

Durante o decorrer da evolução humana, a arte na pele continua a fazer parte da nossa história. 

Ela se tornou uma forma de expressão, podendo ser algo com significado ou simplesmente estético.

Novas técnicas e estilos diferentes começaram a surgir, abrindo muitas possibilidades para os artistas desenvolverem suas habilidades e para os clientes expressarem suas vontades

Sendo assim, aquilo que antes era visto como tabu, passou a se tornar uma nova forma de compartilhar histórias, pensamentos e desejos.

Estilos de tatuagem e arte na pele

Antigamente, as técnicas de tatuagem disponíveis eram um pouco mais limitadas, visto que elas estavam começando a ser aprimoradas. 

O famoso estilo tradicional ou old school, surgiu em meados do século XVIII. 

Foi trazido do oriente pelos marinheiros que viajavam pelo mundo e aprenderam a prática da arte na pele com habitantes nativos de ilhas orientais.

Ao chegar no ocidente, a prática foi difundida e passou a ser um adorno estético. 

Sendo assim, os principais desenhos eram ligados aos marinheiros, com contornos, traços firmes e grossos na cor preta, com cores bem chamativas.

arte na pele

foto Freepick

Tatuagem hoje em dia

Definitivamente, devido ao constante avanço das técnicas, hoje em dia  é possível encontrar os mais diversos estilos dessa arte. 

Além de poderem variar desde colorido, a realismo, sombreado, aquarela e muito mais.

A tatuagem deixou de ser vista como uma simples decoração e encontrou um significado muito maior. 

Se transformou numa arte na pele, onde, graças ao talento de diversos artistas, é possível reproduzir com perfeição retratos e desenhos incríveis.

É importante lembrar que o trabalho de um tatuador vai além de criar desenhos na pele. Carrega um significado de muita importância para quem recebe o desenho. 

Por vezes os tatuadores poderão encontrar diversos tipos de clientes, existem aqueles que querem marcar algum acontecimento importante. 

Aqueles que procuram tatuagens com significados mais profundos. E aqueles que só querem mesmo se rabiscar com desenhos bacanas.

Saber lidar com cada um deles é o que vai garantir que o tatuador entregue um bom resultado, aplicando a sua assinatura como artista e profissional à pessoas que confiam no seu trabalho.

Tatuagem tecnologia: Tipos de agulha!

Existem dois tipos de agulhas para tatuar: as de biqueira (utilizadas em máquinas de bobina) e os cartuchos descartáveis (usados em máquinas rotativas).

As agulhas de biqueira são montadas na máquina

Elas dão um pouco mais de trabalho na hora de preparar o equipamento para o trabalho. Enquanto os cartuchos são apenas encaixados com uma troca rápida.

A principal mudança nesse avanço de tecnologia se deu pelas máquinas e agulhas utilizadas para tatuar

Graças às inovações constantes, hoje, existem cartuchos de agulhas descartáveis. Que tornam o trabalho de tatuar mais eficiente e seguro. 

No nosso cenário atual, existem agulhas próprias para realizar diferentes tipos de trabalhos, traços, sombra, pintura e por aí vai

Essa facilidade de tecnologia permite que os tatuadores consigam escolher exatamente qual o tipo de agulha mais indicado para cada trabalho.

Com o acesso a essa nova tecnologia, os tatuadores começaram a ter mais liberdade de criação. 

Novas possibilidades de combinar diferentes estilos é também uma das vantagens dos cartuchos de agulhas, que possuem diferentes configurações de espessura.

Isso é um grande benefício, já que a maioria dos clientes não buscam só um estilo de tatuagem. 

Mas uma mistura que visa criar uma arte na pele de qualidade que ficará registrada como a marca do tatuador.

Por isso, é super importante investir em máquinas e cartuchos de qualidade

Afinal, esses são os grandes fatores que irão influenciar no resultado final do trabalho do tatuador. 

Além é claro, das habilidades individuais que precisam ser desenvolvidas e aprimoradas o tempo todo.

5 Dicas para desenvolver o trabalho da arte na pele

Se você deseja mergulhar de cabeça nesse mundo, é super importante estar ligado a algumas coisas para apresentar um bom trabalho final para o cliente. 

Separamos algumas dicas que podem ser úteis durante o percurso como tatuador:

1- Pesquise por referências. Busque conhecer o trabalho de outros tatuadores mais experientes na área e se possível peça dicas de como melhorar aquilo que você já sabe fazer.

2- Participe de Workshops. Além de ajudar a aumentar a credibilidade do seu trabalho através de certificados, você aprende diversas técnicas com profissionais experientes que podem te ajudar.

3- Ouça pessoas mais experientes. Pode parecer clichê, mas ouvir os mais velhos sempre será um bom passo para o aprendizado.

4- Evite copiar desenhos, afinal, originalidade sempre atraiu as pessoas. Peça para os seus clientes trazerem referências daquilo que querem e procure criar uma arte única com base na referência.

5- Pratique e pratique muito. Mas cuidado, lembre-se que a tatuagem é algo que fica marcado pra sempre na pele do cliente, então entregar um bom resultado é essencial. 

Se não se sentir confiante o bastante para aplicar trabalhos direto na pele humana, faça o uso de peles artificiais pois elas ajudarão a se aperfeiçoar.

Seguindo essa linha de pensamento, unindo bons materiais a habilidades individuais, é quase certo que você conseguirá desenvolver um trabalho de excelência que ficará marcado para sempre na pele do cliente.

E aí, o que é a tatuagem para você? Deixa aqui nos comentários!