Blog / Curiosidades

Por que você deve (ou não) fazer uma tatuagem colorida?

1 de dezembro de 2017 Equipe Find Compartilhar facebook Twitter

São comuns as dúvidas que surgem na hora de fazer uma tatuagem. Além de pensar no estúdio em que será feita, no tatuador, no material, no preço e no estilo, outro pensamento muito recorrente é o que diz respeito às cores que serão usadas na tatuagem. Decidir entre uma ilustração completamente preto e branca, monocromática ou uma tatuagem colorida é uma tarefa árdua para os mais indecisos, pois a presença ou a ausência das cores pode mudar muito o resultado final de uma tatuagem, assim como os cuidados a serem tomados e o resultado em longo prazo.

Se você está indeciso sobre as cores de sua tatuagem, leia este artigo e descubra as vantagens e as desvantagens das tatuagens coloridas. Agora é a hora de descobrir qual tipo de ilustração combina mais com você!

Colorida, monocromática ou preto e branca

Primeiramente vamos falar sobre o que se trata cada uma dessas possibilidades.

As tatuagens coloridas são aquelas que, como o próprio nome diz, possuem duas ou mais cores em sua paleta. As cores podem surgir como elementos que complementam os detalhes dos desenhos ou até mesmo como parte fundamental da ilustração. Os pigmentos coloridos permitem que as tatuagens ganhem uma série de elementos que tornam o desenho detalhado e cheio de vida. Existem vários estilos de tatuagens que utilizam as cores de forma diferente, criando ilustrações únicas e criativas. Normalmente são mais complexas, portanto, exigem tatuadores experientes para que os resultados sejam os melhores.

As tatuagens monocromáticas são aquelas que apresentam apenas uma cor. Não limitadas aos traços com tinta preta e diferentes das tatuagens preto e brancas, as monocromáticas, embora apresentem apenas uma cor em sua paleta, podem criar efeitos diferenciados. Tatuagens com linhas vermelhas, azuis, amarelas, verdes e até mesmo com tinta branca, são infinitas as possibilidades.

As tatuagens preto e brancas podem ou não ser tatuagens monocromáticas. O usual é que os traços sejam em tinta preta e os detalhes vazados do desenho sejam preenchidos pela cor natural da pele da pessoa que será tatuada. Alguns tatuadores também adotam a tinta branca para potencializar a ilustração, reforçando os detalhes e dando outro tom ao desenho.

Tatuagens monocromáticas e preto e brancas são dois tipos muito comuns para aplicação de símbolos ou frases no corpo do tatuado. São geralmente adotadas por aqueles que buscam por desenhos mais simples.

A escolha das cores da sua tatuagem deve levar em conta diversos fatores, pois é importante pensar, por exemplo, na quantidade do tempo que você fica exposto ao sol. A exposição aos raios solares acelera a deterioração das cores, ou também, a sua tolerância a dor, já que é um fator determinante na hora de escolher um desenho complexo ou uma tatuagem mais simples, com poucos elementos.

E também, é claro, há o fator que é determinante em todos os casos: o investimento a ser feito na tatuagem. Tatuagens com mais cores são mais caras, pois demandam a troca de materiais e o uso de um número maior de pigmentos.

 

A tatuagem monocromática

As tatuagens monocromáticas resistem bem ao tempo. A ausência de múltiplas cores faz com que o desbotamento natural do desenho, devido ao tempo e ao sol, seja algo menos problemático, de forma que os retoques saem mais baratos e sejam feitos mais rapidamente. Os desenhos parecem novos por mais tempo, mantendo suas características originais.

Elas são também bastante versáteis, combinando mais facilmente com qualquer estilo e personalidade, custam muito menos que tatuagens coloridas complexas e levam também muito menos tempo para que sejam concluídas.

Ao optar por uma tatuagem monocromática, as tatuagens seguintes serão mais facilmente combinadas, de forma que a harmonia dos desenhos não será influenciada por tonalidades destoantes nas paletas de cores. Também não existirá conflito com as cores das roupas, de forma que pessoas com estilos coloridos de se vestir irão se adaptar bem às tatuagens monocromáticas.

Não se engane, as tatuagens monocromáticas também podem ser bastante elaboradas. A tinta preta possibilita a criação de sombras, efeitos de iluminação e profundidade, que garante à ilustração perspectiva e tridimensionalidade.

A tatuagem colorida

As cores possibilitam que as ilustrações das tatuagens coloridas sejam mais vibrantes e vívidas, com desenhos criativos e técnicas diferenciadas de desenho e preenchimento. Um exemplo das inovações possíveis apenas com as tatuagens coloridas é o caso das tatuagens em aquarela, que eternizam verdadeiras obras de arte na pele.

Se você desejar fazer a cobertura de uma tatuagem antiga, opte por um novo desenho colorido, pois são mais eficazes nesse tipo de situação. Algumas cores não se destacam em determinados tons de pele, o que pode influenciar no resultado final do desenho, deixando-o com aspecto de inacabado. As tatuagens coloridas pedem um cuidado maior na concepção da ilustração por esse motivo.

As cores resistem menos à ação do sol, desbotando com maior facilidade. A exposição prolongada e continua aos raios solares pode até mesmo fazer com que as tintas se misturem e deformem a tatuagem. Esse tipo de tatuagem demanda um maior cuidado para que o desenho continue bonito e preservado com o passar do tempo.

Os desenhos coloridos mais complexos também são mais caros, demoram mais sessões para serem finalizados e demandam um cuidado especial na hora de escolher o tatuador. Entretanto, o resultado pode ser deslumbrante, criando um desenho realmente único e que reflita, com grandiosidade, a sua personalidade.

Independentemente da escolha, é importante pensar no valor que uma tatuagem pode ter para as pessoas. Desenhar no próprio corpo é uma demonstração de atitude e coragem, uma forma de transmitir ideias, de reforçar a sua identidade e compor o seu estilo pessoal. Pense bem no que se ajustará melhor ao seu jeito de ser: as tatuagens mais discretas em preto e branco ou monocromáticas, ou as produções mais elaboradas e artísticas das tatuagens coloridas.

Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens de uma tatuagem colorida, conta para a gente nos comentários se decidiu fazer uma. Ah, e se você já tem uma tatuagem colorida, mostra ela para a gente. Poste uma foto dela nos comentários! 😉